O que é a conta digital que o banco oferece? Compensa?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Uma Conta Digital é um tipo de conta voltada para usuários do sistema financeiro que pouco utilizam produtos e serviços físicos dos bancos, tais como visitas constantes aos caixas eletrônicos e às agências bancárias.

Publicidade

Publicidade

Como os serviços digitais são mais baratos para as instituições financeiras, acaba que os custos da conta digital em tarifas e pacotes de serviços é menor, isentando ou barateando os custos para os clientes de possuir uma conta em uma instituição financeira.

Nem todos os bancos oferecem a conta digital. No momento em que este artigo foi escrito, o Itaú oferecia a iConta, o Banco do Brasil oferecia o pacote Conta Digital e o Bradesco oferecia a DigiConta. À medida que mais contas digitais aparecerem, atualizaremos este artigo com mais informações.

Como fazer uma conta digital?

O interessado pode conversar diretamente com seu gerente para transferir sua conta atual para um pacote de conta digital.

Outra forma de obter uma conta digital é preencher o cadastro no site dos bancos que oferecem o pacote. Mesmo assim, será necessário que o interessado compareça à uma agência para a assinatura do contrato e talvez para levar alguns documentos, já que alguns bancos não aceitam documentos digitalizados.

Por que ter uma conta digital

A conta digital é ideal para quem não quer gastar muito dinheiro para ter conta em bancos mas que quer começar ou manter um relacionamento com um banco sem muitos custos. (Foto: www.quisk.com)

Publicidade

Publicidade

O que preciso para abrir uma conta digital?

Para ter uma conta digital, é necessária a apresentação dos originais dos seguintes documentos:

Lembre-se que ao fazer aplicação para uma conta digital, o interessado ainda estará sujeito à análise de risco e crédito pelo banco.

Qual a diferença entre uma conta digital e uma conta normal?

Na conta digital, o cliente geralmente não pagará as tarifas de pacotes mensais como um cliente de contas tradicionais. Entretanto, o cliente pagará taxas por serviços tradicionais, tais como emissão de talão de chegues, saques nos guichês das agências, emissão de extratos e outros. Tais serviços “tradicionais” são cobrados à parte do cliente que possui uma Conta Digital, quando ele utilizar tais serviços.

A quantidade de serviços gratuitos aos quais o cliente tem acesso muda também de acordo com o banco. É importante que aquele que está se aplicando a uma conta digital entenda muito bem seus hábitos bancários e só assine o contrato quando a conta digital atender com 1 uso gratuito mensal de cada serviço que você usa com frequência.

Publicidade

O que uma conta digital oferece?

Publicidade

O Pacote Conta Digital do Banco do Brasil oferece gratuitamente no pacote:

O Itaú iConta oferece gratuitamente:

O Bradesco Digiconta oferece gratuitamente:

Todos os bancos possibilitam o uso da Rede 24 horas para realizar transações. Todas as transações acima são gratuitas desde que realizadas pelos meios digitais dos bancos, ou seja, internet, aplicativos para smartphones/tablets ou caixas eletrônicos.

https://youtu.be/sonoLQWR01k

Publicidade

Publicidade

Quem deve ter conta digital?

Clientes que utilizam prioritariamente os meios eletrônicos para transações podem fazer melhor proveito das contas digitais. É importante lembrar que muitos serviços e benefícios dos bancos que oferecem contas digitais (tais como linhas de crédito especiais, cartões de crédito com programas de relacionamento melhores, etc) só estão disponíveis para quem usa um tipo de pacote de serviços específico do banco, e não para quem tem conta digital.

Se você é um interessado em ter uma conta digital, entre no site do banco de seu interesse e faça sua aplicação ou ligue para seu gerente e peça a troca de seu pacote atual por um pacote de conta digital. Você pode até não ter tudo que precisa na conta digital, mas a intenção de mudar pode convencer seu gerente a te dar alguns benefícios ou descontos.

Você tem conta digital? Funciona bem para você? Você recomendaria a conta digital para outras pessoas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário