Não assuma que só as grandes empresas precisam dos serviços de um contador. Contadores ajudam você a manter um olho em grandes custos, logo no estágio de inicialização, um momento em que você provavelmente está preocupado com a contagem de cada clipe de papel e selo postal. Contadores ajudam a olhar para o quadro geral.

Na verdade, talvez nenhuma outra relação comercial tem um potencial tão grande para se pagar. Hoje em dia, os contadores são mais do que apenas contadores de feijão. Um bom contador pode ser o parceiro financeiro da sua empresa para a vida, com conhecimento profundo de tudo, desde como você está indo financiar sua próxima empilhadeira até como você está indo para pagar a faculdade da sua filha.

Entendendo a atuação do contador

A prática contábil geral abrange quatro áreas básicas de atuação:

  • Serviços de consultoria de negócios;
  • Contabilidade e manutenção de registros;
  • Assessoria fiscal;
  • Auditoria.

Estas quatro disciplinas muitas vezes se sobrepõem. Por exemplo, se seu contador está ajudando a preparar as demonstrações financeiras que você precisa para um empréstimo, ele ou ela lhe dá alguns insights sobre como certas estimativas poderiam ser recalculadas para obter uma análise mais favorável.

Como encontrar um bom contador?

A melhor maneira de encontrar um bom contador é obter uma referência de seu advogado, banqueiro ou um colega de trabalho na mesma indústria. Não subestime a importância de um registro no Conselho Regional de Contabilidade. Este título só é concedido a pessoas que passaram por um rigoroso teste padronizado.

Como escolher um bom contador?

Após encontrar uma lista de bons constadores, você tem que saber como escolher entre eles. O primeiro passo para o palco para uma busca bem-sucedida é fazer um inventário do que você vai precisar. Dado o nível de taxas que estão dispostos a pagar, você deve decidir onde sua responsabilidade pára e onde o contador começa.

Depois de ter compilado a documentação e pensar um pouco sobre suas expectativas, você está pronto para entrevistar suas referências. Cinco candidatos é um bom número para começar. Para cada candidato, pense em duas reuniões antes de tomar sua decisão. Uma dessas reuniões deve ser no seu escritório e outra, no escritório do contador. É importante que cada um conheça o espaço do outro.

Durante as entrevistas que se seguirem, o seu objetivo principal é descobrir sobre três coisas:

Serviços

A maioria das empresas de contabilidade oferecem serviços fiscais e de auditoria. Mas o que dizer de contabilidade? Consultoria de gestão? Planejamento Financeiro? Será que haverá a ajuda do contador no momento em que você projeta e implementa sistemas de informação financeira? Preparo, revisão, análise e elaboração de demonstrações financeiras, gestão de investimentos e representação perante órgãos fiscais?

Embora as empresas de contabilidade menores são geralmente uma aposta melhor para os empresários, eles podem não oferecer todos esses serviços. Certifique-se de que a empresa tem o que você precisa. Além dos serviços, certifique-se que a empresa tem experiência com empresas de pequeno porte e/ou com a sua indústria/área de atuação.

A importância de escolher um bom contador

Escolha um bom contador para sua empresa e você terá um parceiro não apenas de negócios, mas de sucessos. (Foto: under30ceo.com)

Personalidade

É o estilo do contador compatível com o seu? Certifique-se as pessoas que estão reunidas com você são as mesmas que estarão segurando seu negócio. Em muitas empresas de contabilidade, alguns parceiros lidam com vendas e novos negócios, em seguida, passam o trabalho conta real para os outros.

Ao avaliar a competência e compatibilidade, solicite aos candidatos como eles iriam lidar com situações relevantes para você. Por exemplo, como você lidaria com uma auditoria da Receita Federal de busca de verificação de despesas? Ouça as respostas e decida se é assim que você gostaria que seus assuntos fossem tratados. Perceba, também, que ter um contador que tem uma abordagem diferente pode ser uma coisa boa. Certifique-se de que o contador não vai pressioná-lo para fazer coisas que você não está confortável com. É o seu dinheiro , e você precisa ser capaz de dormir à noite.

Além disso, saiba o quão solícito é contador e como ele estará disponível para emergências quando elas surgirem.

Honorários

Pergunte sobre taxas iniciais. A maioria das empresas de contabilidade cobram um valor fixo dependendo do tamanho da sua empresa. No entanto , existem alguns contadores que trabalham com outros tipos de cálculos e diferentes taxas para diferentes serviços. Descubra quais os serviços que são susceptíveis de necessidade e qual a opção será mais rentável para você. Obtenha uma série de valores de diferentes contadores.

Tentar obter uma estimativa do total de encargos anuais com base nos serviços que foram discutidos. Não baseie sua decisão apenas no custo, no entanto, um contador que cobra mais por hora é provável que seja mais experiente e, portanto, capaz de trabalhar mais rápido do que um novato que cobra menos. No final da entrevista, peça por referências, principalmente de clientes do mesmo setor que você.

Contrato

Depois de ter feito a sua escolha, descreva os termos do acordo em uma “carta de compromisso” que detalha os retornos e declarações a serem preparadas e as taxas a serem cobrada . Isso garante que você e seu contador têm as mesmas expectativas e ajuda a evitar mal-entendidos e ressentimentos. Deixe também claros os serviços inclusos nos valores cobrados, incluindo consultorias financeiras.

Faça sua parte!

Aproveite ao máximo a relação de contabilidade, fazendo sua parte. Não entregue seu contador uma caixa de sapatos cheia de recibos. Quanto melhor você manter seus registros, menos tempo seu contador tem que gastar e poderá investir em reduzir suas taxas.

É uma boa ideia reunir-se com seu contador a cada mês. Reveja as demonstrações financeiras e passe por cima de todos os problemas para que você saiba onde seu dinheiro está indo. Este é o lugar onde seu contador deve ir além de números impressionantes para sugerir formas alternativas de redução de custos e agir como uma caixa de ressonância para quaisquer ideias ou perguntas que você tem.

Um bom contador pode ajudar seu negócio em maneiras que você nunca sonhou ser possível. Passar o tempo para encontrar o contador certo e aproveitando o conselho que ele ou ela tem para oferecer é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar seu negócio a crescer.

Tem recomendações de contadores? Relatos e experiências? Compartilhe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)