Se você precisa de várias contas corrente, para gerenciar seu dinheiro melhor ou ter diferentes linhas de crédito, há algumas coisas que você deve estar ciente. Com bancos e cooperativas de crédito competindo por seus clientes, existem algumas grandes ofertas de contas corrente no mercado Mas, embora nunca tenha sido mais fácil do que hoje em dia comparar e alternar contas contas corrente com diferentes ferramentas, pode ser que elas não respondam a algumas perguntas essenciais sobre o tio de atendimento que você precisa, ou se é mesmo possível ter mais de uma conta corrente.

Vamos então às dúvidas mais comuns sobre a quantidade de contas que você pode ter em um ou mais bancos.

Posso ter duas contas correntes em bancos diferentes?

Sim, pode. Não há qualquer regra existente que te impeça de ter uma ou mais contas corrente em bancos diferentes. Para abrir uma ou mais contas corrente em um banco, você precisará apresentar os seguintes documentos:

Documento de identificação com foto e CPF

Comprovante de residência

Comprovante de renda

A questão principal de ter duas contas em bancos diferentes é que você vai ter que arcar com os custos dessas contas em separado, a não ser que você abra uma conta de serviços essenciais ou uma conta digital, geralmente sem tarifas. Em outros casos, você terá duas contas e duas tarifas diferentes, dois custos extras que podem pesar nas suas finanças.

Por exemplo, imagine que você tem uma conta no banco A e abriu uma conta no banco B. Por serem bancos diferentes, você terá tarifas para pagar pelos serviços de ambos os bancos. Se você tivesse tentado abrir uma segunda conta no banco A ao invés de abrir uma conta no banco B, poderia ter negociado uma tarifa mais vantajosa ou até a isenção total do pacote de serviços.

Para reduzir os custos, nada como abrir uma conta digital ou conta de serviços essenciais, pois ambas tem isenção do pacote de tarifas. Em ambos os casos, você vai passar a aproveitar os serviços e oportunidades de investimentos de ambos os bancos, podendo ter acesso a linhas de crédito e financiamento de mais de uma instituição financeira.

Custos de contas corrente

Você pode ter mais de uma conta corrente em diferentes bancos, mas precisa se planejar para os custos extras disso no seu orçamento. (Foto: Reference.com)

Posso ter uma conta corrente e uma conta poupança em bancos diferentes?

Pode sim. É possível abrir uma conta corrente em um banco e uma conta poupança em outro. Você pode até fazer combinações de duas contas corrente e uma conta poupança em um banco, e duas contas corrente ou uma e uma conta poupança em outro.

Contudo, é importante lembrar que apesar dos rendimentos da poupança serem isentos de IR, é importante saber o limite da poupança para quem precisa declarar o IR para não ter problemas com a Receita.

Devemos também lembrar a quem faz esse tipo de arranjo de contas, com uma conta corrente e uma poupança em um banco, que algumas instituições fornecem certos benefícios aos seus clientes quando fazem aplicações na poupança. Por exemplo, ao trazer o valor X para a poupança do banco A, você pode obter um desconto ou isenção total no pacote de serviços da sua conta corrente do banco A. Converse com um gerente sobre essas possibilidades antes de sair abrindo contas corrente e poupança em vários bancos.

Posso ter duas contas poupança em bancos diferentes?

Pode, mas talvez não seja a pergunta certa a se fazer. Uma pergunta mais apropriada seria para quê ter duas contas poupança em bancos diferentes?

Se a preocupação é com a quebra do banco não é preciso se preocupar. Nosso sistema financeiro é sólido e os depósitos em poupança tem boas garantias. É muito difícil, senão impossível, que haja problemas nas contas poupança de hoje em dia, mesmo nos bancos privados.

Se a preocupação é sobre investimentos, vale lembrar que o rendimento da poupança é o mesmo para todos os bancos, e eles não podem cobrar tarifas ou taxas de administração sobre as contas poupança. Então não importa em qual banco você abre sua conta poupança, o rendimento e os custos serão sempre iguais.

Quando a preocupação for estabelecer um relacionamento com a instituição financeira, aí as coisas mudam de figura. Nesse caso, vale a pena ter a conta poupança em instituições diferentes para você começar a conhecer os serviços e atendimento das instituições para encontrar as que melhor vão atender às suas necessidades.

Quanto à organização financeira, pode ser uma boa ter mais de uma conta poupança para organizar suas finanças. Por exemplo, uma conta pode ser para guardar dinheiro para uma viagem, enquanto outra pode ser para guardar dinheiro para uma reforma no apartamento. Isso pode facilitar bem na organização financeira, mas é mais recomendável diversificar os investimentos do que manter tudo em contas poupança.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e teremos o prazer em responder suas questões!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)