Empréstimo pessoal seguro: como encontrar?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Se você está procurando dar um empréstimo pessoal por razões como consolidação da dívida ou projetos de melhoria da casa, é importante ter certeza de que o credor que você está tentando obter dinheiro é legítimo.

Os golpistas podem tentar rasgá-lo pedindo dinheiro antecipadamente ou prometendo a aprovação de empréstimos fáceis. Eles podem até posar como uma empresa legítima e oferecer condições melhores ou taxas mais baixas do que o credor real anuncia em seu site.

Você tem muitas opções para se proteger de se machucar por fraudes do empréstimo pessoal, no entanto. Aqui estão quatro maneiras em como encontrar um empréstimo pessoal seguro.

1. Pesquise completamente o credor para o empréstimo seguro online

Antes de você pensar em tirar um empréstimo com qualquer negócio, o primeiro passo é garantir que seja legítimo. Leia as críticas sobre sites externos, confira a melhor pontuação no Reclame Aqui, pesquise no PROCON, e pergunte a amigos e familiares sobre suas experiências com o negócio.

Se você está procurando listas abrangentes que comparam muitos credores, há várias comparações online, inclusive sites que fazem comparações por você de empréstimos e credores.

Muitas vezes os consumidores sentem que se o credor não fizesse um bom trabalho de explicar taxas e condições, eles podem ter sido aproveitados. O dever de casa é sempre super importante, e qualquer credor confiável será muito adiantado sobre quais são suas taxas e as condições de pagamento.

Verifique se a taxa anunciada em sua oferta corresponde às taxas anunciadas no site do credor. Você pode ter que preencher algumas informações para ver qual taxa você é pré-qualificado para receber.

Além disso, revise as taxas listadas na oferta. Compare o CET, que é o Custo Efetivo Total do empréstimo, ao invés de outras taxas, pois o CET será a taxa real do empréstimo.

Pegando um empréstimo seguro

Pegar um empréstimo pessoal pode causar problemas, então tome cuidado para fugir de golpes. (Imagem: DNA)

2. Empréstimo seguro e rápido não pede pagamento adiantado

Uma tática clássica que muitos golpistas usam é oferecer um empréstimo com a ressalva que você os envia dinheiro adiantado. Eles podem prometer mandar fundos depois de receber esse primeiro pagamento.

Fuja de qualquer coisa que exija que você envie dinheiro para o credor antes que haja algum tipo de transação. Credores respeitáveis ​​não dirão: “você me envia dinheiro agora e depois lhe enviarei dinheiro mais tarde.” Não funciona dessa maneira.

Alguns credores podem cobrar taxas quando você aceita um empréstimo, mas aqueles geralmente são retirados do processo de empréstimo e afetarão apenas a quantia total de dinheiro que você receberá.

3. Questione as ofertas de empréstimo online garantido na hora

Quase todos os credores terão algum tipo de processo de triagem antes que possam oferecer-lhe um empréstimo. Os mínimos de pontuação de crédito diferem pelo credor, mas a maioria dos credores leva em conta sua pontuação de crédito ao decidir aprová-lo por um empréstimo. Muitas empresas vão gerar uma investigação de crédito para mostrar taxas personalizadas.

Se um credor solicitar informações mínimas e garantir a aprovação, não importa sua credibilidade ou outros fatores financeiros, seja cauteloso. Algumas informações comuns que um credor real pode pedir inclui:

Nome

Razão para solicitar um empréstimo pessoal

Informações de contato incluindo seu endereço, número de telefone e e-mail

Data de nascimento

Número do CPF

Situação de emprego

Se você aluga ou possui sua casa

Quanto você paga pela habitação a cada mês

Renda individual

Renda familiar

Os credores legítimos vão passar por um processo de subscrição, especialmente para empréstimos pessoais, porque eles são dívida não garantidos. A decisão de aprovação será baseada na crença do credor de que o mutuário realmente vai pagá-lo de volta. Eles têm que olhar para coisas como pontuação de crédito, histórico de pagamento e taxa de dívida para a renda para tomar uma decisão informada. Lugares que não fariam isso são altamente questionáveis.

4. Preste atenção em como o credor está chegando a você

Os credores legítimos usam uma variedade de métodos para encorajá-lo a pedir emprestado deles. Você pode ver um anúncio on-line ou receber um e-mail de um credor, mas nem toda empresa usa cada um desses métodos. Portanto, se você receber um e-mail de um credor que oferece um empréstimo, é possível que um scammer esteja usando um nome de empresa real para entrar em contato com você.

Por exemplo, o Banco do Brasil nunca fará uma ligação não solicitada para seu número. Busque o número de suporte ao cliente de cada credor ou e-mail e confirme se o método com o qual você recebeu sua oferta para verificar se é legítimo.

As ofertas falsas são menos comuns no espaço de empréstimo pessoal do que com outros tipos de empréstimos, como empréstimos automáticos. Mas as fraudes ainda ocorrem, então saiba como reconhecê-las para que você possa evitar dar suas informações pessoais uma empresa falsa, e encontre melhor o empréstimo que atende suas necessidades.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário