Como saber se uma loja online é confiável ou não?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Uma loja online é qualquer site que vende diferentes produtos ou serviços através da internet. Os clientes têm de inserir seu número de cartão de crédito e outras informações pessoais afim de comprar alguma coisa destas lojas. Por isso, é sensato garantir que o site é legítimo, de modo que você possa evitar problemas desnecessários como disputas e/ou fraudes. Há tantos sites de compras online e lojas que muitas vezes é difícil verificar se uma loja é legítima ou uma tentativa de golpe. Mas , seguindo estas dicas simples que você pode facilmente verificar o merecimento de confiança de um site e até de um vendedor de sites como MercadoLivre e Ebay.

Sobre Nós

Primeiro de tudo, você pode verificar as informações básicas fornecidas no perfil da empresa no botão “Sobre Nós”. Isto lhe dará uma boa ideia sobre o negócio em geral e sua história. Você também pode ler suas regras, as políticas e as perguntas mais freqüentes (FAQ) para ver se há alguma coisa errada. No Sobre Nós devem constar endereço físico da loja, CNPJ e dados de contato da loja para que você tenha um canal aberto sempre que tiver algum problema.

Serviços de pagamento

Em seguida, você deve descobrir que tipo de serviço o site usa para aceitar pagamentos. Se for um serviço de aceitação de cartão de crédito estabelecido ou autorizada, então você tem a garantia de que você pode obter seu dinheiro de volta em caso de qualquer problema. Se a loja aceita pagamento a partir de um formulário web padrão que não mostra o serviço de pagamento, você pode querer investigar mais sobre o site . Não digite suas informações pessoais em uma página web não segura que não tem “https://” no endereço URL , pois é um sinal claro de que o site não pode ser seguro e até não legítimo.

Se você quiser ainda mais segurança, serviços como PagSeguro, PayPal, MercadoPago e MOIP dão ao usuário até 15 dias para cancelar a compra, caso não recebam o produto ou este venha danificado/diferente do que compraram.

Compras em lojas online sem fraudes

Ao comprar online, tome cuidado com as promoções boas demais. Elas podem ser feitas para pegar aqueles mais inocentes e acabar com seu dinheiro. (Foto: www.gosafeonline.sg)

Reclame Aqui e eBit

São dois sites onde as pessoas podem postar análises e avaliações sobre as lojas de onde fazem as compras. Além disso, o Reclame Aqui tem gaho uma ótima fama para agregar todos os atendimentos que os sites fizeram para reclamações. Se há muitas reclamações, talvez seja melhor correr do site.

Verifique os dados sobre o site

Você também pode verificar a data de criação do site. Você vai encontrar facilmente esta informação online. Se um site tem funcionado por apenas uma semana ou um mês, então você pode querer pensar novamente antes de comprar qualquer coisa a partir dele. Sempre certifique-se que você só compra de um site que tem sido no negócio por algum tempo e tem uma boa reputação no mercado.

Segurança no seu computador

Por último, você também pode fazer download ou comprar um programa de software antivírus e firewall que mantém relatórios de site em diferentes sites online. Este relatório vai dizer se o site é seguro ou se existe um risco para o seu computador. O ícone do relatório do site será exibido em um canto ou na barra de ferramentas do seu navegador. Vá para o site e clique no ícone do relatório local para verificar o status do site.

Reputação de Usuários

Ao comprar no MercadoLivre ou Ebay, a reputação dos usuários diz muito sobre eles. Mas não é só isso que você precisa saber. Você precisa de mais informações e pode pedir ao próprio usuário. Garanta a qualidade destas informações e dados pedindo endereço, telefone e CPF do vendedor, além de só pagar usando meios que possibilitem o reembolso.

PROCON

Anualmente, o PROCON de São paulo faz uma lista de todas as lojas não confiáveis para compras online. Vale a pena pesquisar e dar uma olhada na lista!

Considerações Finais

Seguindo essas dicas você pode facilmente verificar se um site é legítimo ou não. Afim de evitar qualquer tipo de risco de se certificar de que você só compra de uma loja digna genuína e confiança. Estes tipos de lojas de lhe fornecer os melhores serviços e produtos para que você possa ter uma segura e agradável experiência de compra .

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário