Quem ainda não tem conta bancária e está começando a ter uma vida financeira própria acaba tendo uma dúvida no momento de escolher em qual banco abrir conta. Em geral a nossa primeira conta bancária é aberta pelos pais ou no primeiro emprego para depósito de salário.

Quando os pais abrem a conta, muitas vezes escolhem no mesmo banco que já utilizam, para economizar nas tarifas de transferências. Quando a conta salário é aberta pela empresa você acaba não tendo muitas escolhas e ficando com o banco que a mesma sugere. Isto não costuma ser um problema maior pois contas salário normalmente não tem tarifas e tem apenas a finalidade de movimentar o salário.

Mas e quando você decide escolher um banco para abrir sua conta definitiva? Como escolher o melhor banco?

Abrir conta bancária

5 passos para escolher um banco

A palavra “melhor” pode ter vários significados, mas em se tratando de bancos, os passos abaixo são importantes e devem ser seguidos.

  • serviços bancários online: as pessoas tem cada vez menos tempo, e com o avanço da idade, aumento das responsabilidades e família, a tendência é termos mais tarefas. Portanto é indispensável que o banco escolhido tenha um bom site de serviços. Tudo que puder ser feito online deverá ser feito. Converse com pessoas que tem contas em vários bancos antes de tomar tal decisão.
  • agências próximas de casa: de nada adianta ter conta em um banco com bons serviços online se para conversar com o gerente ou resolver algum problema pessoalmente você tiver que atravessar a cidade. Escolha um banco que tenha alguma agência a no máximo 3 ou 4 Km de sua casa.
  • muitos caixas eletrônicos: você não pode sacar dinheiro pele internet e quando precisar, tem que conseguir isto rápido, sem gastar muito em tempo e deslocamento. Procure saber onde o banco tem caixas eletrônicos antes de abrir sua conta.
  • credibilidade e solidez: os bancos maiores tem menores chances de falir e levar com ele o seu dinheiro. Mesmo sendo esta uma possibilidade muito remota, é melhor contar com bancos que sejam maiores e mais sólidos, que tenham bons lucros a cada ano. Escolher bancos estaduais ou muito pequenos pode ser um risco desnecessário, visto que o retorno em juros oferecidos não costuma ser muito grande.
  • tarifas bancárias justas: o pacote de tarifas costuma incluir alguns serviços com contas mensais. Escolhe 2 ou 3 bancos de acordo com os passos acima e compare as tarifas para se decidir. Pode parecer pouco, mas alguns reais de diferença geram uma boa economia no fim do ano.

E então? Está mais seguro para escolher o melhor banco para abrir a sua conta? Deixe suas perguntas nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)