Um consultor financeiro é um tipo de educador financeiro. Um consultor financeiro realizará uma auditoria de sua situação financeira atual e traçará um plano para ajudá-lo a alcançar seus objetivos futuros. Entender no que ele pode te ajudar vai contribuir para sua educação financeira, principalmente na compreensão das ferramentas disponíveis por parte de um consultor financeiro.

O que é consultoria financeira pessoal?

Os consultores financeiros trabalham com seus clientes para entender melhor seus ativos e o que desejam que esses ativos façam por eles no futuro. Por exemplo, se um cliente deseja economizar para a aposentadoria, mas não tem certeza de como, um consultor financeiro pode recomendar o tipo de conta de aposentadoria a ser usada, sugerir investimentos específicos e responder a perguntas sobre quanto economizar.

Dependendo de seu treinamento, histórico e nível de certificação, os consultores financeiros podem ajudar os clientes com necessidades mais especializadas, como preparação de impostos e seguro.

Os termos “consultor financeiro” e “planejador financeiro” costumam ser usados ​​alternadamente, mas alguns consultores financeiros possuem uma certificação. Estes podem oferecer um planejamento financeiro mais especializado do que outros consultores financeiros, como planejamento de negócios ou divórcio.

Para ser claro, nem todos os profissionais que se autodenominam consultores financeiros possuem certificações. Sempre pergunte a qualquer consultor financeiro potencial sobre os certificados específicos que eles possuem.

Consultoria financeira

Consultorias financeiras podem ser necessárias para colocar suas finanças em dia. (Foto: HSO)

O que faz um consultor financeiro pessoal?

Os consultores financeiros analisam o quadro geral da vida financeira de um cliente, incluindo dívidas, ativos, despesas e receitas, para ajudar os clientes a determinar quais devem ser esses objetivos. Os consultores financeiros que possuem as licenças adequadas também podem gerenciar os investimentos de seus clientes.

Os tipos de serviços que você recebe de um consultor financeiro também dependem do tipo de consultor com quem você trabalha. Existem três opções principais para pessoas que procuram um consultor financeiro ou consultor financeiro:

1. Robôs

Esta ferramenta fornece gerenciamento de carteiras de investimentos de forma barata. Se você está interessado em investir, mas não quer gerenciar seu portfólio de investimentos sozinho, um consultor robótico pode fazer isso por você. Alguns robo-consultores também oferecem ferramentas e serviços de planejamento financeiro.

2. Serviços de planejamento financeiro online

Oferecem gerenciamento de investimentos e outras formas de consultoria financeira. Se você precisa de um planejamento financeiro mais abrangente do que apenas gerenciamento de investimentos, um serviço de planejamento financeiro online é mais barato do que um consultor pessoal.

3. Conselheiros

Mais caros, mas desenvolver um relacionamento com o mesmo consultor por muitos anos pode ser benéfico. Um conselheiro presencial pode conhecer sua personalidade, sua família e sua comunidade – o que pode ser uma fonte de conforto quando você compra uma casa, economiza para a aposentadoria ou descobre como pagar as mensalidades da faculdade de seu filho. Aqui estão 10 perguntas para fazer a um consultor financeiro.

Qual é a diferença entre um consultor financeiro e um conselheiro financeiro?

Frequentemente, não há diferença entre um consultor financeiro e um planejador financeiro. Muitas empresas de investimento usam os termos alternadamente. Tanto consultores financeiros quanto planejadores financeiros podem possuir uma variedade de licenças, designações e certificações.

Como há pouca regulamentação sobre como os profissionais de finanças se autodenominam, é dever do consumidor ser extremamente diligente ao trabalhar com um. Uma das melhores maneiras de garantir que você pode confiar em seu consultor financeiro é pesquisando e vendo o histórico de atendimento de cada um, assim como as avaliações de clientes.

Eu preciso de aconselhamento financeiro?

A necessidade de um consultor financeiro depende de suas circunstâncias. Se você tem uma carteira de investimentos bastante simples, pode usar um robô como uma forma de baixo custo de gerenciar esses investimentos, caso não se sinta confortável em fazer isso sozinho.

Se seus investimentos são um tanto complexos ou se você precisa de ajuda em outros tópicos além da gestão de investimentos – como planejamento imobiliário, ajuda fiscal ou pagamento de dívidas – pode valer a pena trabalhar com um consultor financeiro ou procurar serviços de planejamento financeiro online.

Pode ser uma boa ideia obter alguns conselhos de um consultor financeiro quando você passar por grandes mudanças ou eventos em sua vida. Casar-se, ter um filho ou mudar de emprego pode ter sérias implicações para suas finanças. Conversar com um profissional pode ajudá-lo a navegar por essas mudanças e fazer ajustes em seu plano financeiro geral.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)