Como ter conta corrente SEM pagar tarifas?
Nosso país pode ter muitos problemas, mas não podemos reclamar demais de nosso sólido sistema financeiro. Lógico, há muito a melhorar, mas também já temos muita coisa boa para aproveitar. Só que na maior parte das vezes, a desinformação impera e as pessoas acabam não tendo acesso às ferramentas boas de nosso sistema financeiro. Uma destas ferramentas é a possibilidade de ter uma conta corrente sem pagar tarifas.
Leia também
- Banco online no Brasil: como funciona? Qual o melhor?
- Tarifa de manutenção de conta corrente é legal? Não pague!
De acordo com o art. 2º da Resolução 3.919, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é proibido que os Bancos e instituições financeiras cobrem tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais à pessoa física. Estes serviços são os seguintes para conta corrente:
- Fornecimento de cartão com função débito;
- Realização de até 4 saques por mês;
- Realização de até 2 transferências entre contas na própria instituição por mês;
- Fornecimento de até 2 extratos por mês;
- Realização gratuita de consultas pela internet;
- Fornecimento de até 10 folhas de cheques por mês.
Todos os bancos são obrigados a oferecem esta mínima quantidade de serviços aos seus clientes de forma gratuita. Qualquer quantidade acima destes valores pode ser cobrada em pacotes do banco. Dentro destes pacotes, eles são obrigados a ter quatro pacotes padronizados além dos pacotes diferenciados que o banco pode oferecer. Estes pacotes contém diferentes quantidades de acessos aos serviços acima descritos e detalhados no site do Banco Central.
O intuito de padronizar alguns pacotes é oferecer ao cidadão brasileiro uma forma clara de comparar os preços entre os bancos e instituições financeiras e assim, escolher aquela com as melhores tarifas e serviços.
Mas há alguma desvantagem em ter uma conta sem pagar tarifas?
Sim. Ao optar pelos pacotes padronizados, na grande maioria das vezes o cliente não terá acesso a serviços diferenciais do Banco ou instituição financeira, tais como cartão de crédito, cheque especial sem juros, financiamentos e empréstimos com taxas de juros diferenciadas entre outros. Se você só precisa de serviços básicos de um banco, tudo bem ter um pacote padronizado sem a cobrança de tarifas. Agora, se você quer mesmo aproveitar o melhor que um banco tem a oferecer, é interessante você separar algum dinheiro para pagar os pacotes dos bancos.
Tenho como ter os pacotes de bancos com acesso aos serviços diferenciados sem pagar tarifas?
Talvez. Neste caso, vai depender muito da sua habilidade de barganha e relacionamento com seu banco. Para que sua negociação tenha maior garantia de sucesso, você deve primeiro comparar tarifas e serviços de vários bancos, incluindo os pacotes diferenciados. Com estes dados em mãos, vá ao gerente ou gerentes de seu(s) banco(s) e tente mostrar que outras instituições estão oferecendo serviços diferenciados que te atraem mais.
Pode ser que você não consiga a gratuidade de todas as tarifas, mas você pode conseguir tarifas promocionais, alguns serviços a mais no seu pacote, como transferência bancárias, ou até um cartão de crédito sem anuidade. Vale lembrar que toda essa negociação ficará muito mais fácil se você sempre usar os serviços do banco e pagar suas contas em dia, pois nenhum banco quer perder um cliente que é bom pagador.
Esperamos ter ajudado nossos leitores. Se ainda ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Tarifas do banco Itaú
Posso ter duas contas no mesmo banco? Quais as regras?
Sacar no “Banco 24 Horas” tem taxas? Vale a pena?
Tarifa de cobrança é legal? O que é?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.