As atividades esperadas de um departamento de finanças cobrem várias atividades, que vão desde a contabilidade básica até o fornecimento de informações para auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas. Ao entender o que é esperado de um departamento financeiro, você entende perfeitamente como pode trabalhar no financeiro de uma empresa e ser bem sucedido nesse trabalho. Precisamos, porém, especificar algumas áreas de trabalho dentro do departamento financeiro, e qual a formação exigida dos profissionais que queiram trabalhar nesse setor.

Formação de quem vai trabalhar no Departamento Financeiro

Quem vai trabalhar em um departamento financeiro precisa ter uma formação em ciências contábeis, administração, engenharia de produção, ou economia, preferencialmente com especialização nas áreas de planejamento tributário, contabilidade de empresas, ou planejamento financeiro para empresas.

Planejamento financeiro de empresa: como trabalhar na parte contábil do setor financeiro?

O departamento financeiro será responsável por todo o dia a dia transacional de contabilidade para um negócio. Isso irá incluir o rastreamento de todas as operações financeiras e a gestão de qualquer comunicação financeira de órgãos do Governo. Em empresas muito pequenas, este papel geralmente é preenchido por um membro da família com experiência em contabilidade. Uma empresa de contabilidade externa geralmente é contratada para fazer a declaração do imposto de renda da empresa, e fazer o trabalho de outras questões tributárias. Em organizações maiores este papel se estenderá até à elaboração das demonstrações financeiras com um auditor externo contratado para garantir transparência aos investidores.

Nesta área, se dão melhor os profissionais com formação na área de administração e principalmente, contabilidade.

Trabalhando no setor financeiro de empresa

Trabalhar no departamento financeiro significa correr atrás de um equilíbrio das contas da empresa, e fazer com que a instituição funcione com tudo no verde, sem engasgos. (Foto: www.mercadoytransparencia.org)

Controle financeiro da empresa: trabalhando no departamento financeiro para planejamento

O departamento financeiro também é responsável pela gestão do fluxo de caixa da empresa, e garantir que existem fundos suficientes disponíveis para pagar as contas em dia. Esta área também engloba as políticas de crédito e cobrança para os clientes da empresa, para garantir que a empresa receba os pagamentos no prazo e pague suas contas no vencimento. Na maioria das organizações, haverá algum tipo de previsão orçamentária preparada para as necessidades de caixa.

Nesta área, os profissionais com formação em administração, engenharia de produção, e economia tem uma formação melhor qualificada.

Departamento financeiro e planejamento estratégico

O departamento financeiro é responsável por aconselhar e fornecer o financiamento a longo prazo para projetos e ideias da empresa no longo prazo. O financiamento pode ser obtido através de bancos, na bolsa de valores, através de investidores anjo, ou pelo próprio capital da empresa. O departamento financeiro será fundamental na preparação dos documentos necessários para o planejamento estratégico que guiará a empresa para investimentos que resultarão em maiores retornos.

Aqui, contadores, economistas, administradores, e engenheiros de produção tem que trabalhar em conjunto para o sucesso.

Quer trabalhar no departamento financeiro? Entenda os papéis do departamento financeiro!

Leia os tópicos acima com atenção e entenda que trabalhar no departamento financeiro de uma empresa significa contribuir para a gestão e melhoria de operações, medindo e informando sobre números essenciais da empresa, como lucros, prejuízos, dados de vendas, margem de lucro, etc. O departamento financeiro deve ser capaz de gerir informações financeiras e monitorá-las, filtrando tais informações para poder dar suporte aos gestores nas decisões sobre a empresa, para que eles saibam onde é necessária maior atenção, onde é preciso mais ou menos investimentos, onde a empresa precisa de otimização financeira.

O departamento financeiro deve trabalhar com os gerentes para preparar orçamentos e previsões da organização, e apresentar um relatório sobre os progressos em relação a essas projeções ao longo do ano. Esta informação pode ser usada para planejar contratações, compras, expansões, e necessidades de caixa.

Finalmente, o departamento financeiro deve ser chamado para fornecer informações para auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas essenciais, como quais mercados ou projetos para prosseguir ou as melhores oportunidades financeiras. O departamento de finanças muitas vezes pode contribuir com uma perspectiva objetiva com base em técnicas especiais de avaliação financeira.

Conseguindo um emprego no departamento financeiro de uma empresa

O conhecimento e a compreensão do cargo e do funcionamento de um departamento financeiro são um grande salto para trabalhar no financeiro de uma empresa. As empresas conhecem o departamento financeiro como um recurso para auxiliar os gestores na gestão do negócio. Com a crescente terceirização da contabilidade de empresas, é possível que mesmo as grandes empresas tenham dificuldade em entender o papel de um funcionário de um setor financeiro. E você tem que provar seu valor, mostrando o que a empresa pode fazer com todas as informações financeiras que tem, como otimizar compras, cortar custos, reduzir depreciação de bens, e muito mais.

Você trabalha no departamento financeiro de uma empresa? Como você começou nesse emprego? Quais dicas daria para quem vai trabalhar nesse setor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)