Cartão de débito! Entenda como funciona.

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por Alex Benfica.

Ao abrir uma conta em banco nos são oferecidos vários cartões, dependendo do tipo de conta escolhida. Um destes cartões está sempre entre eles e é o chamado cartão de débito, com finalidade principal de movimentar a conta bancária.

Nem todo cartão que permite movimentar a sua conta no banco pode ser usado na função débito, que explicaremos a seguir. Em geral, isto ocorre por comodidade e economia por parte dos bancos. Oferecendo um cartão que você possa usar para pagar contas e fazer compras faz com que você precise usar menos os caixas do banco para sacar dinheiro. Assim o banco tem um gasto menor com pessoas nos atendimentos presenciais e a manutenção e reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos fica menos freqüente e um pouco mais barata.

E para você que é cliente, o que é preciso saber sobre o cartão de débito?

Cartão de débito

Cartão de débito - todo banco oferece

Se você tem um cartão que permite movimentar a sua conta no banco, verifique se ele tem no verso as inscrições “Mastercard Maestro” ou “VISA Electron”, que são as bandeiras mais comuns que permitem o uso do cartão como débito. Se você não pode usar seu cartão como débito, é uma boa idéia ligar para o gerente ou ir ao banco solicitar um cartão de débito. Vai lhe economizar muitas idas ao caixa eletrônico e você poderá sair às compras carregando menos dinheiro.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

10 comentários para: “Cartão de débito! Entenda como funciona.”

  • Bruna Gabrielle

    Bom, fiz uma compra pela internet, e suspeito que a empresa é fajuta, estelionatária ; então estou com medo do produto não chegar em minha casa e eu ter que pagar mesmo assim. Quando fui fazer uma compra numa loja presidencial, o cartão não passou na função debito ; daí a moça me explicou que no debito não passa, quando não tem dinheiro na conta. Isso é verdade? Porque liguei pra saber o que tinha pra pagar no meu cartão, ai me falaram que tinha comprado uns biscoitos, e uma outra coisa ; mas a compra que tinha pela net, não constava, Daí disse, que só se estiver na função débito. Aí volto na questão, se não constava dinheiro no dia que fiz a compra pela internet, então a compra não foi pro debito né, ou foi? Vocês sabe me responder?

    Responder
  • Marciene Souza da Silva

    Já tenho um cartão do Itaú gostaria de transferir para crédito isso é possível

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Você teria que pedir um cartão múltiplo, aplicando para o cartão de crédito do seu banco. Vá a sua agência e converse com o gerente.

      Responder
  • Felipe

    Eu comprei com o debito e agora n sei se vem descontado do meu salario?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Felipe, desconta na sua conta do banco.

      Responder
  • Graziela

    Olá eu queria saber se eu comprar algo pela internet… Tipo se eu REALIZAR mesmo a compra, vem em boleto, ou o dinheiro é retirado mesmo da minha conta?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Graziela, quando for pagar a compra você escolhe a opção de pagamento.

      Responder
  • Pedro Rodrigues dos Reis

    Muitas lojas cobram mais caro com o cartão de débito isso é correto? Só querem em dinheiro.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pedro, incidem taxas para o comerciante ao aceitar cartões de crédito e débito. Por isso fica mais caro comprar no cartão.

      Responder
  • Kátia Silva

    Comprei em um supermercado e meu cartão foi passado pela caixa na função débito por engano dela…tive que pagar o valor da compra e juros ao banco…Tenho como ser ressarcida pelo estabelecimento?

    Responder

Deixe um comentário