Para abrir uma conta corrente ou conta poupança são necessários alguns documentos para garantir que a conta seja aberta corretamente e para verificar se há algum problema com seu nome na praça. Para qualquer banco ou instituição financeira, o procedimento de abertura de conta corrente ou poupança é semelhante.

Onde posso abrir uma conta corrente ou poupança?

Você pode comparecer a qualquer agência ou correspondente de um banco ou instituição financeira de sua preferência para conversar com um gerente e ter sua abertura de conta. Recomendamos que você faça a abertura da conta na agência mais próxima de sua casa ou de seu trabalho, dependendo do movimento da agência. Prefira agências mais afastadas do centro da cidade e que tenham menos movimento para poder ser atendido mais rapidamente quando for necessário.

Documentos necessários para abrir uma conta corrente

Você vai precisar do original dos seguintes documentos para poder abrir uma conta corrente em qualquer banco ou instituição financeira no Brasil:

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte.
  • CPF do titular da conta
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês.
  • Comprovante de renda recente
  • Comprovação de domicílio no Brasil, no caso de cidadãos estrangeiros
  • Procuração, Tutela ou Curatela, se for o caso
  • Comprovação de emancipação, se for o caso
Documentos para abrir conta

Abra uma conta no banco com os documentos necessários e comece sua vida no mundo financeiro. (Foto: Chartered Club)

O que é necessário para abrir uma conta poupança?

Para abrir uma conta poupança não é necessário comprovação de renda. Os documentos que você deve levar para a abertura da poupança são:

  • Documento de identidade oficial e com foto, tais como carteira de entidade de classe, carteira de identidade, ou passaporte.
  • CPF do titular da conta
  • Comprovante de residência com data de vencimento de, no máximo, um mês.

Posso abrir conta corrente ou poupança com restrição no nome?

Se o seu nome estiver negativado no SPC ou outra instituição de análise de crédito e risco, a abertura de sua conta corrente pode ser negada. É feita uma análise de risco e o banco ou instituição financeira decidirá se libera a abertura de conta ou não. Já a conta poupança pode ser aberta mesmo com restrição no nome, não podendo ser negada a nenhum cidadão.

Preciso de um valor mínimo para abrir conta?

Geralmente um valor é negociado no momento de abertura da conta, mas pode não ser necessário. Porém, se a conta não for movimentada em 180 dias e não tiver saldo, geralmente ela será encerrada automaticamente pela instituição financeira.

Demora para abrir uma conta corrente ou poupança?

Uma conta poupança geralmente é aberta imediatamente, enquanto uma conta corrente pode demorar um pouco devido a necessidade de avaliação de crédito. Porém, com as diversas opções disponíveis de bancos e instituições financeiras hoje, é fácil encontrar uma conta corrente que pode ser aberta no mesmo dia que você faz sua conta.

Posso transferir minha conta de outro banco? O que é preciso?

Pode. Se você está fazendo isso de outra instituição, se chama portabilidade bancária. Vá até seu banco original e solicite o número do contrato e suas informações para a portabilidade. No novo banco, leve os dados e informações da sua conta. Você ainda poderá receber contrapropostas do primeiro banco, mas se não quiser, é só aceitar o segundo banco. É importante lembrar que você também pode sacar ou transferir todo o dinheiro para o novo banco e solicitar o fechamento da sua conta no primeiro banco.

Posso abrir conta corrente sem comprovante de renda?

Depende. Isso é uma escolha exclusivamente do banco ou da instituição financeira baseado na sua análise de risco. Geralmente eles abrem a conta corrente mesmo sem comprovação de renda, mas os limites e acesso a produtos financeiros são bem baixos. Estudantes e autônomos geralmente tem condições especiais para abrir contas corrente.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)