O Internet banking é quase 100% seguro e é usado por milhões de pessoas diariamente. Porém, para garantir que sua segurança chegue cada vez mais perto dos 100% , seguir alguns procedimentos aproximarão o máximo possível de uma segurança total no internet banking.

Visite banco digitando o endereço oficial e com o prefixo https://

Muitas maneiras que falsários entram na conta bancária de alguém se baseiam em enganar o usuário a pensar que eles estão entrando em sua conta, quando o seu realmente não estão. Esta técnica é conhecida como phishing e é muitas vezes feita através de e-mail informando que você precisa alterar suas informações online, verificar uma compra, ou qualquer outra coisa que necessita do login na sua conta através de um link no o e-mail. Na realidade, o link aponta para uma página falsa que registra informações de sua conta.

Este ataque pode ser evitado por nunca clicar em um link para visitar o seu banco online. Em vez disso, se você precisa fazer login na sua conta bancária, sempre visite digitando diretamente o endereço eletrônico do banco na barra de endereços do seu navegador.

Toda vez que você visita uma página web criptografada, um pequeno cadeado (bloqueio de segurança do navegador) vai aparecer tanto no canto inferior da janela ou ao lado da barra de endereços e a URL começará com https:// em vez de http://. Se você não vê isso, os seus dados de navegação não estão seguros e podem ser capturados por alguém com más intenções. Quando você visitar a página de login do banco no internet banking, verifique se você vê esse cadeado antes de entrar com seu nome de usuário e senha. Se você não vê isso, não faça login na página.

Nunca envie nomes de usuário, senhas, etc. através de e-mail

Nenhum banco nunca vai pedir para você para enviar informações pessoais através de e-mail. Nunca envie seu nome de usuário, senha, PIN, informações de conta, cartão de crédito, etc. pelo e-mail. E-mail não é criptografado e se interceptado por um terceiro, pode ser lido. É também muitas vezes armazenado em um servidor; e se esse servidor era ficar comprometido, o atacante pode ler o e-mail com seus dados pessoais.

Cuidados com o internet banking

Todo cuidado é pouco, se tratando da internet. Use todas as ferramentas de segurança disponíveis para se blindar contra fraudes e possíveis problemas com o internet banking. (Foto: www.itsallaboutmoney.com)

Seja cauteloso por onde e como você entra em seu internet banking

Do trabalho

Para a maioria dos usuários, sugerimos apenas entrar em sua página do banco online enquanto estive casa. Seu local de trabalho pode instalar keyloggers (aplicativos para registrar as teclas que você digita) ou utilizar outros métodos de monitoramento você enquanto estiver online. Alguém que tem acesso a essa informação poderia acessar esses logs que podem conter todas as teclas, incluindo nomes de usuários e senhas.

Em redes sem fio

Quando em uma rede sem fio, é importante perceber que todas as informações sendo enviadas para e do seu computador para o roteador sem fio podem ser interceptadas e lidas por alguém nas proximidades. Portanto, se você precisa fazer login no internet banking, garante que a rede tem conexão segura usando uma senha WPA.

Casa de amigos

Seja preocupado quando entrando em uma conta de um computador de amigos. Um computador com o qual você não esteja familiarizado pode, intencionalmente ou não, registrar nomes de usuários e senhas que poderiam ser usados para acessar sua conta.

Use uma senha forte para usar o internet banking

Sua senha que você está usando para fazer login na sua conta bancária online deve ser  forte. Isto significa é que ela não deve ser algo fácil de adivinhar, como nome de animais. Sua senha bancária deve ter pelo menos um número, uma caractere especial (como @, #, ! e semelhantes), e mistura entre letras maiúsculas e minúsculas.

De lan house

Não acesse o internet banking por uma lan house. Nunca.

Verifique se o computador está protegido

Finalmente, é sempre uma boa ideia manter o seu computador pessoal protegido, de diversas formas diferentes. É recomendável, inclusive, manter um computador exclusivo para o acesso ao internet banking, se você tiver mais de um computador em casa. Aqui estão algumas coisas a fazer para acessar o internet banking da forma mais segura:

  • Mantenha suas informações confidenciais;
  • Altere sua senha frequentemente;
  • Procure o ícone de cadeado;
  • Use um firewall, antivírus e programas anti-malware;
  • Instale atualizações de segurança e módulos de segurança;
  • Leia as políticas de privacidade;
  • Não baixe arquivos suspeitos e cuidado com sites desconhecidos;
  • Não forneça seus dados online;
  • Limpe o cache de seus navegadores após o uso do internet banking;
  • Mantenha suas senhas, Número de Identificação Pessoal (PIN) e números do seu cartão de crédito confidenciais, não compartilhando-os com ninguém;
  • Não compartilhe suas senhas, cadastros e tokens com ninguém.

Limpando o cache do seu navegador para maior segurança

Se você usar um computador público ou compartilhado para acessar o internet banking, é vital que você saia depois de acabar tudo que tiver que fazer. Depois de ter terminado, você deve aprimorar a segurança e limpar o cache do navegador. O cache mantém uma cópia das páginas da web que foram vistos recentemente, além de alguns dados de senhas e logins. O ideal é usar o modo privativo/anônimo do navegador. A opção de limpar o cache está presente no histórico do seu navegador, no menu de preferências ou nas configurações.

Como você garante a segurança do seu internet banking? Você já teve problemas com o banco online?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)