O cartão de crédito não é apenas uma linha de crédito que permite o parcelamento de suas compras. O cartão de crédito é também uma ferramenta que auxiliar em compras via internet e empréstimos emergenciais. Uma outra possibilidade de uso dos cartões de crédito, que poucos conhecem, é para o pagamento de contas e boletos.

Pagar boleto com cartão de crédito

Você pode usar seu limite do cartão de crédito para pagar boletos de contas. Não é possível pagar todo tipo de conta assim. Por exemplo, você não pode pagar uma fatura de cartão no seu cartão de crédito.

Além disso, ao pagar uma conta no seu cartão de crédito, serão cobradas tarifas pelo uso desse serviço e IOF. Em alguns casos, são cobrados juros, como se fosse um empréstimo. O IOF é cobrado porque é uma transação financeira, e toda transação financeira tem incidência de IOF.

Vale a pena pagar contas no cartão de crédito?

Se seu banco não cobra qualquer tarifa por pagar contas no cartão, e você não tem dinheiro na conta para pagar seu boleto, não há problema em pagar a conta pelo cartão.

Se você tem dinheiro na conta, então deve evitar pagar o boleto com o cartão de crédito, porque a conta ficará mais cara devido à cobrança do IOF.

Se qualquer tarifa é cobrada, o uso do serviço de pagamento de contas pelo cartão de crédito só deve ser usado em caso de urgência, como contas atrasadas, salário atrasado, etc.

Pagamento de boletos no cartão de crédito

Ao pagar o boleto no cartão de crédito, você vai desembolsar um valor para tarifas e pode até ter que pagar juros sobre o dinheiro que pegar emprestado. Pense bem nisso! (Foto: divulgação)

Você deve evitar pagar os boletos no cartão de crédito, porque elas vão acabar ficando mais caras. É melhor usar o dinheiro da sua conta, e se planejar para não ter que usar esse recurso. (Foto: www.comparaonline.com.br)

Dá pra parcelar os boletos no cartão de crédito?

Com alguns cartões de crédito, é possível parcelar os boletos sim. Os cartões Ourocard, do Banco do Brasil tem um parcelamento direto dos boletos como opção. Outros cartões, como Itaucard, Caixa, Santander, HSBC, entre outros, possibilitam o parcelamento do boleto através do parcelamento da fatura do cartão de crédito. Nesse caso, o valor pode ficar bem mais caro, devido aos juros altos dos cartões de crédito. Pense muitas vezes antes de fazer isso.

Como pagar boletos pelo cartão de crédito?

Encontramos três métodos para pagar o boleto pelo cartão de crédito: internet banking, aplicativo de celular do banco, telefone.

O internet banking funciona para todos os bancos. Para pagar um boleto pelo cartão de crédito no internet banking de seu banco, você deve:

  1. Acessar sua conta pelo internet banking
  2. Procurar pela aba ou opção “Pagamento”
  3. Digitar o código de barras do boleto
  4. Escolher a opção de pagamento “cartão de crédito”
  5. Autorizar o pagamento

Na última etapa acima, pode ser necessário usar um código PIN, ou outro tipo de código de verificação, como um Token, para autorizar o pagamento da conta pelo cartão de crédito.

O vídeo abaixo mostra um pouco desse passo a passo para o Itaú Bankline, mas é bem semelhante o processo para qualquer internet banking.

Já quem vai pagar o boleto pelo aplicativo do celular do banco, segue procedimento semelhante ao acima. Porém, é necessário usar um smartphone Android, iOS, ou Windows Phone, e baixar o aplicativo do seu banco para uso. Antes de usar o aplicativo para pagar contas, é também necessário autorizar o dispositivo eletrônico através do internet banking ou caixas eletrônicos. O processo de autorização geralmente é o seguinte:

  1. Baixar o aplicativo para seu smartphone ou tablet
  2. Informar agência, conta, e senha no aplicativo
  3. Autorizar o aplicativo: pelo internet banking, em um computador habilitado a acessar o internet banking (geralmente no menu outras opções -> celular -> autorização para operações financeiras); pelos terminais de auto atendimento (no menu outras opções -> autorização de celulares); na agência do cliente.

Em alguns casos, é necessário conversar com o gerente e cadastrar uma senha exclusiva para o internet banking. As etapas acima podem ser invertidas para alguns bancos e instituições financeiras. Depois de seguidas essas etapas, ao pagar um boleto, basta escolher como forma de pagamento o cartão de crédito, seguindo aos mesmos passos do pagamento de boleto no cartão no internet banking.

Por último, é possível pagar os boletos pelo telefone, pela Central de Atendimento do seu banco. Basta ligar, escolher a opção pagamento de boletos, e na hora de pagar, escolher pagar pelo cartão de crédito. Note que nem todos os bancos oferecem esse serviço de pagamento de fatura pelo cartão de crédito pelo telefone.

Vale lembrar nossos leitores: só pague boletos no cartão em caso de extrema urgência. Até pegar um empréstimo temporário é melhor do que pagar o boleto no cartão. Coloque os custos extras na ponta do lápis, e tome muito cuidado!

Se ficar ainda alguma dúvida, deixe nos comentários sua pergunta, e teremos o prazer em ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)