Como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por Alex Benfica.

Viajar para o exterior é algo que exige muito da nossa capacidade de planejamento. Começando com questões ligadas ao visto, passaporte, passagens e horários de vôos, passando por barreiras do idioma e chegando ao principal: dinheiro!

As várias maneiras de se levar dinheiro para o exterior tem aplicações diferentes em cada viagem, dependendo do destino e de como se pretende chegar lá. O cartão de crédito é quase sempre a forma mais prática de pagar as contas, mas nem sempre a mais barata e é necessário avisar ao seu banco e administradora do cartão que você irá viajar e quer usar o cartão de crédito no exterior.

Como usar o cartão de crédito no exterior?

O processo de desbloqueio do cartão para usar no exterior possibilita também o uso do cartão para compras internacionais pela internet. É uma medida de segurança, que evita que seu cartão seja usado em outros países sem sua autorização, que é um tipo de fraude muito comum.

Motivo para o cartão de crédito internacional ser bloqueado no exterior

O bancos e instituições financeiras bloqueiam o uso do cartão internacional fora do país sem autorização prévia do portador para prevenir perdas por fraudes. (Foto: moneyguide.ae)

Como desbloquear o cartão para usar no exterior?

A maior parte dos bancos oferece uma maneira de fazer isto via internet. Basta acessar o site do banco com sua senha, ir no menu relacionado ao cartão de crédito e solicitar o desbloqueio informando o país de destino e o período no qual o cartão deverá ser desbloqueado. Durante este período informado, o cartão poderá ser usado tanto no Brasil quanto nos países informados como destino.

Outra forma de desbloquear é ir pessoalmente e fazer isto com auxílio do gerente. Algumas pessoas podem não se sentir seguras as realizar o procedimento pela internet e não ter certeza se o mesmo foi realizado com sucesso. É possível fazer isso também pela Central de Atendimento do seu cartão, no telefone impresso na parte traseira do cartão.

Em todo caso a principal regra é nunca confiar apenas em uma forma de pagamento ao viajar para o exterior, e estar preparado para eventuais problemas técnicos, perdas, roubou ou acidentes com o cartão de crédito.

Aprendeu como desbloquear o seu cartão de crédito para usar fora do país? Tem mais alguma dúvida? Nossos comentários estão abertos para qualquer outra pergunta ou ajuda que você precise!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Um comentário para: “Como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior”

  • Breno

    Obrigado pela dica, salvou uma dezena de minutos.

    Responder

Deixe um comentário