Como abrir conta de serviços essenciais?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Você, pessoa física, pode, desde 30 de abril de 2008, abrir uma conta corrente sem pagar quaisquer taxas e tarifas para mantê-la. Estas contas são chamas de contas essenciais, e dão direito, gratuitamente, a serviços chamados de “essenciais” pelo Banco Central do Brasil. Muitos bancos vão resistir ou negar a existência deste tipo de conta, mas é um direito seu e você deve se fazer valer dele, mesmo que signifique ir ao PROCON ou acionar o Banco Central sobre a irregularidade.

Porém…

Ao contratar uma conta de serviços essenciais, o cliente pode ser limitado o acesso a outros benefícios do banco, como dias extras sem juros no cheque especial, limites e condições especiais para empréstimos, entre outros. A conta de serviços essenciais deve ser usada apenas e somente se você já tem um bom relacionamento com outro banco ou instituição financeira ou se não pretende usar nenhum dos serviços bancários além do básico oferecido pelo banco/instituição financeira.

O que posso fazer com minha conta essencial?

Quem tem uma conta de serviços essenciais, tem direito aos seguintes serviços essenciais e quantidades sem cobrança de tarifas:

Para contas corrente

Pacotes de serviços bancários básicos

Comparando os pacotes básicos de bancos, você pode decidir qual o melhor para suas necessidades e também o mais barato. (Foto: www.alagoasnanet.com.br)

O que acontece se eu precisar fazer mais transações além da gratuidade?

Neste caso, ou para qualquer outro serviço não incluso nas listas acima, o cliente tem duas opções: pagar tarifas individuais para cada serviço extra ou contratar um pacote de serviços com pagamento de uma mensalidade. Quem precisa de serviços gratuitos além destes e baratos, os bancos são também obrigados a fornecer 4 pacotes de serviços básicos padronizados, além daqueles oferecidos pela própria instituição. Os serviços inclusos em cada pacote para constas corrente são:

Obs: o cancelamento de quaisquer dos pacotes pode ocorrer a qualquer momento.

Considerações Finais

Lógico, que além dos pacotes padronizados, os bancos tem pacotes próprios pacotes com serviços e produtos que podem (ou não) atender às suas necessidades. Uma pesquisa e comparação entre os bancos, além de uma análise de seus hábitos bancários irá te ajudar a saber o que você realmente precisa de serviços, podendo resultar em uma poupança de muito dinheiro ao não pagar tarifas pelos serviços que você não usa.

Como você escolheu seu pacote de serviços?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário