O que é e como funciona um cartão de crédito digital?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Quando você faz uma compra em uma grande loja online, você pode se sentir bastante confiante de que a empresa não vai abusar do número do seu cartão. Mas quando o comerciante é muito novo ou tem uma pequena presença online, essa compra vem com um certo risco. O comerciante tem seu endereço de faturamento, além do número do cartão, data de validade e código de segurança. É tudo que um comerciante inescrupuloso precisa para fraudar seu cartão.

O que é um cartão de crédito digital?

Um número de cartão de crédito digital é um número de cartão gerado aleatoriamente associado ao seu cartão de crédito real. Dependendo do emissor, você poderá definir uma cobrança máxima para o número virtual, protegendo ainda mais sua transação. E normalmente você pode configurá-lo para expirar a qualquer momento até um ano a partir da data de criação. Para o comerciante online, não parece diferente de qualquer outro cartão de crédito. As cobranças aparecem na sua fatura regular, mas o comerciante não tem o número do seu cartão de crédito.

Onde conseguir um cartão de crédito digital?

Muitos bancos e instituições financeiras, assim como emissores de cartões de crédito, oferecem os cartões de crédito digital a qualquer detentor de um cartão que também utilize serviços bancários online. Geralmente o número de cartão é gerado online ou através de um app. Você deve verificar com o emissor do seu cartão de crédito para ver se o serviço está disponível.

Cartões de empresas que oferecem contas digitais geralmente tem versões digitais dos cartões.

Cartão de crédito digital

Um cartão de crédito digital pode ser uma ótima adição aos seus serviços financeiros com poucos custos, mais segurança e muita praticidade. (Foto: dinakaran.com)

Meu banco não oferece cartões de crédito digitais. O que fazer?

Existem empresas que oferecem o serviço de cartões de crédito digitais que funcionam como cartões pré-pagos. Basta você acrescentar crédito no seu cartão virtual e pagar uma tarifa por uso. Outras cobram uma mensalidade que funciona como a anuidade de um cartão. Pesquise bem para não contratar qualquer serviço, pois há muitos deles que são fraudulentos.

Há desvantagens para cartões de crédito digitais?

O maior ponto negativo para números de cartão de crédito virtual é que eles só funcionam online. Você não pode usar um cartão de crédito digital em uma situação em que você passaria um cartão físico. Além disso, os retornos podem ser problemáticos se o cartão virtual usado expirou; e você pode ter que usar outra forma de pagamento. E, claro, um comerciante desonesto pode receber seu pagamento sem enviar sua compra. Mesmo que você tenha usado um número de cartão virtual, você teria que contestar essa cobrança. Ainda assim, os números de cartão de crédito digital podem servir como um bom meio de segurança entre os detalhes do cartão de crédito e os comerciantes online.

Vocês já usaram um cartão digital? Qual foi o resultado? Gostaram da praticidade? Deixem a participação de vocês nos comentários abaixo com críticas, elogios, sugestões e perguntas. Nós lemos todos os comentários e respondemos o mais rápido possível.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário