Você pode se aposentar mais cedo e com menos dinheiro guardado, se você está disposto a reduzir seus custos de vida. Há uma variedade de maneiras para os aposentados reduzirem suas contas, onde as formas de redução terão um impacto significativo sobre o seu poder de compra. Considere estas formas de reduzir seus custos mensais na aposentadoria.

Gasto com casa própria na aposentadoria: quite seu financiamento de imóvel

Eliminar a seu financiamento de imóvel é uma das melhores maneiras de tornar a aposentadoria mais acessível, porque remove uma fatura mensal de pagamento considerável. Enquanto você ainda vai ter que pagar impostos e os custos de manutenção para a sua casa, é provável que seja uma fração de seus pagamentos da mensalidade. Se não for possível quitar o imóvel, tente pelo menos pagar um adiantamento generoso para reduzir as parcelas.

Gastos com imóvel na aposentadoria e gastos com filhos: reduza o tamanho da sua casa

Uma vez que seus filhos já são independentes, é provável que você não vai mais precisar de uma casa de vários quartos perto de uma escola e com um quintal grande, que podem ser caros para manter. Considere reduzir o tamanho para uma casa menor em um bairro menos caro, e adicione o lucro da venda na renda da sua aposentadoria.

Você também pode se mudar para uma área onde o custo de vida é significativamente menor, para conseguir guardar mais dinheiro e também, aproveitar mais a vida.

E se você tiver um filho adulto morando com vocês, se ele não for dependente de vocês, já passou da hora de colocá-lo para trabalhar e arrumar uma casa própria.

Custos a cortar para aposentadoria

Para uma aposentadoria financeiramente tranquila, o passo mais importante é o corte de custos desnecessários, para você não torrar o dinheiro da sua aposentadoria toda nos primeiros anos de descanso. (Foto: www.forbes.com)

Gastos com carros na aposentadoria: vá caminhando ou use o transporte público gratuito para idosos

É provável que você tenha dois ou mais carros na sua casa. Na aposentadoria, você pode ser capaz de conseguir viver com um carro, eliminando, assim, os custos de seguro, de gasolina, impostos e de manutenção do segundo veículo. Em cidades com transporte público, você pode até mesmo andar de ônibus e metrô gratuitamente. Em geral, as cidades pequenas tendem a ser mais tranquilas do que as áreas suburbanas para o transporte sem carro. Já falei que cidades menores também são mais baratas para se viver? Principalmente que está entrando na aposentadoria cheio de dívidas, a estratégia de ficar sem carro pode ajudar bastante na quitação do débito. Combine com uma estratégia para se livrar da dívida, e você terá uma excelente carta financeira na manga.

Pague menos impostos na aposentadoria

Você pode fazer isso tendo investido em um Plano de Previdência Privada, ou simplesmente, lembrando de declarar no imposto de renda as reduções nos recebimentos após de aposentar. Acredite ou não, ainda tem muita gente que esquece de mudar informações como salário no imposto de renda, ou colocar que é aposentado.

Gastos com investimentos na aposentadoria: reduza os riscos!

Investir em fundos de alto custo reduz o seu retorno. Minimizar os custos de investimentos é especialmente importante para os aposentados que vivem de rendimentos de sua carteira de investimentos. Neste caso, basta selecionar fundos de menor custo e que atendam às suas necessidades de investimento. Mesmo o simples fato de mudar seu perfil de investidor para um estilo mais conservador pode te ajudar a reduzir custos, porque você vai reduzir as perdas associadas aos altos riscos de certos investimentos.

Gastos com remédios e medicamentos na aposentadoria: tenha um estilo de vida mais saudável

Cuidados de saúde é provável que seja um dos maiores e menos previsíveis custos que você irá enfrentar na aposentadoria. Mas há algumas coisas que você pode fazer para controlar os custos de saúde, começando pela prática de exercícios físicos. Adote também uma dieta saudável, e faça consultas médicas preventivas mensalmente, ao invés de só ir ao médico quanto a situação estiver complicada.

Descontos para aposentados!

Uma das principais vantagens de envelhecer está recebendo descontos nos cinemas, museus e restaurantes. É só perder a vergonha de admitir sua idade nos guichês, e você terá o melhor preço para muitos produtos e serviços que não achava possível ter descontos.

Esperamos ter ajudado. Deixe nos comentários suas outras dicas para quem está se aposentando e precisa poupar dinheiro. Toda ajuda é bem vinda!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)