Muitas pessoas endividadas com seus cartões de crédito querem saber quando a dívida do cartão de crédito caduca. Afinal, quem não quer se ver livre de contas para pagar? Porém, é importante conhecer os malefícios de deixar caducar uma dívida antes de deixar ela prescrever.

O que é caducar uma dívida?

Caducar uma dívida é simplesmente deixar a dívida prescrever seu prazo legal. Após esse prazo, a dívida poderá continuar a ser cobrada mas o indivíduo que adquiriu a dívida não terá qualquer obrigação legal de pagá-la. É importante saber que se a empresa com a qual a dívida foi adquirida judicializar a cobrança, não há mais prazo de prescrição para ela. Isto é, se a empresa entrar com um processo de cobrança judicial, a dívida não irá mais prescrever, e isso tem se tornado cada vez mais comum.

O que acontece quando você deixa uma dívida caducar?

A primeira coisa que acontece quando você deixa de pagar uma dívida como, por exemplo, a fatura do cartão de crédito, é que seu nome vai para o cadastro negativo, ou seja, seu nome será negativado em órgãos de análise de crédito como o SPC e o SERASA. A partir desse momento e até a negociação ou pagamento total da sua dívida, você não poderá usar diversos serviços do mercado financeiro, tais como:

  • Financiamentos
  • Empréstimos
  • Cartões de crédito
  • Cheque especial
  • Crediários

Dentre muitos outros. Claro, existem cartões, empréstimos e financiamentos para quem está negativado. Porém, as condições e juros desses produtos financeiros são quase sempre muito desvantajosas em relação aos oferecidos para quem tem o nome limpo na praça.

Prazo de prescrição

A dívida de cartões de crédito tem um prazo de prescrição de 5 anos, mas é bom não arriscar sujar seu nome por causa de uma dívida de cartão. (Foto: minfin.com.ua)

Divida de cartão de crédito caduca? Em quantos anos?

A dívida de cartão de crédito caduca em 5 anos. Isso significa que a partir da data em que a dívida foi adquirida, ou seja, da data de vencimento da fatura do cartão de crédito que não foi paga, você terá seu nome sujo por 5 anos ou até negociar e começar a pagar sua dívida.

Vale a pena deixar a dívida de cartão de crédito prescrever?

Imagine ficar 5 anos só podendo comprar coisas à vista. Imagine também não poder financiar nada nesse período, nem pegar empréstimos. Imaginou? Agora pense no seu planejamento financeiro para os próximos 5 anos: você tem certeza absoluta que tem dinheiro para pagar tudo que precisa à vista? E se seu carro precisar de um reparo caro para continuar rodando? E se sua geladeira quebrar? Você tem o dinheiro para pagar essas coisas à vista?

Deixar uma dívida caducar é uma opção preguiçosa de quem não quer fazer um planejamento financeiro e quer continuar deixando as dívidas controlarem suas próprias vidas. É importante controlar suas dívidas do cartão de crédito. Se você ver que não vai conseguir pagar uma fatura, bloqueie seu cartão e busque um empréstimo pessoal para pagar a fatura com juros mais acessíveis. Planeje financeiramente o pagamento de sua dívida e das parcelas do empréstimo. Use essa oportunidade para ver os motivos que levaram ao seu endividamento, e aproveite para fazer um orçamento familiar.

Com cada vez mais bancos e financeiras judicializando a cobrança de dívidas, você pode se ver ainda gastando um bom dinheiro com advogados. Portanto, negociar e pagar sua dívida é sempre a opção certa a se fazer.

Você pode até achar que vai conseguir lidar com 5 anos sem produtos do mercado financeiro, mas nunca podemos prever o dia de amanhã. Só podemos nos planejar da melhor maneira e a melhor maneira significa controlar e pagar suas dívidas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)