Os empresários muitas vezes, têm ideias incríveis de negócios, mas eles não tem o capital para colocá-las em prática. E quando todos os dias ouvimos uma nova história de empresa que recebeu milhões em investimentos para poder começar, pensar que partir do zero em um negócio e com pouca ou nenhuma grana é amedrontador.

Trabalhos autônomos lucrativos: dinheiro não faz o sucesso

Se a sua ideia e o plano de execução não são bem pensados desde o início, não quantia de dinheiro que possa transformá-lo em um vencedor. Tem uma grande ideia, mas muito pouco dinheiro? Não deixe que isso te impeça. Ser um autônomo significa trabalhar fins de semana, às vezes perder o sono por conta de uma ideia nova, revirar de ponta cabeça para satisfazer um cliente e acima de tudo, planejamento. O dinheiro, seja para o investimento ou como o lucro, vem em segundo lugar, e sempre há uma forma de fazer um negócio dar certo com pouco ou quase nenhum dinheiro. Só que você pode ter que ter um pouco mais de paciência, ou demorar um pouco mais de tempo até obter os resultados desejados.

Trabalhos autônomos de sucesso são construídos em torno do que você sabe (e gosta)

Em vez de se aventurar em território desconhecido, certifique-se de que você constrói seu negócio em torno de suas habilidades, conhecimentos, e afinidades pessoais. O trabalho autônomo tem muita dose de empreendedorismo e independência. Sem uma combinação desses elementos, e uma boa dose de planejamento, é bem difícil que seu trabalho autônomo tenha sucesso.

Necessidades de um trabalho autônomo

O trabalho autônomo exige da sua parte dedicação, planejamento, e conhecimento do que você está fazendo, formando um tripé estável e necessário para o sucesso. (Foto: sbinformation.about.com)

Trabalhos autônomos que dão dinheiro investem bastante em publicidade e marketing pessoal

Informe sua família, amigos, contatos de negócios e colegas passados sobre o seu novo negócio. Ligue, envie emails, faça uma página nas redes sociais fazer o seu novo empreendimento conhecido em seus perfis de mídias sociais. Seus amigos e familiares podem ajudar a divulgar seu trabalho, e os contatos empresariais passados podem repassar sua marca para outros contatos. O importante aqui é fazer uma rede, mas sendo o mais pessoal possível (sempre opte por ter o contato direto com as pessoas ao invés de email/mensagens/telefone, se possível).

Se tem pouco investimento, então gaste pouco!

Você já vai ter muitas despesas, e há alguns que simplesmente não podem ser evitadas. O que você pode evitar, porém, são os gastos. Tome algo tão simples como cartões de visita. Você pode gastar R$1000 em 500 cartões de visita personalizados, ou você poderia gastar R$100 em 500 cartões tradicionais de visita. Ser frugal no começo pode ser a diferença entre sucesso e o fracasso do trabalho autônomo.

Evite empréstimos e cartões de crédito para autônomos

Novos computadores, mobiliário de escritório, telefones e acessórios podem rapidamente acabar com seu dinheiro. Em vez de comprar tudo de uma vez, use o que você já tem, e só compre o que você precisa para a empresa, de acordo com seu plano de negócios.

Construa um relacionamento com um banco

Qualquer profissional precisará de um relacionamento com um banco ou instituição financeira, sem exceção. O quanto antes essa relação começar, melhor para aumentar o crédito, reduzir os juros, e criar uma relação de confiança com uma instituição financeira para um futuro melhor aos seus investimentos e claro, para sue lucro. Abra nem que seja uma conta corrente de serviços básicos em um banco (mais barata) para cortar custos e começar o relacionamento.

Construir seu trabalho autônomo pensando na sua marca

O trabalho autônomo é confundido com você mesmo. Você está construindo uma marca e seu trabalho duro está essencialmente aumentando o valor do seu negócio. Muito suor vai entrar em jogo, para construir sua marca e deixar uma boa impressão. Ao mesmo tempo, lembre-se que qualquer erro que você cometer também é uma mancha na marca do seu trabalho autônomo, o que poderá ser um problema.

Tire vantagem de publicidade gratuita e marketing

Existem várias maneiras de gerar divulgação para o seu negócio sem quebrar o banco. As mídias sociais são uma ótima maneira de ganhar exposição e interagir com potenciais clientes. Você também pode chegar a mídia local e buscar divulgar seu trabalho. Talvez, passar a ser o especialista de referência para alguns assuntos para os repórteres de um jornal. Isso vai gerar publicidade e marketing gratuitos para você, fortalecendo sua marca.

O trabalho autônomo é um dos mais difíceis, e com pouco dinheiro, fica ainda mais

O trabalho duro é uma necessidade absoluta para o trabalhador autônomo, mas quando você está começando um negócio com pouco ou nenhum capital, então você deve estar preparado para dedicar tudo o que você tem para fazer do negócio um sucesso. Isso pode significar trabalhar mais de 12 horas por dia, ter que se virar com atendimento ao cliente, faturamento, obter novos clientes, fornecedores, transporte de mercadorias, e muito mais. Você terá que assumir vários papéis e dedicar muito tempo e energia para fazer o trabalho funcionar.

Não deixe que o capital limitado te impeça de fazer uma grande ideia de negócios dar certo. Sente, planeje, faça um plano de negócios bem estruturado. Torne essa boa ideia em um bom trabalho autônomo. Vai demorar a dar um retorno, mas essa é a realidade da maioria dos investimentos e dos investidores no mundo, pois não há receita milagrosa para a riqueza.

Como você fez para começar seu trabalho autônomo com pouco dinheiro? Deixe nos comentários suas dicas e conselhos para quem também é autônomo e quer dar continuidade a um negócio.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)