Como abrir conta no exterior?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Contas bancárias no exterior não são mais apenas para os fabulosamente ricos. Hoje, qualquer indivíduo pode desfrutar dos benefícios de serviços bancários em países conhecidos por sua estabilidade governamental e respeito pela privacidade. Você também pode abrir uma conta com facilidade caso vá ficar por uns tempos no exterior ou tenha um filho em intercâmbio. E seguindo nossas instruções, seu processo de abertura de conta ficará muito mais fácil.

Você deve perguntar quais são os documentos necessários para abrir uma conta bancária. Ligue para o banco escolhido, explique seu país de origem e o propósito da abertura da conta. Eles vão enviar os documentos para você em pouco tempo, além de também oferecer produtos e serviços focados em seu perfil.

Preencha corretamente todos os dados, incluindo seu passaporte (quando solicitado), endereço (quando necessário) e documentos do próprio país, como CPF ou Social Security Number. Envie o pedido de abertura de conta para o banco, onde estará incluso também o valor do seu depósito inicial, e algumas outras questões básicas. Isso geralmente pode ser feito por correio, fax ou e-mail.

Facilidades de uma conta no exterior

Com documentos e dinheiro em mãos é fácil abrir uma conta no estrangeiro. Busque saber bastante sobre a instituição financeira com a qual você quer se associar antes. (Foto: offshorepremium.com)

Em alguns casos, sua assinatura deve ser verificada com um consulado ou em um banco local afiliado. Isto é feito para verificar a sua identidade e só permitir transações financeiras com sua assinatura e autorização.

Para garantir a abertura de sua conta, faça o seu depósito inicial. Alguns bancos solicitam um depósito mínimo, fique atento a este detalhes. Se possível, faça isso em uma filial local do seu banco.

Alguns bancos, quando você comprova que não é nativo do país, cobrarão menos impostos do governo em sua conta. Basta apenas provar que você não é um residente e você pode ter direito a muito dinheiro de volta.

Outra coisa que é importante é o fechamento da conta assim que ela não for mais necessária. Para isso, o cliente deve sacar todo o valor na conta, quitar todos os débitos remanescentes e comunicar o fechamento ao seu gerente no banco de destino. Preste atenção para os valores de manutenção da conta e mantenha um bom controle de seus gastos e débitos para não entrar em problemas com seus gastos fora do Brasil. São sistemas financeiros parecidos mas que nas pequenas diferenças podem te prender em vários problemas e principalmente, no débito.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário