De todas as perguntas que nós vemos sobre o online banking, a mais frequente é sobre a segurança do internet banking. Com todos esses vírus e hackers de computador ao redor do mundo, podemos realmente nos  sentir confortáveis deixando todas as nossas informações financeiras dentro de um computador?

Segurança online é, e provavelmente deve ser, a principal preocupação dos consumidores. Assim, os bancos on-line são muito atentos a esta questão também. A maioria dos internet banking terá uma parte de seu site dedicada a explicar as medidas que utilizam para proteger a segurança de suas transações. Muitos sistemas bancários online utilizam a conexões diretas, onde seus dados não passam por intermediários. Se você está fazendo transações bancárias realizadas pela internet, tenha certeza de que seu banco utiliza dados encriptados com alta segurança.

Criptografia é o processo desenvolvido para codificar os dados, de modo que somente o receptor pretendido pode usá-los. Quanto maior o número de bits de um algoritmo, mais sofisticada é a criptografia. Por exemplo, um algoritmo de 128 bits é o nível de criptografia utilizado pelo Centro da AOL Banking. Métodos de criptografia de 128 bits são também um dos níveis de segurança mais comuns e mais seguro.

Bancos na internet

O internet banking é muito seguro, mas demanda um preparo e atenção das pessoas para que não haja dores de cabeça desnecessárias. (Foto: bentoncountystatebank.com)

Roubar informações que sejam criptografadas nesse nível é praticamente impossível,  mesmo que eles pareçam fáceis quando você assiste aqueles filmes sobre gênios  de computador que roubam senhas com extrema facilidade. Simplesmente ignore os filmes, pois eles não são exatamente precisos.

O que você deve prestar atenção é se está ou não usando as corretas medidas de segurança enquanto você estiver fazendo suas transações. Dependendo do navegador que você usa, você quer ver um ícone de cadeado fechado ou um ícone de chave para demonstrar que a segurança está em funcionamento. Quando você vê isso, você vai saber que sua transação está sendo criptografada e, portanto, você deve se sentir muito seguro sobre o que você está fazendo.

Além disso, os serviços bancários on-line possuem senhas e números de identificação pessoal (PIN) que você selecionar. O PIN deve ser dado a cada vez que você faz uma transação dentro de sua conta, e você pode alterar o PIN com facilidade. Alguns outros, utilizam tokens eletrônicos para cada transação e outros, tabelas com números e senhas, tentando maximizar a segurança de todas as suas transações.

Embora as preocupações sobre a segurança on-line estarem sempre lá, a certeza de que os próprios bancos têm uma participação muito alta em fazer você se sentir confortável com o nível de segurança que está sendo usado. Embora possa ser verdade neste mundo que nada é perfeitamente seguro, fazer transações online é muito tranquilo.

Outro cuidado que você deve ter é em manter seu anti-vírus sempre atualizado. Isso porque existem programas que pode utilizar seus dados e senhas para acessar sua conta. E nem pense em acessar sites bancários de computadores públicos, como em lan houses: estes são os que tem mais vírus e problemas com segurança.

Antes de começar a usar o online banking, veja se seu computador tem algum vírus e tire todos os vírus que possam estar em seu computador. No blog Palpite Digital existe um artigo sobre como tirar vírus do computador que pode te ajudar muito nessa preparação. Depois, é só aproveitar com  muita tranquilidade o conforto do internet banking, nunca repassando dados pessoais pela internet, e-mails ou telefonemas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)