Uma Conta Digital é um tipo de conta voltada para usuários do sistema financeiro que pouco utilizam produtos e serviços físicos dos bancos, tais como visitas constantes aos caixas eletrônicos e às agências bancárias.

Como os serviços digitais são mais baratos para as instituições financeiras, acaba que os custos da conta digital em tarifas e pacotes de serviços é menor, isentando ou barateando os custos para os clientes de possuir uma conta em uma instituição financeira.

Nem todos os bancos oferecem a conta digital. No momento em que este artigo foi escrito, o Itaú oferecia a iConta, o Banco do Brasil oferecia o pacote Conta Digital e o Bradesco oferecia a DigiConta. À medida que mais contas digitais aparecerem, atualizaremos este artigo com mais informações.

Como fazer uma conta digital?

O interessado pode conversar diretamente com seu gerente para transferir sua conta atual para um pacote de conta digital.

Outra forma de obter uma conta digital é preencher o cadastro no site dos bancos que oferecem o pacote. Mesmo assim, será necessário que o interessado compareça à uma agência para a assinatura do contrato e talvez para levar alguns documentos, já que alguns bancos não aceitam documentos digitalizados.

Por que ter uma conta digital

A conta digital é ideal para quem não quer gastar muito dinheiro para ter conta em bancos mas que quer começar ou manter um relacionamento com um banco sem muitos custos. (Foto: www.quisk.com)

O que preciso para abrir uma conta digital?

Para ter uma conta digital, é necessária a apresentação dos originais dos seguintes documentos:

  • Maiores de 18 anos: RG, carteira de motorista, carteira de identidade militar, passaporte (se estrangeiro), carteira de trabalho, carteira de inscrição em entidades de classe, CPF, comprovante de renda (holerite, contracheque ou declaração de Imposto de Renda), comprovante de residência;
  • Menores de 18 anos e maiores de 16: maiores de 16 anos completos podem movimentar sua conta-corrente sem a autorização do responsável legal e casado, comprovado pela certidão de casamento; se formado, comprovado pelo diploma de curso superior; se concursado e possuir o termo de posse do cargo; se comprovar posse de estabelecimento civil ou comercial; se tiver emprego, comprovado pelo registro na carteira de trabalho; pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. A documentação é a mesma para maiores de 18 anos, sendo em alguns casos necessária a apresentação de documentação por parte dos responsáveis também.
  • Menores de 16 anos: representados pelo pai, mãe ou tutor, que assinará a ficha de proposta. O menor e seu representante devem apresentar documentação.

Lembre-se que ao fazer aplicação para uma conta digital, o interessado ainda estará sujeito à análise de risco e crédito pelo banco.

Qual a diferença entre uma conta digital e uma conta normal?

Na conta digital, o cliente geralmente não pagará as tarifas de pacotes mensais como um cliente de contas tradicionais. Entretanto, o cliente pagará taxas por serviços tradicionais, tais como emissão de talão de chegues, saques nos guichês das agências, emissão de extratos e outros. Tais serviços “tradicionais” são cobrados à parte do cliente que possui uma Conta Digital, quando ele utilizar tais serviços.

A quantidade de serviços gratuitos aos quais o cliente tem acesso muda também de acordo com o banco. É importante que aquele que está se aplicando a uma conta digital entenda muito bem seus hábitos bancários e só assine o contrato quando a conta digital atender com 1 uso gratuito mensal de cada serviço que você usa com frequência.

O que uma conta digital oferece?

O Pacote Conta Digital do Banco do Brasil oferece gratuitamente no pacote:

  • Cartão de crédito e débito, Saques, Extratos e Pagamentos;
  • Transferências por DOC/TED feitas pela internet, no caixa eletrônico e outros meios eletrônicos;
  • Transferências entre contas do Banco do Brasil, desde que feitas pela internet, no caixa eletrônico e outros meios eletrônicos;
  • Agenda Financeira via Terminal de Autoatendimento BB.

O Itaú iConta oferece gratuitamente:

  • Cartão de crédito e débito, Saques, Extratos e Pagamentos;
  • Transferência ilimitada entre contas do Itaú, por internet ou canais eletrônicos;
  • Acesso ilimitado a informações por celular (SMS) e aviso automático de movimentação de conta corrente;
  • Transferência ilimitada por meio de DOC e TED, somente nos canais eletrônicos.

O Bradesco Digiconta oferece gratuitamente:

  • Cartão de crédito e débito, Saques, Extratos e Pagamentos;
  • Limite de crédito pré-aprovado;
  • SMS ou informações sobre a conta por e-mail;
  • Débito Direto Autorizado via SMS;
  • Pedido de extratos e correspondências por meios eletrônicos;
  • Abertura de poupança;
  • Transferência entre contas Bradesco por meio da internet ou Bradesco celular.

Todos os bancos possibilitam o uso da Rede 24 horas para realizar transações. Todas as transações acima são gratuitas desde que realizadas pelos meios digitais dos bancos, ou seja, internet, aplicativos para smartphones/tablets ou caixas eletrônicos.

Quem deve ter conta digital?

Clientes que utilizam prioritariamente os meios eletrônicos para transações podem fazer melhor proveito das contas digitais. É importante lembrar que muitos serviços e benefícios dos bancos que oferecem contas digitais (tais como linhas de crédito especiais, cartões de crédito com programas de relacionamento melhores, etc) só estão disponíveis para quem usa um tipo de pacote de serviços específico do banco, e não para quem tem conta digital.

Se você é um interessado em ter uma conta digital, entre no site do banco de seu interesse e faça sua aplicação ou ligue para seu gerente e peça a troca de seu pacote atual por um pacote de conta digital. Você pode até não ter tudo que precisa na conta digital, mas a intenção de mudar pode convencer seu gerente a te dar alguns benefícios ou descontos.

Você tem conta digital? Funciona bem para você? Você recomendaria a conta digital para outras pessoas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)