Muitas pessoas que tem conta salário geralmente tem essa conta aberta pela empresa. Algumas vezes, essas contas são em bancos ou instituições financeiras diferentes das que o trabalhador já tem. Porém, através da portabilidade bancária, é possível transferir sua conta salário para outro banco com facilidade, e nós vamos mostrar como.

O que é a conta salário?

A conta salário é uma conta aberta por solicitação do empregador para o depósito do salário do empregado. Apenas podem ser depositados valores na conta a partir da conta do empregador e não mais de qualquer outra fonte. É uma conta sem qualquer custo para o titular.

Posso abrir uma conta salário?

Não. Apenas o empregador pode solicitar a abertura de uma conta salário para realizar o pagamento aos seus funcionários. O empregador é também responsável pela identificação dos beneficiários das contas salário para as quais faz transferências.

Qual a diferença entre uma conta salário e uma conta corrente ou poupança?

Além da conta salário não ter qualquer custo para quem a abre, o empregado não pode abrir uma conta salário por iniciativa própria indo a um banco ou instituição financeira. Outra diferença é a movimentação da conta salário, de onde só podem ser realizados saques ou transferências.

Portabilidade bancária

Transfira sua conta salário de banco para obter melhores benefícios e não precisar ter várias contas abertas. (Foto: This is Money UK)

Como fazer a portabilidade de conta salário?

A portabilidade de conta salário pode ser feita solicitando ao banco da conta salário para realizar a transferência automática dos recursos para uma conta de sua titularidade em um banco diferente ou, se preferir, a fusão da sua conta salário com a conta corrente no mesmo banco.

Para realizar a portabilidade, basta ir até a agência do banco onde você tem a conta salário para conversar com o gerente e informar a conta onde o dinheiro deve ser depositado. O banco tem até 5 dias úteis para efetuar o cadastro da portabilidade, e a transferência será realizada automaticamente após isso.

E se eu tiver algum problema com a conta salário?

Caso tenha algum problema ou impedimento quanto a sua conta salário, é possível seguir alguns passos para garantir seus direitos, começando pelo registro de um Boletim de Ocorrência. Após esse registro, você pode ir até o PROCON e também registrar sua reclamação no BACEN. Caso haja algum prejuízo financeiro, recomendamos que você registre todos os prejuízos em documentos e reúna as provas para processar o banco depois.

Posso ter mais de uma conta salário?

É possível ter mais de uma conta salário apenas se você tem mais de um emprego. E, da mesma forma, você pode fazer a portabilidade da conta salário para sua conta corrente ou poupança, seguindo os passos simples acima descritos.

Banco não pode descontar dívida da conta salário

Seja através da fusão da sua conta corrente ou poupança com a conta salário ou através da portabilidade, o banco não pode descontar dívidas da sua conta salário. O salário é um bem inalienável. Você deve recebê-lo e a partir do recebimento, alocá-lo para o pagamento de suas dívidas e contas.

Ficou alguma dúvida? Esperamos ter sanado todas as questões sobre conta salário. Mas caso você ainda tenha alguma pergunta, envie para nós nos comentários abaixo e iremos responder o quanto antes! Sua participação é muito importante pra gente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)