Tipos de conta: quais são? Entenda!
Seja você uma dona de casa ou estudante universitário, um proprietário de uma empresa, um profissional aposentado ou brasileiro que vive no exterior, não ter uma conta bancária é inimaginável.
Com base no objetivo, na frequência da transação e na localização do detentor de contas, os bancos oferecem um buquê de contas bancárias para escolher. Aqui está uma lista de alguns dos tipos de contas bancárias no Brasil.
As contas correntes permitem o cheque especial, que está retirando mais do que o que está disponível atualmente na conta. Além disso, diferentemente das contas de poupança, onde você ganha alguns juros, geralmente essas são contas sem renda fixa.
Porém, as contas corrente digitais vem com o benefício de rendimento atrelado geralmente ao CDI, o que traz um benefício extra das contas corrente mais recentes.
2. Conta poupança
Uma conta bancária de poupança é uma conta de depósito regular, onde você ganha uma taxa mínima de juros. Aqui, o número de transações que você pode fazer a cada mês é limitado. Os bancos oferecem uma variedade de contas de poupança com base no tipo de depositante, recursos do produto, idade ou objetivo de manter a conta e assim por diante.
Existem contas de poupança regulares, contas de poupança para crianças, idosos ou mulheres, contas de poupança institucionais, contas de poupança familiares e muito mais.
Você tem a opção de escolher entre uma variedade de produtos de poupança. Existem contas de poupança simples, atreladas ao CDI, e também avançadas com recursos com depósitos automáticos, cartões de débito, pagamentos de contas e benefícios de produtos cruzados.
Um benefício de produto cruzado é quando você tem uma conta poupança com um banco e aproveita ofertas especiais na abertura de uma segunda conta, como uma conta corrente.
3. Conta salário
Entre os diferentes tipos de contas bancárias, sua conta de salário está a que você abriu conforme a ligação entre seu empregador e o banco. Esta é a conta, onde os salários de todos os funcionários são creditados no início do ciclo de pagamento.
Os funcionários podem escolher seu tipo de conta salarial com base nos recursos que desejam. O banco, onde você tem uma conta salarial, também mantém contas de reembolso; É aqui que seus subsídios e reembolsos são creditados.
4. Conta de depósito fixo
Para estacionar seus fundos e obter uma taxa de juros decente, existem diferentes tipos de contas, como depósitos fixos e depósitos recorrentes.
Uma conta de depósito fixo permite que você obtenha uma taxa de juros fixa para manter uma certa quantia em dinheiro bloqueada por um determinado momento, ou seja, até que a conta amadureça. Ela varia entre um período de vencimento, de dias a vários anos.
A taxa de juros que você ganha variará dependendo do prazo. Geralmente, você não pode retirar dinheiro de uma conta de depósito físico antes de amadurecer. Alguns bancos oferecem uma instalação prematura de retirada. Mas, nesse caso, a taxa de juros que você ganha é menor.
5. Conta de depósito recorrente
Um depósito recorrente tem uma posse fixa. Você precisa investir uma quantia fixa de dinheiro regularmente – todos os meses ou uma vez por trimestre/semestre – para ganhar juros. Ao contrário da conta de depósito físico, onde você precisa fazer um depósito fixo, a soma necessária para investir aqui é menor e mais frequente.
Você não pode mudar a conta de depósito recorrente e o valor a ser investido. Você enfrenta uma penalidade na forma de uma taxa de juros mais baixa para retirada prematura.
6. Contas internacionais
Existem diferentes tipos de contas bancárias para os brasileiros que vivem no exterior. Essas contas são chamadas de contas internacionais ou contas globais. Elas incluem contas de poupança e correntes, permitindo transações em moedas internacionais, como Euro ou Dólar.
7. Conta de investimento
Uma conta de investimentos é uma conta aberta em uma corretora de valores para gerenciar seu dinheiro para investir em fundos de investimentos, ações na bolsa, e outros produtos do mercado financeiro. Você pode também investir no Tesouro Direto através de uma conta de investimentos.
Você encontrou uma conta que combina com você? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é conta poupança?
Entenda como funciona a caderneta de poupança
Posso ter duas contas em bancos diferentes?
Quanto eu preciso para abrir uma conta?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.