Lembra quando você encontrou um amigo antigo no Facebook? Você não teve que passar horas entrando em contato com professores, outros amigos, procurando listas telefônicas. Foi simplesmente pesquisar o nome do amigo no Facebook e pronto. É assim, essencialmente, que você consegue procurar emprego pela internet. Sites de busca de emprego e alertas personalizados são a maior parte do trabalho na busca de emprego pela internet. É verdade que nem todos os empregadores irão responder às suas perguntas, e alguns sequer são confiáveis. Mas nosso artigo vai te ensinar como identificar as ofertas confiáveis, além de dar dicas garantidas para melhor garantir seu futuro emprego.

Emprego pela internet: online!

Ao procurar por um emprego online, vantagens e desvantagens andam lado a lado.  Você terá acesso a anúncios de emprego em todos os setores de trabalho, a todos os níveis, em todo o mundo. Você pode procurar emprego a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, sempre que tiver tempo. Você vai ganhar prática com conhecimentos de informática, o que significa que você estará reforçando o seu conjunto de habilidades enquanto você procura. Interações online te deixarão sob menos pressão do que a interação cara a cara e, por isso, vai ser mais fácil manter sua compostura. Poderosas ferramentas de busca irão ajudá-lo a descobrir e pesquisar áreas de carreira que você pode nunca ter considerado. Você pode buscar nestas ferramentas por vagas Campinas por exemplo e ver a lista de oportunidades existentes nesta cidade.

Mas o argumento mais forte para a procura de um emprego online é que, uma vez que você se acostumar com o processo, é muito mais fácil do que uma busca de trabalho tradicional. Tudo que você tem que fazer é digitar algumas palavras-chave na caixa de pesquisa de um site de trabalho, e você terá páginas e mais páginas de empregos relacionados com seus interesses específicos. Uma vez que você registrar uma conta em um site de procura de emprego, você pode salvar suas pesquisas e executá-las novamente com um clique de um botão, ou até mesmo configurar alertas de e-mail para que você seja informado quando novas vagas aparecerem.

Ferramentas das internet para empregos

A internet é cheia de recursos que vão te ajudar a encontrar um emprego ideal, sem ter que pagar por ele. (Foto: www.thecareerchronicles.com)

Antes de começar sua pesquisa por emprego online

Você precisa se preparar como se estivesse procurando um emprego no mundo real. Isso significa responder a algumas questões essenciais em seu currículo.

Quem é você, em termos de sua formação, as suas qualificações e os seus títulos de trabalho? Por exemplo, você é um técnico de ar condicionado? Um professor de química? Um assistente administrativo?

O que você faz, o que você pode fazer, e o que você quer fazer? Por exemplo, você é um especialista em soldagem? Você gosta de trabalhar como um gerente de projeto?

Em quais campos você se interessa, e quais subcampos particularmente atraem o seu interesse? Por exemplo, você está apenas interessado em cuidados de saúde em geral, ou em vendas de equipamentos médicos? É só apaixonado marketing de ONGs, ou você pode se ver trabalhando para outros tipos de organizações?

Para quem você quer trabalhar para, e como isso se relaciona com seus empregadores anteriores? Por exemplo, você tem experiência em empresas de pequeno porte, mas sonha em trabalhar para uma das maiores empresas do Brasil? Você já trabalhou por conta própria, mas quer encontrar emprego em outros tipos de empresas?

Onde você quer trabalhar, em relação à localização e ambiente? Você tem limitações para mudar-se? Você é uma pessoa da cidade, ou você está aberto para o trabalho rural? Você precisa de uma situação de vida estável, ou você pode viajar livremente?

Embora o seu currículo não possa responder a todas estas perguntas, pensar nelar vai lhe dar alguns pontos de partida sólido para montar a lista de palavras-chave e configurações de pesquisa que você vai usar enquanto procura por um emprego online.

Dinheiro com emprego na internet

Um emprego pela internet não fará chover dinheiro. Mas seu trabalho, dedicação, e esforço, serão recompensados. (Foto: www.snapincome.com)

Emprego pela internet confiável

A Internet está repleta de sites de emprego de todas as formas e tamanhos, bem como a confiabilidade. As perguntas abaixo vão te ajudar a entender como encontrar os melhores sites com vagas de emprego.

  • O que o site oferece?

Alguns sites oferecem apenas listas de trabalho, enquanto outros também oferecem oportunidades de networking, grupos de discussão, artigos e boletins informativos com dicas de procura de emprego, e até mesmo listas de contatos que você pode procurar para se reposicionar no mercado.

  • Com que frequência as vagas de emprego são atualizadas?

