Empréstimo para MEI negativado: como conseguir?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Um empréstimo para MEI é uma ótima maneira de ajudar sua empresa a crescer. Mas o que você faz se tiver uma pontuação de crédito ruim? Pior, e se você estiver negativado?

Felizmente, há passos que você pode tomar para aumentar as chances de ser aprovado para empréstimos voltados ao MEI negativado, que discutiremos aqui.

O que os credores consideram em um empréstimo para MEI negativado?

Muitos de nós tivemos um problema com crédito em algum momento de nossas vidas. Talvez você tenha perdido um pagamento em uma conta, talvez você tivesse uma despesa inesperada e não pudesse pagar seus pagamentos mensais regulares. Ou talvez você tenha feito algumas decisões financeiras ruins no passado.

Não importa o motivo, se sua pontuação de crédito for baixa, provavelmente afetará sua capacidade de obter um empréstimo comercial.

O mau crédito pode ser qualquer coisa desde não ter nenhuma dívida (uma coisa boa!) até ter atrasos pagamentos em contas de serviços públicos ou aluguel. Também pode incluir ter o nome negativado, quando uma dívida não paga é registrada nos órgãos de proteção ao crédito.

Tudo isso pode limitar suas opções de financiamento para seu MEI. Basicamente, qualquer coisa que faria de você um mutuário de alto risco, como ter uma baixa pontuação de crédito ou nenhum histórico de crédito, pode dificultar obter um empréstimo. E para obter o dinheiro desses lugares, você precisará fazer tudo em seu poder para aumentar suas chances de ser aprovado.

Empréstimo para negativados MEI precisa de qual pontuação de crédito?

Não há uma abordagem de tamanho único para uma pontuação de crédito comercial ideal para um empréstimo comercial que abre portas para os credores aprovarem sua inscrição. A pontuação mínima de crédito necessária depende de vários fatores, incluindo o tamanho e finalidade do empréstimo, quanta garantia existe, e se é um empréstimo não garantido. Geralmente, você precisará de uma pontuação mínima de crédito pessoal de pelo menos 600 a ser aprovada para um empréstimo MEI em bancos e instituições financeiras.

É possível obter um empréstimo sem verificação de crédito?

Certamente! Os credores tradicionais analisam seu histórico de crédito para ver o quão bem você lidou com a dívida no passado. Se houver bandeiras vermelhas, você não receberá o empréstimo comercial. No entanto, existem opções de empréstimo se você estiver determinado como um proprietário de um MEI e não pode atender aos requisitos mínimos de pontuação de crédito.

Empréstimo para MEI negativado

Pesquise, compare, e encontre um bom empréstimo mesmo se estiver negativado como MEI. (Imagem: iStock)

Tipos de empréstimos para MEI negativado ou com crédito ruim

Existem alguns tipos diferentes de empréstimos comerciais de crédito ruim que você pode solicitar se tiver crédito ruim. Eles incluem:

1. Empréstimo para MEI do governo

O Governo Federal, Estados e Municípios podem oferecer empréstimos subsidiados para MEI. Geralmente é ofertado através do BNDES e outros bancos de desenvolvimento, mas é preciso pesquisar um bom bocado.

2. Adiantamentos de pagamento da máquina de cartão

Um adiantamento em dinheiro é um empréstimo de curto prazo com base em suas futuras vendas de cartão de crédito. Estes empréstimos são frequentemente não garantidos, têm taxas de juros elevados e não têm condições de reembolso. Geralmente significa que a máquina de cartão vai cobrar uma taxa maior da sua venda.

3. Linhas de crédito para MEI

Uma linha de crédito de negócios é semelhante a uma linha pessoal de crédito, mas é para o seu negócio. Estes empréstimos não são garantidos e normalmente têm taxas variáveis altas.

4. Empréstimo para equipamentos

Se você precisar comprar equipamentos para o seu negócio, você pode obter um empréstimo especificamente para isso. Estes empréstimos são tipicamente não garantidos e têm um prazo de reembolso mais curto que os empréstimos tradicionais.

5. Micro-empréstimos

Esses empréstimos vêm de micro-emprestadores que oferecem pequenos empréstimos a um MEI que os bancos tradicionais recusaram. No entanto, as taxas de juros são incrivelmente altas. Portanto, é importante pesquisar o melhor negócio em plataformas seguras.

6. Empréstimos peer-to-peer ou P2P

O empréstimo de peer-to-peer é um conceito relativamente novo que combina mutuários com investidores dispostos a emprestar dinheiro. Em vez de passar por um banco, você pode usar seu aplicativo de empréstimo comercial de crédito ruim para combinar com um ou mais credores com base no valor que você precisa e suas taxas.

7. Empréstimos com fiadores

Estes são empréstimos não garantidos onde outra pessoa co-assina o empréstimo com você e garante para pagá-lo se você não puder. Seu fiador deve ter um bom crédito (uma pontuação de 700 ou mais) e estar disposto a colocar seus ativos na linha.

8. Financiamento de fatura ou factoring

Esta opção é outro tipo de empréstimo de alto risco que permite às empresas com receitas sólidas, mas baixas pontuações de crédito para obter dinheiro para faturas não pagas. O negócio vende suas excelentes contas a receber com desconto.

9. Cartões de crédito comerciais

Um cartão de crédito comercial cobrará uma taxa de juros alta, mas é uma opção se você tiver crédito ruim e precisar de algum dinheiro rápido. Em comparação com outros empréstimos para proprietários de empresas sem ou crédito ruim, as taxas desses cartões são tipicamente menores.

10. Crowdfunding

O crowdfunding é uma maneira de arrecadar dinheiro de um grande número de pessoas, normalmente pela internet. Algumas plataformas de crowdfunding se especializam em empréstimos para MEIs com crédito ruim.

Como obter um empréstimo para com nome sujo?

Como você pode ver, se você tiver uma pontuação de crédito ruim, há opções para obter um empréstimo de pequenas empresas. Aqui estão algumas dicas e ideias para usar quando estiver pronto para fazer isso:

Certifique-se de entender os termos do empréstimo antes de assinar qualquer coisa. Isso inclui a taxa de juros, pagamentos mensais e cronograma de reembolso.

Pesquise ao redor para o melhor negócio. Taxas e termos podem variar significativamente de credor a credor, por isso é importante comparar ofertas.

Esteja preparado para colocar garantia. Muitos credores exigem garantias no caso de você não poder pagar o empréstimo. Esta poderia ser sua casa, carro ou ativos de negócios.

Tenha um plano de negócios sólido e declarações financeiras prontas. Os credores vão querer ver que você tem uma boa compreensão do seu negócio e é capaz de pagar o empréstimo.

Não deixe que o nome negativado pare você

Como você pode ver, se você tiver menos de crédito perfeito, há opções disponíveis para ajudar a obter sua empresa o dinheiro que precisa. Olhando como corrigir seu crédito também é uma ótima opção para sua saúde financeira a longo prazo.

Se você precisa de financiamento a longo prazo para equipamentos ou está à procura de fluxo de caixa de curto prazo até que os recebíveis se recuperem, vários credores podem ser uma excelente fonte de fundos para pequenas empresas com crédito ruim.

Tenha em mente que os pagamentos de empréstimos podem ser um fardo significativo para as empresas com fluxo de caixa apertado, por isso é importante encontrar um empréstimo que tenha pagamentos gerenciáveis e não cobra taxas de juros exorbitantes, além de um bom planejamento financeiro para seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário