Senha e assinatura eletrônica são duas ferramentas de segurança com funções e usos diferentes. Para acessar seu internet banking ou os apps do seu banco ou instituição financeira, é preciso usar um dos dois. Vamos explicar o que é cada um e como fazê-los no seu banco.

O que é senha eletrônica?

A senha eletrônica de seu banco é a senha usada para acessar os canais eletrônicos da sua instituição financeira. Esses canais geralmente são os seguintes:

  • Internet banking
  • Apps de smartphones e tablets
  • Telefone

A senha eletrônica pode ou não ser a mesma que a dos caixas eletrônicos, a senha usada no seu cartão de crédito ou débito. É preciso conferir com sua instituição financeira qual é seu caso.

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma senha que você utiliza para autorizar pagamentos e transações pelos meios eletrônicos. Com o uso da assinatura eletrônica, é possível realizar transferências, pagamentos, investimentos e outras transações pelo seu banco ou instituição financeira.

Qual a diferente entre senha eletrônica e assinatura eletrônica?

A senha eletrônica permite o acesso de consulta às plataformas do seu banco ou instituição financeira. Você pode consultar saldos, extratos, investimentos, faturas, etc. Com a assinatura eletrônica é possível realizar transações financeiras, tais como transferências, pagamentos de contas, autorização de débito automático, entre outras.

Assinatura e senha eletrônica

Faça sua senha e assinatura eletrônica para acessar os serviços bancários de sua instituição financeira. (Foto: Loyal Ingress)

Como fazer sua senha eletrônica?

A senha eletrônica de seu banco geralmente deve ser feita com seu gerente no momento da criação de sua conta. Alguns bancos possibilitam fazer a senha quando você recebe seu cartão de crédito e/ou débito em casa, sendo necessário ir até um caixa eletrônico para ativação ou cadastro da senha. Alguns cartões vem com senha pronta, outros exigem que você faça sua própria senha.

A senha eletrônica para o acesso ao internet banking pode também ser feita ou na agência, com o gerente, ou acessando diretamente o site do banco no internet banking. Pode ser necessária a instalação do módulo de segurança ou outras ferramentas de segurança para começar o acesso a essas plataformas.

Como criar a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica, por ser um tipo de senha que autoriza transações online, pode exigir alguns passos extras para sua criação e ativação. Geralmente, ela só pode ser criada e autorizada em uma agência do banco, junto com um gerente. Mas outras ferramentas, como o token de segurança, apps do banco, e cartões com conjuntos de senhas permitem o cadastramento da assinatura eletrônica de forma simples. Outros podem exigir que você vá até um caixa eletrônico para fazer essa ativação. Seja como for, apenas com a assinatura eletrônica será possível realizar transações pelos canais digitais da sua instituição financeira. Vale lembrar que apesar de parecer uma dor de cabeça todos esse processo, é uma maneira de garantir a segurança da sua conta e mais importante, do seu dinheiro.

Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre a senha eletrônica e a assinatura eletrônica. Caso vocês tenham alguma pergunta, sugestão, elogio ou crítica, nosso espaço para comentários está sempre aberto a participação de vocês. Quanto mais vocês participam, mais vocês ajudam a criar um blog cada vez mais informativo, rico em materiais e direcionado para o que vocês precisa para usar o nosso sistema financeiro da melhor maneira possível.

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