Muitas vezes, é possível negociar termos, taxas de juros e pagamentos de dívida de cartão de crédito. Você também pode tentar negociar uma liquidação do montante que você deve. As etapas que você toma e as opções disponíveis dependerão da sua situação e da empresa de cartão de crédito com a qual você está lidando.

Quando negociar sua dívida do cartão de crédito?

Sua estratégia de negociação dependerá do tempo. Se você não está lutando com seu pagamento, você poderá obter uma taxa de juros melhor. Se você estiver com problemas financeiros, você poderá obter melhores condições ou datas de pagamento, ou talvez um alívio dos pagamentos.

Se você não está tendo problemas para pagar suas dívidas e você tem um bom histórico de crédito, você pode entrar em contato com suas empresas de cartão de crédito para pedir uma taxa de juros mais baixa. Embora a resposta possa ser inicialmente não, se você disser que está pensando em mudar para um cartão com uma taxa mais baixa, eles podem estar dispostos a negociar com você.

Renegociar a divida de cartão é mais difícil se você tem problemas financeiros

Enquanto as empresas de cartões de crédito encorajam você entrar em contato com eles antecipadamente se você tiver problemas para pagar sua dívida, algumas são mais propensas a trabalhar com você do que outras, e é quase impossível adivinhar como eles reagirão até depois de você contatá-los.

Com a maioria das empresas, você deve contatá-los se você souber que seu pagamento será atrasado em alguns dias, ou se você acha que uma mudança na data de pagamento regular vai tornar mais fácil para você pagar a tempo. Muitas empresas também podem fornecer alívio se você estiver temporariamente fora do trabalho ou há uma doença súbita ou uma emergência familiar que você precisa atender.

Outras empresas podem cortar seu crédito se você der pistas de que vai ter problemas para fazer os pagamentos. Então você precisa ter cuidado ao decidir negociar, com quem você decide negociar e o quanto você fala sobre seus problemas financeiros. Se você começar a negociar, esteja preparado para responder às preocupações da empresa de cartão de crédito.

Finalmente, não deixe uma experiência ruim com um credor desencorajá-lo, pois outros podem assumir uma abordagem diferente principalmente com a possibilidade real da portabilidade de crédito.

Cartão de crédito

Não deixe a dívida do cartão sair do controle ou você pode entrar em uma enrascada. (Foto: Financial Wellness)

Regularizar divida: suas opções após a negociação

Existem muitas opções para explorar quando você está negociando uma liquidação da dívida do cartão de crédito. Elas podem envolver a mudança das datas de pagamento, redução da taxa de juros, ou até uma redução do pagamento das parcelas do cartão.

Se você precisar de concessões maiores da empresa de cartão de crédito, a empresa provavelmente cortará seu crédito, pelo menos até que seja pago, mas geralmente demora mais. Se você está tendo sérios problemas financeiros que provavelmente não serão resolvidos em alguns meses, você pode explorar essas possibilidades com o emissor do cartão de crédito:

  • Acordo de tolerância (sem pagamentos) por um período de tempo
  • Plano de reembolso de longo prazo com juros reduzidos ou não
  • Pagamento de liquidação integral a um montante reduzido

Na última opção, possivelmente será necessário obter um empréstimo pessoal para o pagamento do cartão de crédito integralmente.

Com quem falar na empresa de cartão de crédito?

Com quem você fala depende do que você deseja negociar.

Alterar a data de pagamento

Se você precisa apenas de uma mudança na data de pagamento regular (para coincidir com seu dia de pagamento, etc.), você provavelmente pode conversar com qualquer pessoa no serviço de atendimento ao cliente.

Redução da taxa de juros

Pedir uma redução da taxa de juros pode exigir que um gerente se envolva.

Seu pagamento será atrasado

Muitas empresas tem um departamento específico para o qual você será transferido se você estiver ligando, porque você antecipa que um determinado pagamento será de alguns dias de atraso. Você pode até mesmo cancelar multas e juros se você ligar com antecedência sobre isso.

Negociando acordos ou planos de pagamento de longo prazo

Mas se você está pedindo a resolução de um problema mais grave, o departamento de atendimento ao cliente provavelmente não poderá ajudá-lo, mesmo que ele diga que pode. Você precisará conversar com um supervisor ou um gerente, nesse caso.

Ao negociar a dívida, obtenha o acordo por escrito

Não importa o acordo que você finalmente alcançou: certifique-se de obter o acordo por escrito e cumprir seu plano de pagamento. Se você tiver mais problemas financeiros, entre em contato com o credor antes de se atrasar para que você possa renegociar. Se você esperar até que você defina os pagamentos de liquidação, o credor pode não estar disposto a renegociar com você.

Como vocês negociam a dívida do cartão de crédito? Quais outras dicas são importantes?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)