Quando você começa um negócio, a primeira coisa que você precisa é o financiamento para colocar seu negócio em funcionamento. Não é muito fácil conseguir um financiamento, mas suas chances são consideravelmente melhoradas se você pode fazer uma apresentação impressionantemente profissional de sua ideia de negócio. Mesmo para quem já tem um negócio e busca um financiamento para novos investimentos, o planejamento é essencial para que você use o crédito como investimento para sua empresa

Como preparar sua empresa para buscar um financiamento para investimentos?

Defina sua ideia de negócio. Se você se aproximar a alguém sobre um empréstimo, você deve ser capaz de explicar a sua ideia de negócio de uma forma rápida, concisa e confiante. Se você se aproxima de um membro da família, amigo ou banqueiro, eles vão querer sentir que você tem inteiramente pensada sua ideia de negócio, desenvolveu seu modelo de negócio, conhece as suas fontes de receita, e planejou também eventualidades. Se sua empresa já está funcionando, mas você quer expandi-la, saber onde você está e todo o mercado potencial ajuda bastante na hora de obter o crédito. A completude de sua preparação é uma boa indicação do seu nível de espírito empreendedor, e quanto mais paixão que você mostrar para o seu projeto, mais provável é que você vai inspirar alguém a emprestar-lhe dinheiro como semente para o seu empreendimento.

Aumentando sua empresa

O empréstimo só é viável quando usado para alavancar sua empresa para novos patamares. (Foto: www.saldopositivo.cgd.pt)

Reunir informações sobre o seu mercado alvo, os custos de fazer negócios e sua concorrência. Sua comercialização será mais eficaz quanto mais completamente você pode identificar a demografia e psicografia de seu mercado alvo, e um marketing mais eficaz e direcionado aumenta suas chances de sucesso. Outra coisa que é vital para o sucesso do negócio é a análise detalhada é dos custos para comprar matérias-primas, equipamentos, mão de obra e tudo o que vai para a produção de seu produto ou serviço. Você também vai precisar pesquisar seus custos administrativos, que incluem aluguel, seguros, despesas legais e contábeis e despesas de pessoal. Pesquisas adicionais devem ser dedicadas a estudar a sua concorrência. Neste momento, uma aproximação a um contador especializado em finanças de empresas te ajudará a buscar formas de pagar menos impostos e incentivos para micro, pequenas e médias empresas.

Depois de ter concluído a sua investigação sobre os custos de produção, comercialização e administração, você está pronto para unir suas projeções financeiras. A qualidade de suas projeções financeiras é muito importante quando se busca um empréstimo, porque elas vão demonstrar o nível de seu conhecimento do negócio, bem como o seu potencial para pagar o empréstimo. Geralmente é uma boa ideia comprar um programa de planejamento de negócios ou baixar modelos financeiros que incluem os seguintes dados: planilhas de projeção de vendas, plano de pessoal, declaração de resultados, fluxo de caixa e balanço patrimonial. O SEBRAE tem cursos voltados para esse planejamento tem também vários modelos de plano de negócios disponíveis, tanto online quanto nos postos de atendimento. É sempre um bom começo olhar exemplos de negócios para poder começar seus planos de expansão ou de abertura de empresa.

Você vai querer escrever uma descrição concisa e bem organizada da sua ideia de negócio, seus clientes-alvo, como você irá comercializar a eles, como você vai criar a sua empresa e como você vai se comparar e se posicionar com a concorrência. Você vai querer evitar declarações muito entusiasmadas sobre sua empresa, porque a empolgação diminui a imagem de profissionalismo. Muitos investidores de risco ou credores desqualificam imediatamente um plano de negócios que exagera nas vantagens do negócio e não é realista com os dados.

Mostre seu plano de negócios para pessoas que podem lhe dar feedback profissional. Uma das coisas mais difíceis de fazer é descrever a sua ideia de negócio próprio. É por isso que você deve mostrar o seu plano para os profissionais de negócios. Novamente, o SEBRAE pode te ajudar nisso, com valiosas dicas para melhorar seu plano de negócios.

Fique ciente de que mudanças serão necessárias dentro da sua empresa, tanto com as pessoas que nela trabalham quanto no espaço físico, preparando para a mudança para a expansão. Prepare seus funcionários a esta nova etapa e busque motivá-los para ajudar na mudança.

Como usar o crédito como investimento para sua empresa?

A partir de todo esse planejamento, você com certeza já conseguiu ver onde está gastando demais sem ter retorno, onde estão os maiores custos de sua empresa, todo o seu mercado alvo e mais. A pergunta que fica é: após descobrir isso tudo, por que não fazer um plano de ação para diminuir custos, aumentar os lucros e transforma-los em investimentos? Talvez assim não seja necessário nem um empréstimo. Uma dica parecida funciona para quem vai abrir uma empresa: por que ao invés de começar com uma empresa maior, porque não pensar pequeno e desconstruir seu plano até um tamanho que seja viável financeiramente para seu bolso?

Usando um empréstimo

Ao decidir pelo uso do empréstimo, muitos empresários falham. Porém, você pode fazer a diferença sendo sábio, paciente e estrategista em sua escolha. (Foto: jornale.com.br)

O crédito quando é usado para investimentos, vira um custo para a empresa que diminui a rentabilidade dela. Quando a rentabilidade fica muito baixa, pode ser que investimentos no mercado financeiro sejam mais atrativos. Se sua rentabilidade sobre o capital investido, junto com os custos do empréstimo cai para abaixo de 1%, é hora de repensar na escolha do crédito e tentar buscar outras soluções. Tal rentabilidade pode ser calculada dividindo o lucro da empresa, aferido em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual da empresa). O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período correspondente ou seja, o retorno obtido sobre o capital investido.

O empréstimo tem que ser muito bem planejado e prever também momentos difíceis que a empresa pode passar. Com tudo isso pensado, e buscando a expansão de sua empresa, você poderá comparar os melhores empréstimos no mercado, assim como melhores taxas, sem desespero. BNDES, Banco do Brasil e outras instituições tem programas exclusivos com taxas incrivelmente baixas para seus clientes. Porém, de nada adiantará se você não fizer o planejamento certo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)