A internet torna tudo mais fácil. Você pode se considerar um especialista em tecnologia e estar confortável em realizar coisas online desde pedir uma pizza até pagar suas contas. Mas as apostas são maiores quando você solicita um empréstimo online, pois é preciso fornecer informações confidenciais a alguém que você talvez não conheça e, provavelmente, você está falando de uma quantia relativamente grande de dinheiro.

Riscos de um empréstimo pessoal online

A maneira mais segura de fazer empréstimos online é certificar-se de que você está lidando com um emprestador respeitável e de ficar atento a bandeiras vermelhas. Existem dois grandes riscos quando se empresta dinheiro online.

Perder dinheiro é um risco real: os credores falsos podem facilmente se estabelecer, prometer a você mundos e fundos e cobrar taxas pela aprovação de um empréstimo. Por fim, você não recebe o que pagou.

Pagar demais: mesmo que você consiga um empréstimo, pode acabar pagando muito em taxas e juros a um credor ruim, e acabar gastando milhares a mais do que o necessário. Os credores respeitáveis ​​lhe darão o mesmo empréstimo por menos.

O roubo de identidade acontece quando você fornece suas informações pessoais a ladrões de identidade, ou as fornece a um site que não protege adequadamente suas informações (mesmo que elas não coletem as informações com a intenção de roubar sua identidade). Itens comumente encontrados em pedidos de empréstimo são muito úteis para roubar sua identidade como seu número de CPF, data de nascimento, endereços atuais e anteriores, etc.

Você também pode argumentar que perde quando perde seu tempo tentando pegar emprestado de um credor falso e gasta ainda mais tempo lidando com todas as aplicações e acompanhamentos.

Mas o que devo fazer então para evitar esses riscos?

Empréstimo online

Cuidado ao pegar um empréstimo online, pois você pode acabar caindo em um golpe. (Foto: divulgação)

Empréstimo pessoal: onde fazer online com segurança?

Lidar com um credor legítimo e respeitável impedirá a maioria dos problemas. Sempre pesquise os emprestadores que você está pensando em usar e leia as críticas positivas e negativas em sites de reclamação de clientes e sites de notícias financeiras respeitáveis. Lembre-se de que tudo na internet não é verdade e você pode estar lendo avaliações de funcionários ou vigaristas. É mais seguro pedir emprestado de um credor sobre o qual você já ouviu falar de uma fonte confiável, como um banqueiro ou publicação especializada. Verifique também no Banco Central se a instituição está autorizada a atuar fazendo empréstimos.

Referências confiáveis ​​vem de fontes que você sabe não são apenas shills para um credor. Pergunte aos seus amigos e familiares onde eles pegaram emprestado e como as coisas foram. Você também pode ouvir sobre os bons credores de influenciadores financeiros ou em podcasts financeiros de alta qualidade. Quanto melhor a sua fonte, mais confiante você pode estar quando você pede emprestado (e menos provável você se encontre em problemas).

Empréstimo: cuidado com as fontes desconhecidas

Um e-mail recebido de uma instituição financeira não é uma boa fonte de informação. Os spammers os enviam aos milhões e você nunca sabe com quem está realmente lidando. O mesmo vale para cartas que chegam à sua casa.

Telefonemas não solicitados, especialmente de um número bloqueado, também são notoriamente usados ​​em golpes. Mesmo que pareça que a ligação veio de um número local, o interlocutor pode estar do outro lado do mundo. Com ferramentas como VOIP, qualquer pessoa em qualquer lugar pode obter um número de telefone que parece local.

Se você estiver lidando com um credor que não seja um nome familiar, use cautela extra.

Como identificar um emprestador online vigarista?

Às vezes, os vigaristas se entregam. Quando você começar a falar com um credor, preste atenção em como ele opera antes de entregar suas informações pessoais ou seu dinheiro. Se você ver alguma das bandeiras vermelhas abaixo, encontre um credor diferente.

Taxas iniciais

Os credores respeitáveis ​​não cobram taxas antecipadamente. O “golpe de taxa antecipada” é comumente usado por ladrões, que explicam que você precisa pagar uma taxa para que eles processem sua inscrição. Existem empréstimos legítimos que custam dinheiro para serem solicitados, mas são normalmente empréstimos grandes como empréstimos para habitação, e essas taxas são claramente explicadas muitas vezes nos documentos do empréstimo. Se você está fazendo um empréstimo pessoal ou um empréstimo automático, as taxas devem ser evitadas. Se você acabar pagando uma taxa, pode ter certeza de que eles continuarão tentando receber uma “última taxa” de você (mais e mais) até que você perceba que está sendo vítima de um golpe.

