O que é conta jurídica? Como abrir conta de pessoa jurídica?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Abrir uma conta bancária comercial para o seu novo empreendimento não serve apenas para legitimar sua ideia de negócio e torná-lo um negócio “real”. É também uma consideração vital para seus impostos de pessoa jurídica.

Além de dificultar o controle do que reportar como receita e despesas, ao não separar as finanças pessoais e de negócios, você pode estar custando a si mesmo e à sua empresa dinheiro ao não controlar separadamente seus recursos financeiros.

O que é uma conta de pessoa jurídica?

Uma conta de pessoa jurídica é uma conta corrente que pode ser aberta pelo proprietário ou pelos sócios de uma empresa. É uma conta empresarial, separada de uma conta de pessoa física e que pode ser movimentada por pessoas específicas, definidas no momento da criação da conta ou adicionadas ao longo do tempo.

Agora que você sabe o que é a conta de pessoa jurídica, é hora de saber como fazer a abertura desse tipo de conta.

Determinando os serviços para a abertura de conta pessoa jurídica

Uma conta bancária comercial para práticas como receitas, impostos e folha de pagamento pode ser difícil de gerenciar, especialmente quando os impostos são devidos. Contas separadas para finanças separadas podem fazer sentido dependendo da profundidade do seu negócio. Consulte um contador para recomendações profissionais antes de ir ao banco. Geralmente uma conta que ofereça um serviço de qualidade pode satisfazer todas as suas necessidades.

Escolha seu banco para abrir a conta de pessoa jurídica

Embora você possa adorar o seu banco pessoal, pode haver uma melhor opção de serviço da conta que esteja relacionada ao seu negócio e possa fornecer conhecimentos valiosos, especialmente se você precisar de uma linha de crédito e desejar um cartão de crédito empresarial ou precisar de gerenciamento de caixa. Pode ser ideal iniciar o processo de comparação com o banco com o qual você já trabalha, mas conte outras opções que possam ser mais adequadas para o setor em que você está ou que ofereçam menores custos bancários comerciais se seu orçamento for pequeno .

Algumas contas empresariais podem recompensar os proprietários das empresas renunciando às taxas mensais se o saldo mensal mínimo da conta for mantido. Crie uma lista de verificação com todas as suas necessidades de negócios e verifique se o banco selecionado pode atendê-las agora e crescer com você à medida que sua empresa evolui.

Alguns bancos permitem que você abra uma conta bancária online sem ter que visitar o banco pessoalmente. Algumas empresas normalmente ainda serão obrigadas a abrir uma conta no banco. Verifique se é o seu caso.

Conta jurídica

Uma conta jurídica garante uma separação da conta pessoal e do negócio, proporcionando uma melhor organização financeira. (Foto: Fit Small Business)

Obtenha o nome da sua empresa para sua conta bancaria de pessoa jurídica

Se você optar por fazer negócios com um nome que não seja seu, primeiro verifique se o nome de sua empresa pretendida já não é registrado, verificando em patentes e nomes já existentes. Além disso, verificar a disponibilidade online deve ser uma consideração de nomeação para proteger a presença online de sua empresa. Faça o registro do nome da sua empresa antes de abrir a conta jurídica para evitar problemas.

Documentos para abrir uma conta de pessoa jurídica

Antes de se dirigir ao banco para criar uma conta, certifique-se de que você conhece os requisitos e a documentação que precisará de você, pois contas diferentes tem especificações diferentes. Geralmente, a documentação necessária será a seguinte:

Prepare-se para aceitar pagamentos

Agora que você escolheu as contas e o banco para fazer negócios, protegeu o nome da sua empresa e abriu a conta bancária da empresa, permita que sua empresa aceite os pagamentos configurando seus serviços para estarem conectados com o banco. Os sistemas de pagamento online podem ser uma opção atraente se sua empresa antecipar um grande volume de transações de comércio eletrônico. Opções de pagamento online devem ser configuradas para se conectarem com seu banco.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário