Saque no cartão de débito no exterior
Uma das maneiras de ter dinheiro em moeda local em viagens internacionais é realizar o saque através do cartão de débito do seu banco brasileiro. Dinheiro é sempre aceito em todos os estabelecimentos do país, ao contrário de cartões de crédito, débito, VISA Travel ou Travel Cheques, cada vez menos utilizados. Mas compensa fazer o saque usando o seu cartão de débito?
Leia também
Dependendo do valor a ser sacado, os 9 reais podem ser significativos e tornar a agência de câmbio mais favorável, dependendo da cotação em que estiverem vendendo a moeda.
Vejamos a um exemplo: suponha que você esteja fazendo um saque de R$ 1000 usando o cartão de débito do Itaú. Você pagará o valor de R$ 1072 reais, e um pouco mais se os 4 dólares forem adicionados. Isto significa 1,7% em taxas + 6,38% de IOF, bem inferior aos mais de 10% de juros do saque do cartão de crédito e não tão diferente dos 6,38% do IOF das compras e saques com cartão de crédito. Observe que no cartão de crédito também ocorrem duas conversões de moeda, uma no momento da compra, de pesos para dólares e outro no fechamento da fatura, de dólares para reais. Se o dólar subir neste período, você pagará mais pela fatura.
Em cada viagem há uma situação a ser observada. Dependendo das cidades visitadas pode não existir a infraestrutura bancária necessária para lhe garantir tal flexibilidade de escolhas. Planeje antes conferindo onde haverá os caixas eletrônicos de seu banco para que você não passe dificuldades. Leve todos os cartões que puder utilizar e não os deixe todos juntos para evitar perdê-los ou se proteger caso seja roubado. Mesmo assim, você verá que cada saque será uma nova emoção, mesmo que todos os anteriores tenham dado certo!
No caixa eletrônico prefira o idioma inglês pois o espanhol ou mesmo português de portugal que poderá lhe confundir caso não conheça bem estes idiomas. O PIN é a sua senha, com 4 dígitos. Para sacar dinheiro selecione a opção WITHDRAWAL que é retirada e a origem deve ser CHECKING ACCOUNT que é conta corrente! O caixa eletrônica irá perguntar se você concorda com as taxas e se quer imprimir o recibo. É bom responder “Yes” às duas perguntas! :)
Atualização: Em 2014 o IOF para saque e compra no cartão de débito no exterior é também de 6.38%. O governo complicando a vida de quem quer comprar lá fora! Logo, a principal diferença entre o cartão de crédito e débito no exterior é a data de conversão do câmbio. Na hora ou na fatura!
Image: digitalart / FreeDigitalPhotos.net
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Cartão CAIXA poupança: guia completo!
Sacar dinheiro no exterior: senha com quantos dígitos?
Como usar o cartão de débito internacional?
Cuidados com cartões de crédito no exterior!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.