Os bancos tentar oferecer o máximo de segurança para seus clientes. Isso significa que você também vai passar por várias diferentes medidas de segurança, incluindo diversas senhas e com as mais diversas quantidades de dígitos, variando entre 4 a até 8 dígitos, em alguns casos. O problema em si não é a senha, mas onde devemos usar cada uma delas.

Onde usar a senha de 4 dígitos?

Onde usar a senha de 6 dígitos?

Essa é a dúvida que a maioria das pessoas tem, e a resposta não é tão simples assim.

Senha Santander

Por exemplo, o Santander usa uma senha de 4 dígitos para a utilização de seus cartões de crédito e débito, além de uma senha de 3 dígitos para verificação em caixas eletrônicos. Alguns caixas eletrônicos já incluíram a verificação por digital para confirmação de algumas transações.

Na internet, você cria uma senha para acessar seu home banking e também recebe um cartão com várias combinações diferentes de 4 números, cada uma com uma numeração. Essas senhas são solicitadas para confirmar transações no home banking. Vale lembrar que só poderão realizar transações na internet os computadores que foram devidamente cadastrados e autorizados a fazer movimentações financeiras.

O Santander tinha também uma senha específica para uso do atendimento telefônico, de 4 dígitos, mas eles deixaram de lado a senha.

Senha Banco do Brasil

O Banco do Brasil usa uma senha de 6 dígitos para o uso dos cartões de crédito e débito, juntamente com perguntas de segurança sobre o proprietário do cartão em caixas eletrônicos para maior segurança, tais como nome da Mãe, nome do Pai, cidade onde nasceu, etc. Em caixas com leitor de impressões digitais, o cliente pode ter que confirmar a transação com a impressão.

Para o uso do internet banking, o Banco do Brasil usa uma senha de 8 dígitos. Na confirmação de transações no internet banking para computadores cadastrados, é solicitada a mesma senha de 6 dígitos que o cliente usa em caixas eletrônicos e com o cartão de crédito/débito.

Uma senha alfabética, que é uma combinação de sílabas ou letras, pode ser solicitada nos caixas eletrônicos. São 3 letras ou 3 sílabas diferentes.

Guardar senha com segurança

Vale lembrar que independente da quantidade de dígitos, guarde sua senha com completa segurança! (Foto: www.legitreviews.com)

Senha Bradesco

A senha de 4 dígitos do Bradesco é usada para os seguintes canais de atendimento: Internet Banking, Bradesco Celular, Fone Fácil, Máquinas de Autoatendimento. Algumas transações online exigem o uso do Token, uma sequência de números criada para uma transação específica e que pode ser também usada através do aplicativo Bradesco.

Para operações usando o cartão de crédito/débito e nos canais de autoatendimento, o Bradesco pede uma senha de 6 dígitos. Algumas operações também farão leitura da palma da sua mão em caixas eletrônicos que tem a ferramenta de leitura disponível.

Senha Itaú

Assim como o Bradesco, o Itaú também recorre ao token como ferramenta extra de segurança, além de senhas de 4, 6 e até 8 dígitos. O cliente deve cadastrar uma senha de 6 dígitos para ter acesso à canais de autoatendimento normais do banco. Para os canais eletrônicos online, o cliente fará uso de uma senha de 6 a 8 dígitos diferente da senha do cartão Itaú, digitada no teclado virtual variável do site.

Agora, uma coisa interessante: o Itaú usa os 4 primeiros dígitos da senha de 6 dígitos para realizar transações via débito ou crédito. De acordo com o Itaú, isso dá uma maior segurança aos seus clientes, que não precisam compartilhar sua senha completa de conta para confirmar transações.

Senha HSBC

Pelas informações que obtemos, o HSBC também utiliza dos tokens para oferecer mais segurança aos seus clientes. Além dele, para acesso ao atendimento presencial, usar o cartão de crédito e o cartão de débito, o HSBC tem uma senha de 4 dígitos e para canais de autoatendimento e internet banking, pode ser também solicitada uma senha alfabética.

Senha Caixa

A Caixa usa senhas alfabéticas e uma senha de 4 dígitos para transações em caixas eletrônicos. A senha de 4 dígitos é também usada para transações de crédito e débito com o cartão e para confirmação de transações no internet banking em computadores já cadastrados. Vale lembrar que a Caixa também pede uma senha combinada de letras e números para o acesso ao internet banking.

Utilizando sua senha fora do Brasil

Algumas pessoas podem enfrentar problemas com a senha fora do Brasil. Em alguns países, as máquinas de cartão pedem senhas de 4 dígitos para clientes que normalmente usariam senhas de 6 dígitos. Geralmente, apenas digitar os 4 dígitos iniciais da senha já resolve o problema mas, em alguns casos, pode não funcionar. A solução então, quando apenas há espaço para digitar 4 números na tela da máquina, digite 6 números, ignorando o pedido para digitar apenas 4 dígitos e pronto: seu cartão (provavelmente) será aceito.

Não se esqueça que você deve pedir ao seu banco autorização para uso fora do Brasil antes de poder usá-lo no exterior.

Considerações Finais

Muitos dos bancos e instituições financeiras brasileiras tem sistemas próprios de senhas e ferramentas próprias de seguranças que não cobrimos nesse artigo. Mas deixamos o espaço de comentários abaixo para quem puder compartilhar a quantidade de dígitos de seu banco para que possamos melhorar este artigo e ajudar ainda mais pessoas. Aguardamos ansiosos pela participação de vocês!

4 comentários para “Senha do banco e cartão com 4 ou 6 dígitos? Onde usar cada uma?”

  1. Alessandro

    Tenho um cartão do Banco Santander Free, e fui sacar o dinheiro, me pediu as letras que não veio com o cartão, como eu faço para sacar o dinheiro? O cartão só veio os numero.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Alessandro, você deve ir até a agência do banco e cadastrar a senha.

      Responder
  2. Esther

    O meu cartão venceu e chegou outro cartão, mas eu joguei fora sem querer a correspondência e eu não sei a senha, o que eu faço?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Esther, vá até o banco e peça ao gerente para redefinir uma nova senha para você. Dá pra fazer na hora.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)