Cartão de crédito bloqueado no exterior. O que você pode fazer fora do país?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Não há nada pior que sair de férias ou viajar para o exterior e ver o seu banco bloqueando seus cartões por razões de segurança. Infelizmente, esta é uma ocorrência comum entre os viajantes, já que os bancos enxergam a atividade estrangeira em seu cartão como atividade suspeita. Eles pensam que alguém pode ter roubado ou clonado o seu cartão e ter usado no exterior. Infelizmente, eles não tendem a dizer-lhe o que fazer nessas situações, mas nós temos as soluções para essa dúvida.

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Como lidar com bloqueio do cartão no exterior

Se seu cartão for bloqueado no exterior, aja com calma para conseguir o desbloqueio e não ter problemas financeiros no país de destino. (Foto: MagicPay)

Cartão bloqueado no exterior: leve mais de um cartão com você

Esta segunda diga é também uma medida preventiva, mas precisamos dar um destaque mais do que especial pra ela. Traga pelo menos um outro cartão com você para onde você está indo e se certifique de que o cartão é de um banco separado do outro. Às vezes, quando um banco de suspeita de atividade fraudulenta em um cartão de banco, ele não apenas bloqueia esse cartão, mas sim todos os seus cartões do banco e até sua conta corrente. Agora, se você de repente encontrar-se no estrangeiro nesta situação e apenas com cartões do mesmo banco, então você pode ficar de mãos abanando, mesmo que você pense que estava preparado trazendo mais de um. Ao levar um cartão de débito ou de crédito que é de outro banco, você pode usar imediatamente este cartão como uma solução temporária. Mesmo se o outro cobra mais dinheiro para a utilização de um caixa automático no exterior, pelo menos você sabe que você tem acesso ao dinheiro no curto prazo até que você possa fazer o outro cartão funcionar.

O mesmo aplica-se também com a levar pelo menos 2 cartões de bandeiras diferentes com você. Em alguns estabelecimentos no exterior, um ou outro pode não ser aceito.

Entre em contato com o seu banco, logo que seus cartões forem bloqueados no exterior

Obviamente, logo que você notar um problema com qualquer um dos seus cartões, você deve entrar em contato com o seu banco. Se é o caso de que seus cartões bancários serem bloqueados porque o seu banco pensou que tinha sido roubado (geralmente é por isso que eles são bloqueados quando você usa no exterior), o seu banco pode simplesmente desbloquear estes assim que você os avisar. O número de atendimento no exterior para o seu cartão geralmente está impresso na parte traseira do cartão.

Uma outra coisa a fazer é certificar-se de que não basta cancelar os cartões e enviar-lhe um novo, uma sugestão que muitos atendentes do banco menos preparados vão dar. Então, só para garantir a resolução da situação, meu conselho é certificar-se de lhes dizer para não fazer esse cancelamento. Pode parecer estúpido, mas é melhor prevenir do que remediar.

Se você não pode entrar em contato com o seu banco, use outra forma de pagamento

Se você estiver em algum lugar no exterior sem acesso ao seu dinheiro e você não pode entrar em contato com o seu banco, então você precisa encontrar outras formas de realizar seus pagamentos. Você pode usar um serviço de courier financeiro, usando um serviço desses em casas de câmbio ou lojas especializadas para receber transferências do exterior.

Agora, devo acrescentar, usar esse tipo de serviço, que não precisa de cartão de crédito, só é realmente algo que você vai querer fazer se você está realmente sem opções, como por exemplo, não tem outro cartão de banco que você possa usar, não pode pedir dinheiro emprestado de um amigo ou membro da família que está com você no estrangeiro, etc. Couriers cobram taxas caras para a transferência de recursos, e pode encarecer demais sua viagem.

Você deve ser capaz de enviar dinheiro online a si mesmo utilizando um site através de uma transferência bancária para muitos courier. É simples, mas é caro.

Problemas com entrar em contato com o seu banco com cartão bloqueado no exterior

Um dos problemas mais comuns quando os cartões das pessoas são bloqueados no exterior é que eles não conseguem entrar em contato com o seu banco para desbloqueá-los. Se você está nesta situação, então você pode querer usar outras ferramentas para contato com o banco.

Experimente a linha de atendimento 24 horas do banco para comunicação de perda ou roubo do cartão. Todo banco no mundo tem uma linha 24/7 para cartões perdidos ou roubados. As mesmas pessoas que lidam com cartões perdidos ou roubados devem ser capazes de desbloquear seus cartões ou pelo menos transferir a ligação para alguém que possa desbloquear. O número, novamente, está impresso na parte traseira do cartão.

Certifique-se de que você digita o código de discagem internacional ao ligar. muitas pessoas esquecem disso quando estão estressados, mas quando você liga para o seu banco, você ainda precisa colocar o código de discagem internacional à frente do número. O mesmo vale se você estiver ligando via aplicativo de chamada VoIP.

Se tudo isso falhar, entre em contato por email ou outros meios de contato com o banco. Embora seja improvável que você obtenha uma resposta imediata, se por algum motivo você não consegue ligar para o banco, envie um email ou use algum aplicativo do banco para entrar em contato com eles. Eles provavelmente vai querer falar com você por telefone porque bancos não discutem assuntos por email ou aplicativos, mas pelo menos você pode ser capaz de conseguir o contato dessa forma e desbloquear seu cartão.

E se tudo mais falhar peça ajuda. Se você viajar sozinho, na hora de desespero seus portos seguros são a sua pousada ou hotel, amigos que você fez na estrada, ou em alguns cenários de pior caso, na polícia ou consulado. Estes dois últimos, inclusive, pode ser essenciais para te ajudar nesses momentos de necessidade, até você ser capaz de resolver a situação.

O que você já fez quando seu cartão foi bloqueado no exterior? Foi um problema difícil de resolver? Qual foi o caminho que você optou para a solução do problema?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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