Viajar para o exterior é algo que exige muito da nossa capacidade de planejamento. Começando com questões ligadas ao visto, passaporte, passagens e horários de vôos, passando por barreiras do idioma e chegando ao principal: dinheiro!

As várias maneiras de se levar dinheiro para o exterior tem aplicações diferentes em cada viagem, dependendo do destino e de como se pretende chegar lá. O cartão de crédito é quase sempre a forma mais prática de pagar as contas, mas nem sempre a mais barata e é necessário avisar ao seu banco e administradora do cartão que você irá viajar e quer usar o cartão de crédito no exterior.

Como usar o cartão de crédito no exterior?

O processo de desbloqueio do cartão para usar no exterior possibilita também o uso do cartão para compras internacionais pela internet. É uma medida de segurança, que evita que seu cartão seja usado em outros países sem sua autorização, que é um tipo de fraude muito comum.

Motivo para o cartão de crédito internacional ser bloqueado no exterior

O bancos e instituições financeiras bloqueiam o uso do cartão internacional fora do país sem autorização prévia do portador para prevenir perdas por fraudes. (Foto: moneyguide.ae)

Como desbloquear o cartão para usar no exterior?

A maior parte dos bancos oferece uma maneira de fazer isto via internet. Basta acessar o site do banco com sua senha, ir no menu relacionado ao cartão de crédito e solicitar o desbloqueio informando o país de destino e o período no qual o cartão deverá ser desbloqueado. Durante este período informado, o cartão poderá ser usado tanto no Brasil quanto nos países informados como destino.

Outra forma de desbloquear é ir pessoalmente e fazer isto com auxílio do gerente. Algumas pessoas podem não se sentir seguras as realizar o procedimento pela internet e não ter certeza se o mesmo foi realizado com sucesso. É possível fazer isso também pela Central de Atendimento do seu cartão, no telefone impresso na parte traseira do cartão.

Em todo caso a principal regra é nunca confiar apenas em uma forma de pagamento ao viajar para o exterior, e estar preparado para eventuais problemas técnicos, perdas, roubou ou acidentes com o cartão de crédito.

Aprendeu como desbloquear o seu cartão de crédito para usar fora do país? Tem mais alguma dúvida? Nossos comentários estão abertos para qualquer outra pergunta ou ajuda que você precise!

Um comentário para “Como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior”

  1. Breno

    Obrigado pela dica, salvou uma dezena de minutos.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)