Uma dúvida muito comum no Brasil é sobre o nome sujo. Para quem ainda não sabe, nome sujo é o termo popular usado quando o nome de um indivíduo ou empresa é cadastrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou no SERASA. Essas duas instituições cadastram e registram o CPF e CNPJ de quem não cumpriu com as suas obrigações financeiras, não pagando as dívidas e ficando inadimplentes. Mas é possível abrir uma conta com o nome negativado? É primeiro, necessário, entender as funções do SPC e SERASA para entender sobre a abertura de contas com o nome negativado.

Para quê serve o SPC e o SERASA?

O SPC e o SERASA são importantes no sistema financeiro brasileiro. Ao registrar o nome dos inadimplentes, essas duas entidades formam uma central de informações sobre maus pagadores e, mais recentemente, uma central de informações sobre bons pagadores. Ao disponibilizar tais informações, o SPC e o SERASA contribuem para que empresas, ao oferecer o acesso ao crédito para seus clientes, possa saber se o cliente é um bom pagador ou se ele poderá deixar de pagar suas obrigações financeiras.

Nessa gestão de risco, evita-se que um mau pagador pegue dinheiro de várias instituições, e continue devendo, e evita-se que os juros de um banco sejam altos demais, já que os juros tem uma relação direta com o índice de inadimplência dos clientes e consumidores.

Como limpar o nome e abrir conta

Quando você está com o nome sujo, é uma grande dor de cabeça. Mas com paciência, e muita negociação, você pode limpar seu nome e ter uma vida financeira muito mais tranquila, podendo abrir contas em qualquer instituição financeira. (Foto: portaldoconsumidor.wordpress.com)

Abrir conta corrente com nome sujo

A conta corrente é um serviço das instituições financeiras brasileiras. Como serviço, elas cobram pelos benefícios de uma conta corrente. E nesse caso, da abertura de conta corrente com nome sujo, a instituição financeira é livre para decidir abrir ou não a conta, bem como manter ou encerrar uma conta de alguém com o nome sujo. Isso é válido desde que o cliente seja comunicado, de forma clara e com ampla antecedência (mais de 30 dias), para que não sofra qualquer tipo de constrangimento.

Uma conta corrente é difícil de ser aberta para um negativado porque envolve a liberação de limites de crédito, pagamentos de tarifas, e fornecimentos de outros serviços agregados a uma conta corrente, como um cartão de crédito e o cheque especial. Mas com uma conta poupança, a coisa é diferente.

Abrir conta poupança com nome sujo

Uma conta poupança não tem serviços de manutenção envolvidos. Nem limites de crédito, ou serviços como cartão de crédito e cheque especial. Quem tem nome sujo pode abrir uma conta poupança com mais facilidade. Entretanto, vá preparado, pois o banco ou instituição financeira ainda pode recusar abrir sua conta poupança se você tem o nome sujo. É um direito seu poder abrir a conta poupança, e você pode reclamar no PROCON se isso não acontecer, ou no Banco Central. Para facilitar, a CAIXA e o Banco do Brasil são os bancos onde é mais fácil abrir a conta poupança com nome sujo.

Abrir conta salário com nome sujo

Em uma conta salário você recebe salários, pensões, pagamentos de participação nos lucros, 13º salário, entre outros benefícios. Essa conta é aberta e só pode receber créditos diretos da conta da empresa, ou seja, você não poderá fazer depósitos em uma conta salário. Só que você só terá como sacar dinheiro da conta salário, sem acesso a limites de crédito ou outros serviços bancários de uma conta corrente normal.

Posso abrir conta jurídica com nome sujo?

Não. Conta jurídica com nome sujo é a mesma coisa que conta corrente para pessoa física com nome sujo.

Para abrir a conta pessoa jurídica ou pessoa física, com nome sujo, sugerimos que você faça uma renegociação das suas dívidas e limpe seu nome diretamente com a empresa com a qual você está endividado. Fuja de intermediadores e golpes limpa nome.

Ficou ainda alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar.

12 comentários para “Abrir conta com nome sujo! É possível?”

  1. Dimas Kleiton

    Abrir uma micro empresa (mei). Porém estou com restrição junto ao Serasa, e preciso abrir uma conta corrente jurídica. É Possível?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Dimas, provavelmente você não vai conseguir por conta dessa restrição.

      Responder
  2. Alex

    No caso de pessoa fisica com o nome sujo e a empresa ser nova (nome limpo).
    É possivel abrir c/c mesmo não querendo limite de credito?

    Responder
  3. João

    É possível uma pessoa jurídica com CNPJ sujo abrir conta no CNPJ de um partido político, sendo ele o dirigente?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      João, acreditamos que não.

      Responder
  4. Leandro

    Meu CPF está com restrições, mas meu CNPJ está limpo, preciso abrir uma conta poupança jurídica, é possível?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Leandro, o ideal é verificar com o banco.

      Responder
  5. Carine Fonseca

    Boa noite!
    É possível uma pessoa com restrição em 2 bancos, abrir uma conta poup ou conta salario nesses mesmo banco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Carine, isso vai depender do banco. É Certo que irão fazer uma análise de crédito sua antes de abrir a conta e conceder crédito.

      Responder
  6. Josi Lima

    Quero abrir uma conta poupança no Bradesco mas eles disseram que não posso pois tem restrição no CPF, isso é certo ou eles tem que abrir a conta?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se tiver restrição, eles podem não abrir a conta.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)