O processo de pedir dinheiro é geralmente bem direto e simples, mas como na maioria das coisas, os detalhes são importantes. Empresários ou pessoas físicas devem aprender como fazer um empréstimo, no entanto, para obter os melhores benefícios e correr os menores riscos possíveis. Afinal, o banco estará confiando que o dinheiro emprestado será reembolsado. E para ganhar essa confiança, eles precisam entender várias coisas em um nível básico.

Como fazer empréstimo no banco: entenda seu propósito

Em primeiro lugar, você deve explicar a si mesmo e ao banco qual o propósito desse empréstimo. Para uma empresa, por exemplo, pode significar fazer uma análise dos concorrentes e deixar claro como esse empréstimo vai ajudar a alavancar a companhia contra a concorrência. Em outro exemplo para pessoas físicas, pode ser que o empréstimo sirva para terminar de pagar uma obra emergencial. O importante é ter claro o propósito, escrever em um papel e deixar claro para si mesmo onde irá ser aplicado o dinheiro desse empréstimo.

Pedir empréstimo no banco: saiba quanto dinheiro você precisa

É bom para fazer uma simples lista de itens e as quantidades de dinheiro associadas a eles. Itens possíveis em sua lista: equipamento para compra, um investimento de campanha de marketing, uma reforma, pagamento de contas atrasadas, consolidação de débito e capital de giro para suportar folha de pagamento e outras despesas. Certifique-se de anexar orçamentos, pois isso pode ajudar o banco a te orientar também para outras soluções que não sejam o empréstimo. Isso vale para empresas e pessoas físicas.

Como conseguir empréstimo no banco

Pegar um empréstimo no banco é um processo delicado, mas é possível garantir melhor o sucesso com os procedimentos corretos. (Foto: Readers’ Choice)

Como pedir empréstimo no banco: saiba como você vai pagar o empréstimo

Não adianta apresentar planos de negócios vagos, ou simplesmente ir ao banco pedindo um empréstimo para qualquer que seja a finalidade. Como o candidato a um empréstimo, você tem que fazer estimativas e cálculos de quanto dinheiro você vai poder pagar para um empréstimo, o que sobrará, e quais são as condições de quitação do empréstimo. Sua mais importante preocupação no empréstimo é saber como e quando o dinheiro será pago de volta, considerando a condição financeira pessoal ou de sua empresa para pagar o empréstimo. Deve sobrar dinheiro para todas as outras contas e gastos normais. É bom ter um orçamento e planejamento financeiro muito bem detalhado para encaixar os custos do empréstimo.

O que acontecer se o empréstimo não sair como planejado?

Suponha que a empresa tenha alguns meses difíceis, ou você perca o emprego e não seja capaz de pagar o empréstimo. O que você vai fazer nessas situações? Pode ser difícil visualizar essas possibilidades quando se está empolgado com o dinheiro de um empréstimo. Mas é exatamente essa empolgação que pode significar o fracasso de um empréstimo e o rumo ao abismo do débito.

Dedique um tempo para fazer um plano de emergência para pagar o empréstimo, tal como a penhora de bens, envolver outros membros da família no empréstimo ou corte de custos na empresa. É importante estar preparado para todas as situações.

Reúna todos os documentos necessários, e leia os contratos de empréstimo antes de assinar

CPF, CNPJ, comprovantes de renda, comprovantes de residência, contrato social, documentos de identificação, entre outros, podem ser solicitados pelo banco para garantir o empréstimo. Assim que reunir todos os documentos e antes de assinar o contrato de empréstimo, é importante ler tudo que ali está escrito. Há alguns empréstimos que no contrato, estabelecem que não podem ser quitados com desconto. Verifique todos os detalhes e se julgar necessário, leve a um advogado antes de assinar.

Lembre-se que um empréstimo é uma ótima oportunidade para estabelecer um relacionamento com o banco

Você está construindo a confiança com a instituição financeira ao pedir um empréstimo e realizar os pagamentos em dia. Isso é algo que vai proporcionar a você diversas oportunidades, tais como financiamentos com juros mais baixos, oportunidades de investimentos e linhas de crédito para as mais diversas finalidades. Faça desse empréstimo uma oportunidade e cultive o relacionamento forte com a instituição financeira. Isso vai se pagar no médio e longo prazo.

Como você faz para pegar empréstimo no banco? Quais os critérios julga mais importantes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)