Como montar um restaurante de sucesso? Será que você está pronto para ser dono de um bar ou restaurante? Como com qualquer negócio, abrir um restaurante não é tarefa fácil. Exige muitas tarefas e responsabilidades, desde a criação de um menu e o marketing de seu conceito até a gestão de uma equipe e negociação com os fornecedores, o que pode ser estressante e acabar com o humor de qualquer um.

Se você é um chef e estápronto para compartilhar suas criações culinárias exclusivas com o mundo ou um empreendedor aspirante com um interesse na indústria de alimentos, aqui estão 10 cuidados que você precisa tomar antes de abrir um restaurante ou o bar dos seus sonhos..

Como montar um restaurante ou bar de sucesso: crie antecipação

Criar uma sensação de antecipação e senso de comunidade são dois fatores críticos de sucesso de abertura com sucesso com o público, principalmente, desde o início. Identifique eventos da comunidade (bairro, cidade, região, etc), onde os gostos das pessoas possam fornecer uma grande ajuda para o menu antes da abertura do bar ou restaurante. Entre em contato com empresas de qualidade, onde você possa fazer cursos e obter certificados antes da abertura do seu negócio. Chame fornecedores, amigos e familiares para eventos de pré abertura, de forma que você possa ajustar os detalhes da empresa. Uma vez que você construir essas conexões, obtenha o feedback do que deu certo e o que precisa ser melhorado no restaurante ou bar antes da abertura oficial.

Abrir restaurante dá dinheiro, assim como bar, mas a rede de contatos é essencial para isso!

Converse com outros profissionais da área. É notável o quanto você pode aprender com os empresários existentes no bairro onde você pretende abrir o seu novo restaurante. Como poucas pessoas fazem essa tarefa simples, o diálogo se torna uma arma essencial na concorrência. Esses contatos também estabelecem uma boa relação com a comunidade, de forma que se torna possível criar uma proximidade maior com as pessoas e estabelecer possíveis oportunidades de marketing.

Como ter um bar ou restaurante de sucesso

Um bar ou restaurante de sucesso se baseia em uma rede de contatos, seja com a comunidade ou com os fornecedores da empresa. (Foto: Entrepreneur)

Como abrir um restaurante caseiro ou um bar mais intimista: obtenha experiência no mercado

Quem quer abrir um restaurante ou bar deve trabalhar na área antes de começar. Quer se trate de trabalhar nas mesas como atendente ou trabalhar na cozinha, certifique-se de que esta indústria é para você antes de abrir seu negócio. Ser o próximo restaurante de sucesso, ou novo point de bebidas da cidade, é muito bom. Lavar pratos, atender mesas, e lidar com as reclamações dos clientes não é nem um pouco bom.

Abrir restaurante ou bar: os custos

A única coisa mais importante que um dono de um restaurante ou bar deve saber antes de abrir é matemática simples. Ter muitos clientes é vital, mas não ter uma boa estrutura financeira pode matar seu negócio. Se a matemática não funciona, pouco mais importa. Donos desses tipos de estabelecimentos precisam saber exatamente quanto cada cliente vai trazer para a casa, quais os valores projetados para ganhos, e exatamente quantos clientes por dia são necessários para manter o negócio funcionando.

Negocie o preço dos alimentos e bebidas

Donos de estabelecimentos que trabalham com comes e bebes precisam ter um controle firme sobre os gastos com os alimentos e as bebidas, uma vez que isso vai ocupar uma grande parte de seus orçamentos. Quanto mais eles puderem negociar preços justos com os fornecedores, menos gastos ele terá e maior redução no desperdício vai acontecer.

Peça sempre feeedback e ouça às críticas ao seu plano de negócios

Sabe aquele seu amigo advogado do diabo, que vê defeito em tudo? Pois é: ouça ele com atenção. Os aspirantes a ter um bar ou restaurante devem criar um pequeno pacote para mostrar o menu, os preços, a localização proposta, imagens do interior, amostras e se possível, e uma breve peça escrita sobre como será o bar ou restaurante. Em seguida, eles precisam mostrar às pessoas mais críticas que conhecem. Este teste fornece uma validação ao seu negócio de muitas maneiras: verifica ideias sobre o conceito, oferece um feedback que você pode incorporar antes de gastar seu dinheiro, e garante alguns ajustes antes de apresentar o projeto também para seus amigos e familiares menos críticos.

Faça contratos com sócios e fornecedores

Se você está começando um restaurante ou bar com um sócio, então é vital para, pelo menos, criar um acordo escrito de parceria. Você deve concordar sobre como os investimentos serão feitos, quem receberá os recursos e quem fará o trabalho. O mesmo vale apra fornecedores, pois é importante garantir que eles irão cumprir os acordos. É quase certo que duas ou mais pessoas, em algum momento discordarão sobre algumas questões no futuro, e o contrato é uma excelente arma para estabelecer como cada conflito será resolvido. Isso dá mais segurança para o negócio ter sucesso, e para nenhum dos envolvidos ter problemas financeiros por conta de discordâncias.

Tenha uma presença online forte para seu bar ou restaurante

Ter um bom site que realmente converte as pessoas em fazer reservas não é suficiente. Você precisa de uma forte presença online. Isso significa ter páginas em Redes Sociais, interagir com os clientes, fazer anúncios online, otimizar o site do negócio para aparecer melhor nas buscas, escrever textos em um blog para o site, e mais. Quanto mais participação e interação, mais chances de seu negócio dar certo.

Estabeleça um foco para seu restaurante ou bar

Um dos problemas que muitos futuros donos de bares e restaurantes encontram é não ter um foco para o estabelecimento. Eles querem atingir todo o público ao invés de direcionar o negócio para públicos específicos, o que não é uma decisão sábia, além de muito cara. O foco deve abranger os seus valores e objetivos, o que irá diferenciá-lo da concorrência e tornará seu negócio único. É essencial que os empresários estabeleçam o caráter do restaurante no início do processo e, em seguida, garantam que a imagem, os pratos, os menus, e o marketing chegue até o público alvo.

Acerte nas comidas e bebidas

Seu menu deve ser original, mas relevante. Em outras palavras, não tente ser o pioneiro ao abrir um restaurande de comida japonesa e indiana. Fazer o básico muito bem feito é muito melhor para quem está começando. E mesmo no básico, dá para ser criativo. Por exemplo, você pode abrir uma hamburgueria e incluir bifes exóticos, como bife de búfalo ou javali. Além disso, certifique-se de que a comida se destaca em todos os aspectos da experiência dos clientes, como aparência e cheiros. O mesmo vale para os coquetéis e bebidas da casa.

E aí, começando a abrir seu bar ou restaurante? Quais dúvidas você tem sobre esse negócio? Como está fazendo para montar seu plano de negócios?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)