Banco Itaú: atendimento e limites de saque no exterior
Fiz uma viagem recente ao Chile e por pouco não fiquei na mão com relação ao dinheiro. Levei dinheiro em reais para usar caso não conseguisse sacar pelo cartão de débito em moeda local. Trocar os reais nas casas de câmbio do centro da cidade é quase a mesma coisa em termos de cotação do sacar, considerando todas as taxas envolvidas.
Como era sexta feira à noite, esperamos até o banco abrir na segunda de manhã e fomos a uma das agências ver o que poderia ser feito. A primeira coisa que um dos atendentes do caixa disse foi o seguinte: “Seu cartão do Brasil não funciona aqui, os sistemas sequer se comunicam. O Itaú do Chile não tem nada a ver com o Brasil, é só uma marca, como se fosse uma franquia.”
A foto abaixo foi tirada de dentro da agência Itaú em Santiago, no endereço da rua Moneda com San Antônio.
Pronto: isto quase acabou com nossas esperanças. O atendente que disse isto falou que não haveria como resolver o problema no Itaú do Chile. Na saída da agência resolvemos apelar e insistir novamente com uma moça que prestava atendimento e tira dúvidas na entrada da agência. Ela prontamente se dispôs a ajudar e nos forneceu um número telefônico que poderia ser usado por brasileiros exatamente em situações como estas. Em poucos minutos e após várias confirmações de identidade o cartão de débito foi desbloqueado com sucesso e conseguimos fazer um saque no próprio caixa eletrônico da agência.
Os limites de saque que me informaram foram diferentes do que realmente constatei. Parece que o limite do Itaú é maior mas a rede bancária local limita seu saque diária a um valor menor. Conseguia sacar no máximo 200 mil pesos chilenos por dia (aproximadamente 730 reais), sendo que o limite informado por meu gerente no Brasil era de R$ 1200 reais diários. Na semana o limite era de R$ 3600 reais e este sim estava correto.
A conclusão que tiro desta história que teve final feliz é que você precisa se preparar muito bem em relação ao dinheiro antes de sair do seu país. Escrevi sobre isto em outro artigo onde mostro qual a melhor forma de levar dinheiro ao exterior. Leia e se planeje para ter uma viagem mais tranquila.
Quanto ao atendimento do banco Itaú, acho que seria conveniente informarem aos brasileiros sobre o que é e o que não é possível fazer nas agências do Itaú fora do Brasil. O telefone usado para entrar em contato no Brasil não nos foi informado diretamente, visto que ligação foi feita diretamente pela funcionária do banco. Este número também poderia ser passado aos brasileiros no momento que desbloqueassem o cartão para uso no exterior!
O que você acha? Seu banco lhe dá um bom suporte quando pensa em viajar para fora do país?
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Tarifas do banco Itaú
Simulador de financiamento de veículos Itaú
Como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior
Sacar no cartão de crédito no exterior em moeda local
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
3 comentários para: “Banco Itaú: atendimento e limites de saque no exterior”
Aryane
Boa tarde,
Estarei indo para o Chile essa semana e um amigo meu que chegou de lá semana passada me disse que era melhor eu depositar o dinheiro que vou levar para viagem no caso em real mesmo neh e sacar lá, o banco também é Itaú, ele me disse que compensa MUITO mais do que trocar na casa de cambio, você poderia me dar alguma dica?
Ah, e a respeito da senha, no caso são os primeiros 4 digitos só?
Muito Obrigada!
Equipe Crédito ou Débito
Oi Aryane,
Eu passei 11 dias no Chile e visitei inclusive o deserto do Atacama.
Fiz apenas poucas compras no cartão, incluindo aluguel de carro.
Paguei praticamente tudo sacando dinheiro pelo cartão de débito.
Lembre-se de desbloquear os seus cartões no seu banco aqui no Brasil antes de viajar.
E a senha do Itaú usa sim apenas os 4 primeiros dígitos. (Confirme com o gerente se isto não mudou).
Para você ter uma ideia, fui com um casal de amigos que teve o cartão de débito bloqueado justamente por tentar mais de 3 vezes com a senha usando 6 dígitos.
Custeei toda a viagem usando o saque no cartão de débito… Mais de 10 saques atingindo o limite semanal e tendo que o esperar o mesmo ser reposto.
Lembre-se também de não voltar com muitos pesos… Pois eles são bem desvalorizados por aqui!
Espero ter ajudado! Depois comente aqui como foi a viagem em relação à questão financeira, por favor!
Boa viagem Aryane!
Diane
Eu estou com o mesmo problema! Mas estou nos EUA! Serio…ontem fiquei 2 horas falanco com a central no Brasil e nada foi resolvido! A ligacão caia, me transferiram para a URA toda hora! Eu simplesmente esqueci minha senha e não quero bloquea-la! Disseram que só indo na agencia! Não tem cabimento isso! Não posso ir pro Brasil por causa disso! Eu quero sacar meu dinheiro! O cartão já esta desbloqueado para uso internacional…mas eu preciso que me reenviem a minha senha! Estou desesperada, pois preciso do meu dinheiro…vi pela sua matéria que tem um Itaú em NY, estou 1:30 de lá… Sem a senha, será que consigo resolver? Obrigada pela ajuda! Abracos!