Milhões de pessoas hoje usam o Internet Banking ao invés de enfrentarem longas filas de várias horas em bancos. É muito mais prático, rápido e cômodo para todos nós. Porém, mesmo com esse conforto todo, parece que o fantasma das filas vem para os nossos computadores através dos módulos de proteção e aplicativos de segurança que precisamos instalar.

Pouquíssimas pessoas deixam de enfrentar algum tipo de problema com estes programinhas feitos para nos dar mais segurança. São bugs, travadas, computadores ficando lentos, navegadores não abrindo mais certos sites. Se você acha que eu estou inventando, vá nas lojas de aplicativos dos navegadores e veja as avaliações que estes addons de segurança ganham ou procure por reclamações em um site de pesquisas. Garanto que você vai encontrar muitas pessoas insatisfeitas.

Mas por que eu preciso de um aplicativo de segurança?

Os módulos de segurança, como são mais popularmente conhecimentos, tem como principal objetivo proteger seu computador enquanto você acessa o internet banking de seu banco. Isso significa que ele impedirá programas maliciosos e pessoas mal intencionadas de roubarem dados confidenciais e suas informações bancárias. Na teoria, isso é até simples, só que não.

Por que o módulo de segurança dá tanto problema?

Para fazer essa proteção, muitas vezes o módulo de segurança continua funcionando passivamente no plano de fundo, ocupando espaço da sua memória RAM e processamento do seu CPU. Ele “escanea” o site antes de seu navegador baixar as informações. Com isso, ele além de deixar seu computador mais lento, também faz com que o carregamento dos sites fique mais lento, isso é, se o site consegue ser carregado, pois há casos em que o aplicativo entra em conflito com os códigos e arquivos do site que você quer acessar e pronto, nada de site ou o aplicativo dá pau.

Se por um lado, ele evita que você tenha problemas de segurança com seus dados financeiros, por outro ele acaba atrapalhando todos os outros usos possíveis para o computador. Há casos, inclusive, de computadores que continuaram mais lentos mesmo com a remoção dos módulos de segurança.

Segurança do internet banking

Você quer segurança sim, mas essa segurança não pode atrapalhar a usar o computador para outras tarefas. (Foto: www.santander.com)

E a culpa toda vai para..

Principalmente pela empresa que fornece a maioria dos módulos de segurança que dão tanto problema, a qual não vamos citar o nome mas você pode entrar com facilidade na internet. Vou explicar melhor.

Para lançar um aplicativo, são lançadas várias versões de testes, denominadas versões “alfa”. Estas versões são cheias de bugs. Quando o aplicativo está mais estável e usável, eles lançam a versão “beta”, mas que continua um tanto instável. Assim que os principais bugs e problemas são corrigidos, a versão final ou atualização do aplicativo é lançada.

No caso dos módulos de segurança, às respostas às ameaças detectadas tem que ser mais rápidas e, ao invés de passar por toda essa bateria de testes, os clientes dos bancos acabam sendo os cobaias para o funcionamento do aplicativo. Poucos tem o conhecimento técnico para explicar ao Google os problemas do aplicativo e assim, tanto os Bancos quanto as empresas responsáveis pelos aplicativos não sabem muito bem o que dá errado ou como solucionar os bugs. Mesmo porque sequer um sistema de envio de relatórios de erros esses módulos tem.

Em suma, parece que enquanto as pessoas foram fugindo do Internet Explorer e os bancos já tinham investido muito na segurança pra este navegador, eles não quiseram investir mais dinheiro para fazer outros navegadores também seguros e estáveis. Mas essa é só uma opinião, pois podem haver motivos que não compreendemos.

O que eu posso fazer então para acessar meu Internet Banking?

Há algumas opções para “fugir” do módulo de segurança:

  • Acessar seu internet banking pelo aplicativo móvel do seu banco;
  • Usar um sistema operacional que não seja Windows (Linux/Mac OS);
  • Usar os caixas eletrônicos ou Bancos 24 horas;
  • Deixar o módulo de segurança instalado em um computador apenas para este fim (caso você tenha mais de um computador);
  • Usar o Internet Explorer (apenas para acessar ao Internet Banking).

Seja qual for a solução acima, todas são válidas e possíveis, e pelo menos uma delas vai solucionar seu problema. Mas se mesmo assim, você ainda não conseguir acessar seu internet banking, precisamos descobrir uma forma para, pelo menos, desinstalar completamente o módulo após você acessar seu Internet Banking. É mais demorado ter que sempre reinstalar o módulo mas, pelo menos, acabam as dores de cabeça do navegador travando toda hora.

Aprendendo a usar o internet banking

Com paciência, dá pra escolher a melhor forma de acessar o internet banking de seu banco e não ter mais problemas com o módulo de proteção. (Foto: www.bolehvpn.net)

Como desinstalar o Módulo de segurança do seu banco?

Os passos para desinstalar o módulo de segurança tanto no Google Chrome quanto Opera e Firefox são os seguintes:

  • Pressione o botão de opções do seu navegador. Pode ser um símbolo de uma ferramenta, um menu normal ou 3 linhas horizontais;
  • Selecione Ferramentas (Tools) > Extensões/Addons (Extensions);
  • Você verá uma tela onde há o módulo com o nome/símbolo do seu banco, mas sem a possibilidade de desinstalar e nem de desabilitar;
  • Clique na opção “Modo desenvolvedor/Developer mode” na parte de extensões/addons do seu navegador e a opção de desinstalar aparecerá para você. Desinstale módulo de segurança;
  • Baixe o programa Revo Uninstaller e instale. Abra e procure na lista de programas o símbolo do seu banco e o nome do módulo de segurança. Desinstale escolhendo a opção “Avançado”. Vá dando Ok até o processo estar terminado;
  • Reinicie o computador.

Considerações Finais

Computadores são como pacientes de um hospital: nenhum é igual ao outro. Por isso, é possível que você ainda tenha problemas com seu computador mesmo após ter desinstalado o módulo de segurança. Caso os problemas persistam, os comentários abaixo estão abertos para vocês pedirem ajuda. Estamos aqui para fazer sua vida mais fácil e simples, principalmente com tecnologia. Contem conosco!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)