Sacar dinheiro no exterior: senha com quantos dígitos?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por Alex Benfica.

Ao fazer viagens para o exterior uma das formas mais comuns de se conseguir dinheiro é através do saque em caixas eletrônicos, seja com cartão de débito ou cartão de crédito. Em um outro artigo aqui no site Crédito ou Débito, fiz um resumo explicando cada uma das maneiras de levar dinheiro para o exterior. Neste artigo falamos um pouco mais detalhadamente sobre o perigo de errar a senha do cartão e ter o mesmo bloqueado.

Tenho conta no banco Itaú e o cartão de débito quando utilizado aqui no Brasil exige uma senha de 6 dígitos para sacar dinheiro. Por motivos de segurança há uma senha específica para uso no caixa eletrônico e outra para acessar o banco pela internet. A senha da internet tem 7 dígitos, para tornar ainda mais seguro. Tantas senhas obrigatoriamente diferentes que se misturam em nossa memória com senhas de e-mail e redes sociais podem causar confusão. O automatismo que temos de digitar os 6 dígitos da senha para sacar dinheiro pode causar um grande transtorno no exterior.

Caixa eletrônico no aeroporto

Caixa eletrônico para sacar dinheiro no exterior

Fora do Brasil a maioria dos bancos não tem agências próprias e atende os correntistas através de alguma rede conveniada, numa espécie de “Banco 24 Horas”, mas mundial. Este rede tem uma interface em vários idiomas mas com uma usabilidade de software bem pior do que estamos acostumados nos piores bancos brasileiros. É fácil fazer besteira errando a senha e ter o cartão bloqueado. Portanto, atenção: antes de viajar confirme com seu gerente de banco quantos dígitos você deverá usar na senha para acessar sua conta no exterior. Lá fora você estará praticamente sozinho, com pouco ou nenhum suporte do seu banco. E não faz diferença se o você é cliente Itaú e o caixa eletrônico é Santander, o que importa é se ele dá suporte à rede conveniada, como a Redbanc no caso da imagem acima, muito comum no Chile, por exemplo.

No banco Itaú, para sacar dinheiro no exterior deve ser usada a senha com 4 dígitos. Se você utilizar 6 dígitos sua senha será considerada inválida e 3 tentativas erradas irão bloquear o seu  cartão de débito. Possivelmente funciona da mesma maneira com os outros bancos brasileiros e conheço casos de pessoas que passaram mais bocados por terem o cartão bloqueado logo no aeroporto em tentativas frustradas de sacar o dinheiro para o táxi até o hotel!

E você? Já teve alguma experiência parecida? Seu banco lhe atendeu bem quando esteve fora do país? Deixe um comentário e conte sua história!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Um comentário para: “Sacar dinheiro no exterior: senha com quantos dígitos?”

  • Nestor

    Adorei o tópico! Eu passei maus bocados na Inglaterra recentemente tentando sacar dinheiro com meu cartão do Itaú e utilizando is 6 digitos. Por sorte que antes de viajar eu passei com a minha gerente e peguei o email dela e telefone para qualquer emergência. Assim, ela conseguiu desbloquear MEU cartão e eu utilizar ele normalmente.

    Responder

Deixe um comentário