A chave de segurança do seu banco é uma senha ou conjunto de senhas para acessar os serviços de sua instituição bancária pelas plataformas online, caixas de atendimento eletrônico, ou pelos apps da instituição financeira. Mas como fazer para ativar sua chave de segurança? É relativamente simples.

Como ativar a chave de segurança: conhecendo os diferentes tipos

Diferentes tipos de chave de segurança tem diferentes maneiras de ativação e cadastro. Por exemplo, chave ou senha de segurança de seu cartão de crédito e débito geralmente é cadastrada e feita no momento em que você faz sua conta corrente ou poupança. Em outros casos, ela é ativada assim que você visita um caixa eletrônico ou utiliza o app da instituição financeira. Seja como for, é importante saber qual o tipo de chave de segurança que você quer ativar antes de fazer ativação. Alguns dos tipos incluem:

  • Senhas de 4 a 8 dígitos para diferentes finalidades
  • Eletrônica (Token)
  • Frase secreta
  • Celular (Token no Celular)
  • Cartão Chave de Segurança (Tan Code)

As chaves de segurança podem ter também versões para deficientes visuais. Verifique com seu banco ou instituição financeira para essas versões.

Como conseguir chave de segurança para a senha de 4 a 8 dígitos?

As senhas de 4 a 8 dígitos (a quantidade exata depende do seu banco ou instituição financeira) é geralmente feita com um gerente do banco. Quando é possível fazer essa chave de segurança sem a visita ao gerente, geralmente é necessário usar uma ferramenta como um token, cartão com senhas, ou outras formas de confirmação para cadastro da senha.

Como obter chave de segurança do tipo frase secreta?

A frase secreta pode ser um conjunto de informações, letras, números, ou essas informações combinadas. O cadastro é geralmente feito em máquinas de autoatendimento ou no primeiro uso do seu cartão em caixas eletrônicos. Os números e letras geralmente são impressos e você terá de guardá-los para memorização.

Segurança eletrônica

Garanta sua segurança entendendo a função e papel da assinatura eletrônica e da senha eletrônica. (Foto: Deposit Accounts)

Como fazer cartão chave de segurança?

É um cartão de plástico que possui diversas sequências de números em linhas numeradas. É usado quando realizando transações online ou pelo app do banco, geralmente. Para solicitar esse tipo de chave de segurança, você deve se cadastrar no internet banking e entrar na opção de segurança para poder receber esse cartão. Ele será enviado para sua residência. Quando o cartão chegar, basta acessar o menu de segurança do seu internet banking e fazer o cadastro do cartão recebido.

Como cadastrar o Token de segurança ou Token do celular?

O token é um dispositivo eletrônico que gera combinações aleatórias de números. Para solicitar seu token é necessário ir até uma agência ou entrar em contato pelo telefone para solicitar o seu. Geralmente ele substitui o cartão chave de segurança.

Já o token do celular é mais simples. Geralmente vem na forma de um app do próprio banco ou instituição financeira, podendo ser até o app do seu internet banking. Você pode solicitar pelo telefone do seu banco ou pelo próprio aplicativo, ativando recursos de segurança. Pode ser necessário ir até um caixa eletrônico e acessar as opções de segurança para ativar o token.

Esperamos ter ajudado na ativação da chave de segurança para o uso dos serviços de seu banco ou instituição financeira. Se ficou alguma dúvida, deixem suas perguntas no espaço abaixo que iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)