Dinheiro em viagens internacionais – Minha experiência

Em Cartão de crédito e débito por Alex Benfica

Uma das piores coisas que podem lhe acontecer em uma viagem ao exterior é você ficar completamente sem dinheiro. E ao escrever “dinheiro” me refiro a qualquer das maneiras em que ele possa se apresentar: cartão de crédito, cartão de débito, cheques de viagem, em reais ou em moeda local mesmo. Ficar sem ter como pagar suas contas vai lhe dar uma boa dor de cabeça ao viajar para fora do país. A melhor forma se prevenir quanto a isto é planejar tudo antes e ter um plano B, um “fallback” onde você não ficará desamparado se tudo o mais der errado.

Quando estiver fora do país ou em outras cidades, tente sempre utilizar caixas eletrônicos dentro de agências bancárias em horário comercial. Isto lhe possibilitará obter suporte caso algo dê errado, além da maior segurança dos bancos. Os caixas eletrônicos usados no Chile são do tipo que “engolem” o cartão e depois devolvem ao fim da atividade. Isto sempre causa um friozinho na barriga na hora do saque pois não são raros os casos em que o cartão não é devolvido, portanto preste muita atenção em cada opção que escolher durante sua operação e tenha certeza de usar a senha com o número correto de dígitos. Somente insira o cartão quando tiver certeza da posição. Caso seu cartão não seja devolvido por algum motivo procura ajuda no banco em que estiver. Caso não esteja no banco, uma boa opção é esperar que outra pessoa tenta usar o caixa pois há grandes chances do seu cartão sair neste momento. Conheço um caso em que isto ocorreu.

Caixa eletrônico em espanhol

Caixa eletrônico no exterior: cuidado com os problemas

Enfim: seja desconfiado e não dê chance ao azar. Quanto menos vezes você utilizar os caixas eletrônicos menores as chances de enfrentar algum problema, logo faça também saques maiores, iguais ao seu limite diário inclusive para economizar nas taxas.

As casas de câmbio são outra situação em que você pode perder algum dinheiro. Em todos os casos você vai pagar pelo câmbio mas fuja da comodidade de trocar seu dinheiro no aeroporto. Estas são as mais caras que você vai encontrar! Nos centros das cidades sempre existem casas de câmbio mais baratas.

Espero que contar parte da minha experiência possa ajudar a futuros viajantes. Deixe um comentário e tire suas dúvidas!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário