Hoje em dia é praticamente regra: todo mundo tem que ter o acesso ao internet banking de sua instituição financeira. Tal serviço poupa o consumidor de dores de cabeça com filas enormes nos bancos ou ter que sair de casa para poder pegar um extrato, só porque precisa fazer um planejamento financeiro ou simular um empréstimo. Ainda assim, é um tipo de serviço relativamente novo, que ainda engatinha rumo a um serviço de mais qualidade.

Visando atender ao público que precisa destes serviços e que pesquisa sua qualidade, a revista ISTO É Dinheiro fez uma avaliação dos melhores bancos no ramo da interno no Brasil, pontuando com notas de 1 a 5 tanto o internet banking quanto os serviços disponíveis nos sites para não correntistas ou quem buscava informações. Foram avaliados:

  • Serviços para correntistas;
  • Serviços para não correntistas;
  • Produtos extras;
  • Tarifas;
  • Facilidade para navegar;
  • Visual do site;
  • Segurança;
  • Canais de contato com o cliente;
  • Explicação do conteúdo.
Serviços de internet prestados pelos bancos brasileiros

O internet banking é um serviço prestado pelos bancos que visa facilitar a vida de seus clientes, poupando tempo e esforços na busca de informações financeiras importantes. (Foto: abiederman.com)

Destes valores foi feita uma média final que contabilizou o resultado total do banco neste serviço. De cara, já vemos o Bradesco, com 4,5 pontos na liderança. Apesar de um site um pouco confuso na explicação do conteúdo, o banco claramente facilita toda a navegação e tem um foco muito grande no material para não correntistas.

Em seguida, temos o Itaú e o BCN. O primeiro ganha no contato com os clientes e na explicação de conteúdo, enquanto o segundo tem uma vantagem nos serviços para correntistas, não correntistas e na segurança do site.

Empatados em terceiro lugar, temos o Safra, BankBoston, Banespa (unificado com o Banco Real dentro da bandeira Santander) e o Nossa Caixa. Em quarto lugar, o Unibanco (Comprado pelo Itaú) e em quinto lugar, o Banco do Brasil, o ABN Amro Bank (unificado com o Santander) e o Real ABN (também unificado com o Santander).

Já em sexto lugar temos o Citibank e amargurando as últimas posições temos a Caixa Econômica Federal, o HSBC e o Santander.

O que é importante salientar aqui é que o sistema do Santander foi unificado para todos os bancos comprados, o que pode ter alterado sua posição e qualidade. Vemos também que os bancos públicos amarguram as últimas posições, o que pode mudar em breve, visto que o Banco do Brasil já está testando uma nova interface para seu internet banking.

Também, vemos uma clara preocupação do Bradesco e do Itaú em prestar um atendimento de qualidade via web para seus clientes. Sendo eles dois dos maiores bancos do Brasil, esta tendência tende a passar para seus concorrentes com rapidez, melhorando a qualidade dos serviços para todos nós, clientes do sistema financeiro brasileiro.

2 comentários para “Quais os melhores internet banking do Brasil?”

  1. Nelise

    Passei meu numero da conta da cef para receber um deposito de extorno de outro banco mas esqueci de passar o cod que significa conta corrente pessoa fisica. Não tenho como resgatar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nelise, você precisa conversar com o gerente, se tem alguma dúvida.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)