Os gestores financeiros são responsáveis ​​pela saúde financeira de uma organização. Eles produzem relatórios financeiros, atividades de investimento direto e desenvolvem estratégias e planos para os objetivos financeiros de longo prazo de sua organização. Gestores financeiros trabalham em muitos lugares, incluindo bancos, empresas, e companhias de seguros. Tais profissionais ajudam cada vez mais os executivos a tomar decisões que afetam a organização, tarefa para a qual eles precisam de habilidades analíticas e excelentes habilidades de comunicação.

Papel do gestor financeiro

O papel do gestor financeiro, particularmente nos negócios, está mudando em resposta aos avanços tecnológicos que reduziram significativamente o tempo necessário para produzir relatórios financeiros. A principal responsabilidade dos gestores financeiros costumava estar em monitorar as finanças da empresa, mas agora eles tem mais tempo para análises de dados e aconselhar os gerentes seniores em idéias para maximizar os lucros. Eles muitas vezes trabalham em equipes, atuando como assessores de negócios para executivos de topo. Gestores financeiros geralmente fazem as seguintes tarefas:

Preparar demonstrações financeiras, relatórios de atividades e previsões

Monitorar detalhes financeiros para garantir que os requisitos legais sejam atendidos

Supervisionar os funcionários que fazem relatórios financeiros e orçamentação

Revisar relatórios financeiros da empresa e procurar maneiras de reduzir custos

Analisar as tendências do mercado para encontrar oportunidades de expansão ou para adquirir outras empresas

Ajudar a administração a tomar decisões financeiras

Os gestores financeiros também realizam tarefas específicas para sua organização ou indústria. Por exemplo, os gestores financeiros do governo devem ser especialistas em questões governamentais e processos de orçamentação, e os gestores financeiros da área de saúde devem saber sobre problemas no financiamento da saúde. Além disso, os gestores financeiros devem estar cientes das leis e regulamentos fiscais especiais que afetam sua indústria.

Gestor financeiro

O gestor financeiro apoia as decisões financeiras de uma empresa ou de um indivíduo, dando conselhos e fazendo análises sensatas. (Foto: pardot.com)

Características de um gestor financeiro

Existem tipos diferentes de gestores financeiros, cada um com características e qualidades próprias aos cargos que exercem.

Controladores

Os controladores direcionam a elaboração de relatórios financeiros que resumem e preveem a posição financeira da organização, como demonstrações de resultados, balanços e análises de lucros ou despesas futuras. Os controladores também se encarregam de preparar os relatórios especiais exigidos pelas agências governamentais que regulam os negócios. Muitas vezes, os controladores supervisionam os departamentos de contabilidade, auditoria e orçamento.

Tesoureiros

Os tesoureiros direcionam os orçamentos de sua organização para atingir seus objetivos financeiros. Eles supervisionam o investimento de fundos. Eles realizam estratégias para aumentar o capital (como a emissão de ações ou títulos) para apoiar a expansão da empresa. Eles também desenvolvem planos financeiros para fusões e aquisições.

Gestor de crédito

Os gestores de crédito supervisionam o negócio de crédito da empresa. Eles estabelecem critérios de classificação de crédito, determinam tetos de crédito e monitoram as cobranças de contas vencidas. Também são responsáveis por obter e negociar linhas de crédito para o negócio.

Gestor de caixa

Os gestores de caixa monitoram e controlam o fluxo de caixa que vem e sai da empresa para atender às necessidades de negócios e investimento da empresa. Por exemplo, eles devem projetar o fluxo de caixa (valores que entram e saem) para determinar se a empresa não terá dinheiro suficiente e precisará de um empréstimo, ou terá mais dinheiro do que o necessário e pode investir parte do seu dinheiro .

Gestor de risco

Os gestores de risco controlam o risco financeiro usando hedge e outras estratégias para limitar ou compensar a probabilidade de uma perda financeira ou a exposição de uma empresa à incerteza financeira. Entre os riscos que eles tentam limitar estão os devidos a mudanças na moeda ou nas commodities.

Gestor de seguros

Os gestores de seguros decidem a melhor forma de limitar as perdas de uma empresa ao obter seguro contra riscos, como a necessidade de fazer pagamentos de invalidez para um empregado que sofre ferimentos no trabalho e quaisquer custos impostos por uma ação judicial contra a empresa.

Gestor ou gerente financeiro: descrição de cargo

Os gestores financeiros trabalham em estreita colaboração com os principais executivos e com os departamentos que desenvolvem os dados que os gerentes financeiros precisam. Eles podem ser empregados em muitos ambientes diferentes, incluindo setores públicos e privados, como corporações multinacionais, varejistas, instituições financeiras, instituições de caridade, empresas de manufatura, universidades e empresas em geral.

A descrição do cargo do gestor varia de acordo com as características exigidas do profissional no cargo, e podem ser exigidas qualificações como especializações ou registro em órgãos nacionais para a categoria a qual o gestor pertence.

Você é ou conhece um gestor financeiro?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)