O que faz um gestor financeiro?
Os gestores financeiros são responsáveis pela saúde financeira de uma organização. Eles produzem relatórios financeiros, atividades de investimento direto e desenvolvem estratégias e planos para os objetivos financeiros de longo prazo de sua organização. Gestores financeiros trabalham em muitos lugares, incluindo bancos, empresas, e companhias de seguros. Tais profissionais ajudam cada vez mais os executivos a tomar decisões que afetam a organização, tarefa para a qual eles precisam de habilidades analíticas e excelentes habilidades de comunicação.
Preparar demonstrações financeiras, relatórios de atividades e previsões
Monitorar detalhes financeiros para garantir que os requisitos legais sejam atendidos
Supervisionar os funcionários que fazem relatórios financeiros e orçamentação
Revisar relatórios financeiros da empresa e procurar maneiras de reduzir custos
Analisar as tendências do mercado para encontrar oportunidades de expansão ou para adquirir outras empresas
Ajudar a administração a tomar decisões financeiras
Os gestores financeiros também realizam tarefas específicas para sua organização ou indústria. Por exemplo, os gestores financeiros do governo devem ser especialistas em questões governamentais e processos de orçamentação, e os gestores financeiros da área de saúde devem saber sobre problemas no financiamento da saúde. Além disso, os gestores financeiros devem estar cientes das leis e regulamentos fiscais especiais que afetam sua indústria.
Características de um gestor financeiro
Existem tipos diferentes de gestores financeiros, cada um com características e qualidades próprias aos cargos que exercem.
Controladores
Os controladores direcionam a elaboração de relatórios financeiros que resumem e preveem a posição financeira da organização, como demonstrações de resultados, balanços e análises de lucros ou despesas futuras. Os controladores também se encarregam de preparar os relatórios especiais exigidos pelas agências governamentais que regulam os negócios. Muitas vezes, os controladores supervisionam os departamentos de contabilidade, auditoria e orçamento.
Tesoureiros
Os tesoureiros direcionam os orçamentos de sua organização para atingir seus objetivos financeiros. Eles supervisionam o investimento de fundos. Eles realizam estratégias para aumentar o capital (como a emissão de ações ou títulos) para apoiar a expansão da empresa. Eles também desenvolvem planos financeiros para fusões e aquisições.
Gestor de crédito
Os gestores de crédito supervisionam o negócio de crédito da empresa. Eles estabelecem critérios de classificação de crédito, determinam tetos de crédito e monitoram as cobranças de contas vencidas. Também são responsáveis por obter e negociar linhas de crédito para o negócio.
Gestor de caixa
Os gestores de caixa monitoram e controlam o fluxo de caixa que vem e sai da empresa para atender às necessidades de negócios e investimento da empresa. Por exemplo, eles devem projetar o fluxo de caixa (valores que entram e saem) para determinar se a empresa não terá dinheiro suficiente e precisará de um empréstimo, ou terá mais dinheiro do que o necessário e pode investir parte do seu dinheiro .
Gestor de risco
Os gestores de risco controlam o risco financeiro usando hedge e outras estratégias para limitar ou compensar a probabilidade de uma perda financeira ou a exposição de uma empresa à incerteza financeira. Entre os riscos que eles tentam limitar estão os devidos a mudanças na moeda ou nas commodities.
Gestor de seguros
Os gestores de seguros decidem a melhor forma de limitar as perdas de uma empresa ao obter seguro contra riscos, como a necessidade de fazer pagamentos de invalidez para um empregado que sofre ferimentos no trabalho e quaisquer custos impostos por uma ação judicial contra a empresa.
Gestor ou gerente financeiro: descrição de cargo
Os gestores financeiros trabalham em estreita colaboração com os principais executivos e com os departamentos que desenvolvem os dados que os gerentes financeiros precisam. Eles podem ser empregados em muitos ambientes diferentes, incluindo setores públicos e privados, como corporações multinacionais, varejistas, instituições financeiras, instituições de caridade, empresas de manufatura, universidades e empresas em geral.
A descrição do cargo do gestor varia de acordo com as características exigidas do profissional no cargo, e podem ser exigidas qualificações como especializações ou registro em órgãos nacionais para a categoria a qual o gestor pertence.
Você é ou conhece um gestor financeiro?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é planejamento financeiro e por que você precisa de um?
O poder da diversificação: como investir em diferentes opções para reduzir riscos?
10 dicas financeiras para administrar uma pequena empresa!
Consultoria financeira pessoal, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.