Vamos entender um pouco do cadastro de favorecidos em um banco. O sistema bancário brasileiro é um dos mais seguros do mundo. Temos senhas, leitura de impressão digital, tokens de senha e vários elementos eletrônicos que garantem uma grande dificuldade para alguém acessar sua conta e, talvez, um pouco de dor de cabeça para quem tem que decorar e passar por todos estes procedimentos para até as tarefas mais simples. Vamos focar então no cadastro do favorecido no banco.

O que é o cadastro de favorecido no banco?

O cadastro de um favorecido no banco é feito ao cadastrar o nome e conta de uma conta favorecida para a qual você faz transferências constantemente ou vez ou outra. Praticamente todos os bancos brasileiros já usam esta ferramenta, sendo que para alguns é obrigatório o cadastro antes de certas transferências.

Por que cadastrar uma conta favorecida no banco?

O primeiro motivo é praticidade. Quando você cadastra um favorecido no banco, você não precisa colocar todas as informações sobre a conta, CPF, nome de quem recebe o dinheiro e banco na hora de fazer uma transferência.

O segundo motivo é por segurança. Alguns bancos só aceitam transferências para contas cadastradas. Outros, colocam um limite diário para os valores de transferência  para contas não cadastradas. Portanto, isso garante que mesmo que alguém tenha acesso à sua conta de alguma forma ela só poderá fazer transferências para favorecidos e/ou terá um limite para outras transferências. Lógico, a pessoa ainda poderá sacar dinheiro com suas informações, mas online, ela estará bem limitada no que poderá fazer.

Cadastrando favorecido no banco

Cadastrar um favorecido irá facilitar para transferências serem feitas quando necessárias de forma mais rápida e prática. (Foto: fsindicalrs.org.br)

O que traz um aspecto negativo para o cadastro de favorecidos no banco…

Já temos tantas medidas de segurança para nossos bancos e instituições financeiras que tem vezes que até desistimos de algumas transações por conta de tanta coisa que você tem que fazer para concretiza-las. Além disso, o cadastro não irá te proteger contra pessoas que possam sacar seu dinheiro com suas informações. Mesmo assim, não deixa de ter suas vantagens.

Como cadastrar um favorecido no banco?

Há duas formas atualmente para fazê-lo. A primeira delas é pelos caixas eletrônicos, por uma das opções de segurança disponíveis. A segunda delas é pelo internet banking. Você precisará dos seguintes dados dos favorecidos:

  • Banco ou instituição financeira;
  • Agência;
  • Número da conta corrente/poupança;
  • CPF/CNPJ do titular da conta favorecida.

É possível que alguns bancos possam ter a opção de fazer este cadastro via SAC, pelo telefone. Vale a pena uma ligação ao SAC para confirmar isso.

Tentamos responder todas as suas duvidas em nossos artigos. Mas em algumas vezes, esquecemos de alguma coisa e você pode usar o espaço de comentários abaixo para nos lembrar do que esquecemos. Faremos de tudo para responder o mais rápido possível.

5 comentários para “Como cadastrar um favorecido no banco? Prós e contras!”

  1. Paulo Victor

    Olá. Poderia me explicar como faço esse cadastro no BANCO DO BRASIL, pois não encontrei essa opção através do internet bank, já liguei pra minha agência e eles também não souberam me explicar. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Paulo,
      O cadastro é feito em geral na mesma tela em que você acessa para fazer o DOC ou a TED.
      Não tenho certeza como é no Banco do Brasil, mas é assim no Itaú e não pode ser muito diferente disto.
      Pode ser que os prazos para efetivação do favorecido cadastrado sejam diferentes, mas o cadastro pode ser feito online.

      Responder
  2. Fox

    O BB é um lixo, então é preciso solicitar o cadastramento pessoalmente na sua agência de relacionamento.

    Responder
  3. Aly Amir Antinane

    Eu queria enviar dinheiro pra fora do país como fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-enviar-receber-dinheiro-exterior-estados-unidos-canada/ vai responder à sua pergunta.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)