Aprovação garantida

Os credores não estão no mercado para perder dinheiro, por isso não podem garantir que emprestarão a alguém. Alguns credores estão dispostos a assumir mais riscos do que outros, mas eles ainda precisam saber algo sobre suas finanças e assumir riscos sensatos. Se você não tem histórico de crédito ou tem um histórico de crédito ruim, nenhuma renda e nenhum ativo para usar como garantia, como um credor pode ter certeza de que receberá seu dinheiro de volta? Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Os credores que aprovam “qualquer um” ​​são geralmente mais inteligentes do que parecem e eles tem uma maneira de ganhar altos lucros em troca de assumir grandes riscos (o que significa que você está pagando muito) ou estão tentando roubar dinheiro ou dados.

Pedido de transferência de recursos

Se você está solicitando um empréstimo, você está tentando obter dinheiro, então por que você precisa enviar dinheiro? Mais uma vez, alguns empréstimos exigem taxas legítimas, mas geralmente você pode pagar como um desconto do empréstimo ou na primeira parcela do pagamento do seu empréstimo depois de receber o dinheiro. Se os credores exigirem pagamento por transferência bancária ou outros serviços de pagamento instantâneo, é quase certamente uma fraude. Depois que você envia fundos, o dinheiro acaba, e é quase impossível descobrir quem recebeu os fundos.

Vendas e serviços pouco profissionais

Os bancos não são conhecidos por sua interação calorosa e amigável, mas você não tem a sensação de que está lidando com uma operação ilegal. Um site cheio de palavras incorretas e outros erros pode ser um sinal de que você está lidando com vigaristas. Erros de segurança do seu navegador também são um mau sinal. Por fim, observe como a equipe de vendas fala com você pois um comportamento abusivo e de alta pressão é um sinal claro de fraude.

Nomes

As primeiras impressões são importantes e os golpistas, sem nada real para oferecer, escolhem nomes com nomes oficiais (ou nomes confusos). A palavra “Federal” no nome de um credor não significa que o governo dos EUA tenha endossado o credor. Copiar o nome de um banco grande com uma ou duas letras alteradas é outra tática.

Cuidado com os empréstimos perigosos

Alguns empréstimos são perigosos, não importa de quem você empresta e é fácil encontrar esses empréstimos online. Empréstimos caros podem levar a uma espiral da dívida que vai deixar você em uma posição pior do que você estava antes de começar. Empréstimos consignados, penhora e empréstimos pessoais são notórios para altas taxas que são cobradas mais e mais que acabam sendo o equivalente a taxas de juro de três dígitos.

Os credores ilegais também são um risco online. Os emprestadores não licenciados (agiotas) não devem emprestar, mas é claro, eles podem oferecer empréstimos e cobrar taxas de qualquer lugar do planeta. Fuja dessas pessoas para evitar problemas. Práticas ilegais tiram proveito de indivíduos que estão desesperados para pedir emprestado ou que não têm muitas opções. Práticas comuns incluem:

Cobrar uma taxa de juros maior do que o mercado normalmente cobra

Renovar ou “rolar” os empréstimos com taxas altas

Venda casada de produtos como seguro de vida ou invalidez

Desrespeito às leis de cobranças de dívidas, te deixando constrangido

Na sua busca por sites de empréstimos online, você pode se deparar com empresas que dizem claramente “não emprestamos dinheiro”. A Web está repleta de sites de geração de cliques que fornecem suas informações aos emprestadores. Os geradores de cliques são bons em marketing: você está procurando um empréstimo e eles podem ajudar você a encontrar alguém disposto a emprestar. Vários grandes sites fazem isso e oferecem um serviço valioso (enquanto ganham alguns dólares em cada empréstimo), mas operações mais sombrias podem causar problemas.

Tenha cuidado ao fornecer informações a sites que prometam fazer compras para você pois eles podem simplesmente vender suas informações de contato para um grupo de credores predatórios (ou ladrões de identidade) que tentarão incansavelmente tirar dinheiro de você.

Empréstimo seguro significa tomar emprestado apenas o quanto você precisar e pode pagar. Os credores estão ansiosos para dar-lhe o maior empréstimo possível (de acordo com seus cálculos, que são baseados em sua renda). Mas você não precisa pedir o máximo, e raramente é uma boa ideia fazer isso. Mesmo que você possa pagar os pagamentos agora, nunca sabe quais surpresas podem surgir no futuro. Pesquise, compare, e seja sábio na escolha.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)