A seguir, as principais contas bancárias que você encontrará. Existem mais contas especializadas que você pode acabar encontrando, mas elas são principalmente uma versão renomeada de uma dessas contas principais ou uma versão especializada de uma para uma situação específica.

Conta corrente e suas variações

É o que pessoas também chamam de contas de depósito à vista. Elas também são conhecidos como contas de débito, contas correntes ou contas pessoais. Elas são um tipo muito comum de conta em que o usuário tem um talão de cheques (que está caindo em desuso) e um cartão de caixa eletrônico.

Antes de abrir uma conta corrente, certifique-se de aproveitar uma boa promoção em conta corrente para obter o melhor negócio com um pacote de serviços barato.

Elas geralmente tem taxas e algumas pagam rendimento sobre o saldo.

Elas são frequentemente usados ​​para pagar contas e as pessoas podem tirar dinheiro de caixas eletrônicos. Elas geralmente vem com uma função de pagamento e transferência de contas.

A maioria das contas correntes tem uma função online nos dias de hoje Existem alguns tipos de contas que oferecem bônus em áreas específicas.

Alguns dos exemplos comuns (e incomuns) podem ser:

Contas correntes de serviços essenciais (gratuita)

Contas correntes básicas

Contas correntes de negócios (BBVA ClearConnect for Business)

Contas correntes conjuntas

Contas correntes de estudantes

Contas de Pagamento de Dividendos/Juros

As contas correntes são as contas mais comuns, mas os bancos oferecem versões especializadas da conta corrente que oferece taxas de juros mais altas. As contas de juros (também chamadas de contas correntes de dividendos) são basicamente uma combinação de contas correntes e de poupança.

Você obtém as taxas de juros mais altas de uma conta poupança com a capacidade de sacar dinheiro sem penalidade. No entanto, esses tipos de contas normalmente exigem que você mantenha um saldo mínimo mensal mais alto para obter o interesse extra ou evitar uma taxa mensal.

Conta poupança

Com essa conta, você é incentivado a economizar seu dinheiro por um período de tempo. O saque de uma conta poupança é imediato, e ela rende um valor por mês sobre o saldo depositado. O rendimento da conta poupança é estabelecido pelo governo e é padronizado para todos os bancos.

Normalmente não é usada para pagar contas ou comprar coisas. Pode ser usada por pessoas que desejam construir riquezas e economias. Existem contas que estão atreladas a outros tipos de renda fixa, como o CDC ou CDI, mas não são contas poupança, geralmente.

Contas de bancos

Conheça os diferentes tipos de contas para tirar proveito delas da melhor maneira. (Foto: youtube.com)

Conta de investimentos

É uma conta não financeira que você abre com um terceiro, geralmente uma empresa de investimentos, como uma corretora de valores. A partir dessa conta, o cliente pode alocar os recursos em diversos investimentos, tais como ações na bolsa, fundos de investimentos, títulos do tesouro, entre outros. Esse tipo de conta é um intermediário entre o cliente e o mercado financeiro. É também chamada de conta de corretagem.

Por que você quer uma conta de corretagem? Porque você pode querer colocar seu dinheiro em uma conta de investimento. As contas de corretagem permitem que você compre, venda, negocie ações, títulos, fundos mútuos e outros investimentos desse tipo. E talvez você não precise pagar impostos sobre qualquer crescimento desses investimentos, dependendo da conta e da situação.

Normalmente, no entanto, você pagará uma comissão quando começar a negociar com sua conta – então, lembre-se disso.

Conta salário

A conta salário é uma conta aberta em uma instituição financeira apenas e somente para o pagamento do salário de funcionários de empresas. Essa conta não tem custos, nem oferece rendimentos. Pode ser vinculada a uma conta do próprio funcionário no banco ou instituição onde ele já tenha uma conta. Pode também ser transferida para outra instituição sem custos com a portabilidade de conta salário.

Uma conta somente online

Este é um tipo de conta que não tem o benefício de filiais que você pode visitar. Todos os seus depósitos tem que acontecer como transferências. Você pode usar e gerenciar seu dinheiro online e receber um talão de cheque (às vezes) e um cartão de caixa eletrônico. No entanto, você não poderá visitar uma agência e sacar seu dinheiro ou falar com sua equipe cara a cara, apesar de poder usar caixas eletrônicos da rede Banco 24 Horas, por exemplo, para saques.

É fácil gerenciar sua conta online. Muitas pessoas preferem contas somente online porque não tem motivos para visitar uma filial de bancos. Fácil de abrir, mas pode demorar um pouco mais do que entrar em uma filial de banco e abrir sua conta.

Conta conjunta

Apesar de já termos falado sobre a conta conjunta como um tipo de conta corrente, achamos que ela merece uma atenção especial separada. Com uma conta conjunta, você pode compartilhar seu dinheiro com outra pessoa. Isso significa que todo o seu dinheiro e o dinheiro de seu parceiro são atribuídos a uma conta. Algumas pessoas fazem isso para simplificar bastante suas contas em casa. Alguns fazem isso como um ato de compromisso e amor, e alguns fazem isso para construir um score de crédito. Alguns fazem isso porque os ajuda a orçamentar com menos contas, mas você não precisa tornar sua conta conjunta sua conta principal. Ambos podem ainda manter suas próprias contas e apenas adicionar à conta conjunta para coisas como poupar para compras maiores.

É ideal para casais e famílias. Exigem uma quantidade justa de confiança entre o casal. Os bancos não as promovem porque não são tão rentáveis. Examine os benefícios e desvantagens antes de decidir.

Conta offshore

Estas são contas bancárias que estão configuradas fora do país de origem, geralmente em áreas favoráveis ​​a impostos ou isentas de impostos. Atualmente, é mais difícil utilizar contas offshore para escapar de impostos em seu país de origem, mas ainda é possível em algumas circunstâncias.

Existem alguns países que oferecem contas offshore para pessoas de outros países. Alguns desses países são a Suíça, as Ilhas Cayman, a Irlanda, Hong Kong e Belize, para citar alguns.

Conhece algum tipo de conta que não incluímos aqui? Deixem nos comentários sua participação!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)