Se você não está satisfeito com seu banco, uma ótima opção que você tem é mudar de instituição financeira. Você pode mudar completamente de instituição, ou pode simplesmente mudar de uma agência para outra do mesmo banco, ou mudar de agência em cidades diferentes. Seja qual for a opção que você escolher, os procedimentos são bem fáceis de seguir.

Como mudar de banco: mesmo banco para agências diferentes

Para mudar de um banco para outro, mas em agências diferentes, vá até a agência para onde você quer levar sua conta e converse com um gerente. Leve com você os dados de sua conta, cartão, comprovante de residência, comprovante de renda atualizado, CPF e documento de identidade com foto. Isso é necessário porque no momento da transferência, geralmente, você terá que atualizar o cadastro no banco.

O gerente então fará uma solicitação ao sistema, transferindo sua conta para a agência onde você se encontra. É bem simples mesmo, sem muita complicação.

Como mudar de banco: mesmo banco para uma agência premium ou private

Quem tem uma renda maior ou procura um atendimento personalizado pode procurar pelos serviços de um banco prime ou private da mesma “bandeira” de seu banco. Para fazer a transferência, basta procurar uma agência private ou prime do seu banco e conversar com um gerente, levando todos os dados sobre sua conta atual, além de comprovante de renda e residência atualizados, bem como documento de identidade com foto e CPF. O gerente irá avaliar seu perfil, para saber se ele se encaixa em um perfil de private banking ou agência premium, pois geralmente é exigido uma renda mínima ou investimento mínimo para poder abrir conta nessas agências. O gerente então fará a transferência de sua agência original para sua agência prime/private.

Transferindo a conta entre bancos

Se você não está satisfeito com seu banco, é hora de mudar de instituição financeira e levar sua conta para uma que atenda às suas necessidades. (Foto: contaembanco.com.br)

Como transferir conta para banco em outra cidade?

Você pode mudar de agência em cidades diferentes seguindo os passos acima, ou seja, indo a agência onde você quer ter sua nova conta e solicitar a transferência de conta.

Posso fazer portabilidade de conta corrente para outro banco?

Sim, se for conta salário. Basta apenas procurar sua agência bancária atual e pedir para transferirem os valores de sua conta salário para sua conta corrente no segundo banco. Nesse caso, note que você já tem que estar com a conta aberta no banco para o qual vai transferir o dinheiro da sua conta salário.

Como transferir sua conta corrente para outro banco diferente do seu?

O primeiro passo é começar uma longa pesquisa. Analise o máximo de bancos e instituições financeiras que puder, para encontrar os melhores pacotes de serviços, as menores taxas de juros, os maiores limites.

O segundo passo é abrir a conta no banco onde você quer ter uma conta corrente. Leve um comprovante de renda, comprovante de residência, documento de identidade com foto, e CPF.

O terceiro passo é pegar todas contas que você tem em débito automático na sua primeira conta e cancelar os débitos automáticos. Pegue todos esses débitos automáticos e faça o cadastro na sua conta nova, para já se preparar. Faça também já o cadastro no seu internet banking, e peça também o cartão de acesso ao seu internet banking, caso precise, bem como senha, token, etc.

O quarto passo é ir ao banco antigo para fazer o cancelamento da conta antiga e a transferência via TED ou DOC do saldo remanescente da sua conta e seus investimentos para o banco atual. Se você estiver fazendo a portabilidade de crédito (levando empréstimos, financiamentos, etc) para o outro banco, é também nessa etapa que você vai pedir a transferência. Porém, se você for fazer a portabilidade de crédito, terá que fazer a verificação prévia com o banco para o qual vai transferir sua conta antes para ver se eles vão aceitar sua portabilidade. Em alguns casos, pode não ser possível fazer o TED ou DOC para sua nova conta, e será necessário sacar o dinheiro. Faça isso só se você puder pegar um táxi ou carona na frente do banco, para evitar qualquer risco de assalto.

Tome algumas precauções antes de mudar de banco

Mudar de banco não é algo pra fazer de qualquer jeito. O passo mais importante é pesquisar bastante antes da mudança, para não fazer uma troca por um banco que não ofereça boas vantagens para você. Senão, de nada vai adiantar a troca.

Já fez uma mudança de banco antes? Como você fez a mudança? Chegou a ter que fechar sua conta no banco? Que dicas daria para quem quer fazer a mesma mudança?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)