O processo de abertura de uma conta bancária no Brasil é bastante direto. Estrangeiros só estão autorizados a abrir uma conta se tiverem um visto de residência. E todos podem ter uma conta salário para receber os pagamentos de empresas. A documentação necessária é parecida para qualquer tipo de conta que precisa ser aberta, e o encerramento é um procedimento relativamente simples.

Como abrir conta bancária?

Para abrir uma conta bancária no Brasil, você precisa estar presente na agência bancária individual. Alguns bancos também oferecem a possibilidade de abrir contas online, mas é necessário apresentar os documentos exigidos escaneando ou tirando fotos através de um app da instituição financeira.

Os seguintes documentos devem ser apresentados para abrir uma conta bancária no Brasil:

  • Documento de Identidade, como passaporte, carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)
  • Comprovante de domicílio
  • Comprovante de renda (ao abrir uma conta de pagamento de salário)
  • Visto de residente permanente ou temporário (com duração mínima de 12 meses) para estrangeiros
Conta salário

Aprenda a fechar sua conta salário corretamente para evitar problemas com o banco ou instituição financeira. (Foto: WalletHub)

Tipos de conta no Brasil

Se você deseja abrir uma tradicional, solicite a conta corrente. Uma conta poupança serve para guardar dinheiro Enquanto uma conta corrente é usada para transações de pagamento diário e autoriza o titular da conta a um cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e diversos outros serviços bancários. Uma conta poupança serve apenas para armazenar dinheiro, mas o dinheiro é remunerado.

Se você receber renda no Brasil, considere também abrir uma conta salário. É igual a uma conta corrente, mas você geralmente se beneficia de certas vantagens, como taxas mais baixas em transações de pagamento. A conta salário pode ser automaticamente transferida para uma conta que você já tenha, ou você pode mantê-la na instituição onde ela foi aberta e sacar o dinheiro.

Em resumo, as seguintes contas podem ser abertas em instituições financeiras no Brasil:

  • Contas correntes
  • Contas poupança
  • Contas salário
  • Contas no mercado monetário
  • Contas de corretagem

Conta salário encerra automaticamente?

A conta salário não pode ser aberta pelo empregado. Ela é aberta pelo empregador para efetuar os pagamentos de salário dos funcionários. Quando há desligamento do funcionário, seja por vontade própria ou por ter sido mandado embora, a própria empresa fará o encerramento da conta. Vale lembrar que uma conta salário não gera qualquer custo pro funcionário, mesmo no seu encerramento.

E se minha conta corrente for vinculada a conta salário?

Se você fez portabilidade de salário ou simplesmente recebe seu salário por uma conta corrente já em seu nome e quer cancelar essa conta corrente, é necessário ir até o banco ou usar o aplicativo da instituição financeira para fazer o cancelamento da sua conta corrente. Este cancelamento, ao contrário do cancelamento de uma conta salário, pode gerar custos para seu bolso. Você também pode manter a conta normalmente, caso não queira cancelar.

Você pode ter que sacar e transferir os recursos que tem na conta para outra conta ou para guardar com você. Financiamentos, empréstimos e outros débitos podem ter de ser quitados antes de você fechar sua conta também.

Esperamos não ter deixado qualquer dúvida sobre o fechamento de conta salário. Se você ainda tem alguma pergunta, deixe nos comentários. Tentaremos ajudar da melhor forma possível e esclarecer suas dúvidas em tempo hábil.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)