Os maiores sites de emprego tem centenas ou milhares de novas ofertas de emprego todos os dias.

  • Quem é o responsável pelo site?

Você pode facilmente descobrir isso clicando no link “Sobre Nós”, no topo ou na parte inferior de quase todos os principais sites de emprego. Se você não reconhece a empresa que administra o site, pesquise pelo nome e descubra um pouco mais sobre eles. Enquanto muitas empresas são perfeitamente legítimas, outras podem não ser tão confiáveis ou úteis.

  • Será que os administradores respondem às mensagens?

Tente conversar com os administradores do site de empregos para saber a rapidez de resposta. Se demorarem e a mensagem conter muitos erros, pode desconfiar.

  • Qual é a política de privacidade do site?

Alguns sites de procura de emprego ganham um extra com a venda de informações dos membros para os anunciantes e outras empresas obscuras. Por isso, não deixe de dar uma olhada em cada política de privacidade do site para assegurar que suas informações não serão compartilhadas com terceiros. Se a política não garante isso, há muito mais sites que você pode usar.

  • Enviar currículos diretamente para as empresas?

Sim, é possível. Quase todas as grandes empresas tem uma seção em seus sites para o cadastro de currículos de interessados. Faça esses cadastros e tenha maiores chances de conseguir um emprego.

  • Pagar ou não pagar a taxa de um site?

Muitos sites de procura de emprego são gratuitos para uso básico, mas alguns cobram uma taxa para recursos avançados. Dependendo da sua situação, alguns dos recursos pagos podem valer a pena o seu dinheiro. Porém, nunca confie em um site que cobra ou faz com que você seja obrigado a se registrar apenas para dar uma olhada. Qualquer site que é confiável, pelo menos, te permite pesquisar gratuitamente. Principalmente para quem está desempregado, qualquer dinheiro saindo do bolso é um prejuízo. Invista no site apenas depois da pesquisa, e quando você tem certeza de que o site oferece as vagas ideais para o que você procura.

Emprego pela internet seguro

Existem 4 habilidades que você pode e deve usar para garantir uma vaga de emprego segura, e que não é apenas um golpe.

Networking – Divulgue a amigos e parentes que você está procurando um emprego. Eles podem saber de vagas e oportunidades que você não sabe, ou tem contatos para te indicar a uma entrevista de emprego.

Sites – Já falamos ali em cima, mas não custa reforçar: procure por sites de empresas confiáveis, que tem um endereço fixo. Pesquise no Google pelo nome da empresa antes de enviar seu currículo, converse com amigos e familiares, principalmente para descobrir se a empresa é idônea. Não se esqueça que você também pode encontrar empregos pelo SINE online ou de sua cidade.

Revise ofertas de emprego – Ao receber uma oferta de emprego, revise as informações. Veja se a oferta é boa demais para ser verdade, confira quem enviou a oferta de emprego, os responsáveis pela empresa, quem é o responsável pelo processo seletivo, etc.

Distribua e compartilhe seu currículo – Isso vale também para empregos do “mundo real”. Separe parte do dia para sair na rua distribuindo seu currículo em lojas, empresas, amigos, parentes, colegas. Se você ficar parado, será pior, e vai demorar mais tempo para você conseguir um emprego.

Cuidado com ofertas de emprego boas demais

Você já deve ter recebido uma oferta ou conhece alguém que recebeu uma oferta de emprego em que era necessário pagar um curso, apostila, ou algum tipo de material para poder começar. Se você tem que começar pagando por um emprego, há algo errado.

Cada vez mais pessoas procuram por trabalhos pela internet, para ter um dinheiro extra no seu mealheiro ou apenas para começar a trabalhar de casa.. Só que todos querem um emprego online por conforto, para trabalhar menos. Muito raramente, alguém quer trabalhar online para trabalhar mais.

Tome por minha experiência: trabalhar online é como qualquer outro trabalho. Você terá muitas responsabilidades, terá de se manter atualizado no mercado de trabalho com cursos, estudos, qualificações. A única diferença é na qualidade de vida, pois trabalhar te poupará do trânsito, do almoço na rua, da distância da família.

Se você está muito desesperado para encontrar um emprego, tire um tempo para si mesmo antes de continuar sua busca. Um dia por semana, desligue o computador e passe algum tempo com sua família, amigos e você mesmo. Relaxe, faça algumas leituras, caminhe, brinque com o seu cão ou gato, e lembre-se que há um mundo inteiro lá fora, cheio de pessoas para conversar e novas experiências para descobrir. Quem sabe, nessas conversas, você não consiga seu novo emprego?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)