Contas correntes e contas de poupança são os dois principais tipos de conta que bancos ofertam aos seus clientes. Qual exatamente é a diferença entre os dois? Cada uma oferece facilidades bancárias diferentes e tem benefícios e restrições que determinarão como acessar e gerenciar seu dinheiro.

A conta corrente é geralmente o mais adequada para a gestão de operações do dia a dia, enquanto uma conta poupança oferece um lar seguro e potencialmente rentável para o seu dinheiro extra.

Uma conta corrente permite que você configure pagamentos automáticos, incluindo débitos diretos e contas em geral, além da emissão de cheques e um cartão de débito e/ou crédito, se optar por este serviço, que você pode usar para sacar dinheiro e pagar por bens e serviços. Contas correntes também muitas vezes vêm com benefícios adicionais que tornam mais fácil o gerenciamento de seu dinheiro, como o acesso a linhas de crédito especiais. Os pacotes de serviços também oferecem recursos extras, como seguros, um número de transferências sem taxas durante o mês e outras vantagens que dependem de seu perfil.

Opções de conta para os clientes do sistema financeiro

Uma conta corrente te dará acesso a muitos serviços e benefícios de seu banco. Já a conta poupança te dará segurança e um rendimento fixo mensal, com risco praticamente nulo. (Foto: segurosmultiriscos.wordpress.com)

Hoje em dia, a grande maioria das contas corrente são mistas. Isso quer dizer que elas também são contas poupança. O que você tem de olhar na hora de diferenciá-las é se os juros pagos na conta poupança e na conta corrente estão diferentes, se um é mais vantajoso do que o outro. Uma conta corrente acabará por anular seus lucros com juros, tendo em vista as taxas de manutenção da conta durante os meses do ano. Já uma conta poupança não tem estas taxas, te deixando apenas com os lucros, mesmo que baixos, de rendimento da poupança.

O que deve atrair o cliente de um banco para a utilização de uma conta poupança é a taxa de juros que esta estará oferecendo aos seus investimentos. No Brasil, com a situação financeira de hoje, uma conta poupança pode ser muito menos atraente do que os rendimentos de uma CDB. Se seu banco oferecer uma boa taxa de retorno para seu dinheiro a mais e você precisa de uma conta para organizar seus pagamentos, uma conta corrente pode ser tanto uma poupança quanto sua fonte de movimentações financeiras diárias.

Uma pessoa que está pensando na conta poupança e na conta corrente deve pensar também em uma diversificação de investimentos. A conta poupança é uma forma de se disciplinar, mesmo que psicologicamente, a salvar um dinheiro que terá uma liquidação imediata, ou seja, um fundo de emergência para problemas financeiros. O que o investidor deve tomar cuidado é para não direcionar dinheiro demais para uma poupança e acabar esquecendo dos gastos do dia a dia que acontecem durante o mês.

Se você está à procura de uma conta para as finanças do seu dia-a-dia e já tem investimentos e um fundo de emergência,  uma conta poupança se torna desnecessária. Talvez juntar os rendimentos de sua conta corrente com um fundo de investimento disponível pelo seu banco ou sua conta poupança possam se tornar mais viáveis do que a abertura de uma conta poupança. Lembrando sempre que a maior vantagem da conta poupança é a isenção das taxas de manutenção e a segurança financeira de um fundo emergencial com rentabilidade fixa e de risco praticamente nulo.

4 comentários para “Diferenças entre conta corrente e poupança”

  1. Isabel Cristina Nogueira Dias

    Recentemente abri uma conta corrente, e preciso me familiarizar com este assunto tão complexo, por isso pedi explicações. E agradeço pela atenção dispensada.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Isabel, falaremos sobre esse assunto no blog. Por enquanto, entre em contato com sua gerente para uma conversa esclarecedora sobre o que é possível fazer com uma conta corrente.

      Responder
  2. Rafael Araujo

    Tenho uma conta corrente e poupança no BB, e a minha dúvida é, só tenho dinheiro depositado em conta poupança e a conta corrente não tem saldo.
    Eu consigo fazer pagamento em débito?
    E se sim, se eu tiver dinheiro nas duas contas, e for fazer o pagamento em débito, de qual conta vai debitar o valor da compra?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Só se for usando o cartão da conta poupança, Rafael, e vai descontar da sua conta poupança.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)