Como se cadastrar no internet banking?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Ao usar o internet banking, é possível poupar várias viagens desnecessárias ao banco para algumas tarefas simples, como pagamento de contas, verificação de extratos, acompanhamento de investimentos, transferências, etc. Dessa forma, você evita ter que enfrentar as filas de caixas eletrônicos e dos caixas de atendimento, que podem demorar horas para te atender. Contudo, para fazer o uso do internet banking, é necessário se cadastrar no seu banco, e cada instituição financeira adota um procedimento diferenciado para esse cadastro.

Cadastrar internet banking: como fazer?

Antes de mais nada, para usar o internet banking será necessário ter uma conta corrente ou poupança em um banco ou instituição financeira. Esse é o primeiro passo essencial.

A segunda parte vai depender do banco onde você fez a conta.

Por que usar internet banking

O internet banking é um meio seguro de acesso à sua conta, que garante praticidade e evita as grandes filas do banco para certas tarefas nas instituições financeiras. (Foto: www.oklahomacentral.org)

Internet banking: a primeira vez

Se é sua primeira vez no internet banking, é importante acessar o site do seu banco e procurar pela opção “internet banking”. Lá, o banco dará algumas instruções básicas de segurança, tais como:

Não tenha vergonha de ir ao seu banco e pedir ajuda ao seu gerente para o primeiro acesso, caso tenha alguma dificuldade. Tenha 100% de que o site, na barra de endereços no navegador tem um cadeado perto dele e a sigla “https” perto, e é o site oficial do banco. Evite fraudes.

Usuário e senha do internet banking

Praticamente todos os internet banking vão exigir um nome de usuário e senha para acesso. A senha pode ter que ser feita na agência, com seu gerente do banco. Se você não consegue acessar seu internet banking, uma ligação rápida para a Central de Atendimento de seu banco ou seu gerente pode esclarecer qual a senha deve ser utilizada

Tokens, cartões, autorizações para transações, e ativação do internet banking

Como medida extra de segurança, todos os internet banking adotam uma camada extra de segurança. O recurso básico de segurança é a autorização de transações pela internet no caixa eletrônico. No seu internet banking, você terá que procurar a opção de “autorizar transações” e no caixa eletrônico procurar pela opção “internet banking” e autorizar as transações.

Com um token, cartão de senhas, ou códigos de transações recebidos pelo celular, o princípio é que toda transação realizada através do internet banking precisará de um código de ativação para ser autorizada. Assim, garante-se um nível de segurança a mais para todas as transações realizadas. Contudo, vale lembrar que o token e o cartão de senhas podem demorar um pouco para chegar na casa da pessoa, e as transações podem não ser possíveis até lá.

Cada banco tem um sistema diferente de internet banking

Cada instituição financeira terá um sistema diferente para o cadastro no internet banking. Portanto, procure saber como é o sistema do seu banco antes, para não depender de seu internet banking e acabar descobrindo, em cima da hora, que ainda vai precisa esperar seu token ou cartão de senhas chegar para poder começar a autorizar transações pelo internet banking.

Lembre-se que se ficar alguma dúvida, pode fazer suas perguntas nos comentários! Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário