Se você já é familiar ou não com os serviços de internet banking, sabe que ele facilita muito da sua vida ao poupar o tempo de ir ao banco ou a um terminal de atendimento, enfrentando filas para fazer um simples pagamento de uma conta. Mas no que o internet banking não terá como te ajudar?

Temos de lembrar algo básico e lógico, mas que muitas vezes esquecemos por conta da tecnologia fazer tanto parte de nosso dia a dia: um banco virtual não tem o apoio físico e suporte de uma pessoa. Portanto, fazer uma análise minuciosa sobre os diversos serviços disponibilizados, os pagamentos feitos, tarifas cobradas e mais fica um pouco mais difícil e demandará muito de suas habilidades em pesquisas pela internet ou mesmo uma ligação para a central de atendimento de seu banco.

Fora a falta de pessoal, que impossibilita o esclarecimento de algumas dúvidas, é impossível fazer um depósito bancário, saque de dinheiro em espécie ou pagamento via cheque/dinheiro em espécie pela internet. Para isso, o usuário do sistema bancário deve se dirigir à agência bancária mais próxima e utilizar dos envelopes da agência para efetuar o pagamento ou ir até o caixa para isso.

Quem tem sérios problemas em confiar seu dinheiro ao internet banking pode também ter problemas para fazer transferências bancárias ou até mesmo efetuar pagamentos online. É preciso que você saiba que os bancos são seguros e a maior causa de brechas na segurança acontece por conta do usuário, que clica em links de e-mail suspeitos e acabam fornecendo dados pessoais que não deveriam. Tome cuidado com isso.

Serviços do internet banking

Com o uso dos serviços do internet banking, você poupa tempo e muito de sua paciência. Mas alguns serviços ainda precisam que você se desloque até o banco para executá-los. (Foto: hosthaat.com)

Muitos concursos emitem documentos que só podem ser pagos em bancos específicos, mas que não é possível efetuar um pagamento online através do código de barras. Existem até títulos e impostos que tem seu pagamento online impossibilitado, sendo necessário o deslocamento do cliente até o banco para que o pagamento seja feito. Pagamentos de contas vencidas, em alguns casos, também só pode ser efetuados na agência.

Para atualizar sua renda, existem muitos bancos que podem fazer isso pelo e-mail de seu gerente, com o envio de seu comprovante para ele ou ela. Para isso, você precisa entrar em contato com o banco, conversar com sua gerente e ver essa possibilidade. Se não for possível a entrega do comprovante de renda online, você deve ir a agência entregar pessoalmente ao seu gerente. Isso garante que não haverá nenhuma alteração do documento, o que é benéfico para você, que terá a melhor avaliação de risco do banco para o seu perfil financeiro.

Em alguns casos de empréstimos e financiamentos, também não será possível que você faça a análise  de limite online ou qualquer mudança. A contratação, na maior parte das vezes, pode ser feita por meios eletrônicos, sem problemas. Caso haja a necessidade de um limite maior, esclarecimento de dúvidas ou negociação de juros, isso só poderá ser feito com seu gerente. O pagamento adiantado de parcelas ou a liquidação do débito, em boa parte dos casos, só pode ser feito com seu gerente, após a assinatura de documento que comprova o encerramento da dívida.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)